O que esperar do ano letivo de 2023?

Perguntado por: aaparicio . Última atualização: 26 de abril de 2023
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As recentes mudanças curriculares sinalizam a integração de áreas, pedem maior coesão interna entre as diferentes equipes escolares e trabalho colaborativo entre professores. Isso até era algo que antes da pandemia poderia nos planos da gestão escolar, porém agora ganhou ares de necessidade.

· A BNCC intensifica um novo olhar sobre a educação e o protagonismo do aluno. Há alguns anos, a ideia do professor como principal transmissor de conhecimento ou como detentor único do saber já vinha perdendo força. E com a BNCC isso é intensificado, a quebra desse paradigma acontece de fato.

* Que seja um ano de muitas alegrias, reencontros, de resgatar o tempo perdido. Que as dificuldades possam ter nos tornado pessoas melhores, tornando o ambiente escolar ainda mais harmonioso e criativo.

Como se preparar o ano letivo!

  1. Organize o material escolar.
  2. Organize também sua rotina.
  3. Mantenha um horário para dormir (e acordar!)
  4. Crie metas para seu novo ano letivo.
  5. E, muito importante, evite cobranças consigo mesmo.

As atividades das creches e instituições de ensino devem ganhar uma nova dinâmica: a brincadeira recreacional na caixinha de areia pode ser organizada e transformada em um momento exploratório, e a pausa da alimentação, em uma hora para reforçar a relação de afeto e confiança entre educadores e crianças.

Quais são os eixos da Educação Infantil?

  • Conviver. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar. ...
  • Participar. ...
  • Explorar. ...
  • Expressar. ...
  • Conhecer-se.

Na BNCC o desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos alunos é tão importante quanto o desenvolvimento da leitura, escrita e cálculo, o que demonstra a preocupação com a formação humana e integral do ser humano. Essa preocupação impacta além do currículo, o planejamento e a forma do professor desenvolvê-lo.

O que falar no início do ano letivo? O início do ano letivo é uma oportunidade de falar sobre a importância dos professores, o papel da BNCC na educação, como evitar a violência escolar, qual o papel do pais na educação dos filhos.

Aos filhos,
Desejo que neste ano as suas aprendizagens sejam incríveis e que elas te tragam desenvolvimentos sem fim. Desejo ainda, que você consiga perceber o quanto antes, que o seu desenvolvimento depende tanto das possibilidades do meio, quanto de você. E que para ser bom em alguma coisa é preciso se esforçar.

Por exemplo, pense em algo que gostaria de fazer no final de semana, como ir à praia, visitar os amigos, ir ao cinema, dedicar um tempo para ler ou colocar as séries em dia, entre outras atividades.

5 dinâmicas para o primeiro dia de aula

  • Quem é o professor? Escreva em pedaços de papel ou na lousa várias curiosidades verdadeiras e falsas sobre você. ...
  • Encontre alguém que… Escreva várias características em papéis para distribuir entre os alunos. ...
  • Painel de fotos. ...
  • Jogo dos favoritos. ...
  • Cápsula do tempo.

Confira a seguir.

  1. Faça o planejamento do ano letivo. Essa deve ser a ação-base para iniciar bem o novo ano letivo. ...
  2. Crie estratégias de acolhimento. ...
  3. Prepare as salas de aula e os laboratórios. ...
  4. Faça ou atualize o plano de aula. ...
  5. Faça reunião de alinhamento com as demais equipes. ...
  6. Faça cursos de atualização.

A BNCC determina interações e brincadeiras como os eixos estruturantes na educação infantil. Interagir e brincar caracterizam o cotidiano da infância, proporcionando muitas aprendizagens e potenciais de desenvolvimento integral.

Um dos principais desafios da BNCC para as escolas é a elaboração de um novo currículo. Ele deve considerar as aprendizagens apontadas pela BNCC como essenciais e, ao mesmo tempo, precisa refletir a identidade da instituição. Uma dica é elaborar o currículo de forma colaborativa.

A partir dos eixos estruturantes da educação infantil, que são as interações e as brincadeiras, a Base estabelece seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se.

Quais são os pilares da educação segundo a UNESCO?

  • Aprender a conhecer;
  • Aprender a fazer;
  • Aprender a conviver;
  • Aprender a ser.

O educador também é responsável por proporcionar às crianças experiências que auxiliam a desenvolver suas capacidades cognitivas, como atenção, memória, raciocínio e o bem estar em um ambiente cheio de pluralidade.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

São elas:

  • Busca por aprimoramento constante;
  • Boa comunicação e escuta ativa;
  • Habilidades socioemocionais;
  • Atenção às inovações;
  • Ensino e tecnologia;
  • Seleção de conteúdos;
  • Criticidade dos alunos;
  • Metodologias ativas de ensino.