O que escrever no título do perfil profissional?

Perguntado por: avilela6 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

Abaixo, listamos algumas ideias do que colocar no título do LinkedIn e, é claro, ajudar seu perfil a se manter relevante.

  • Área de Atuação. ...
  • Nível de Conhecimento. ...
  • Cargo Atual. ...
  • Local de trabalho atual. ...
  • Palavras-chave. ...
  • Cargos antigos ou defasados. ...
  • Títulos Longos. ...
  • Autopromoção.

Suas principais funções são as de dar um sentido objetivo às informações contidas em seu currículo, tornando-o mais consistente, e chamar a atenção do recrutador para que ele se interesse em ler todo o conteúdo. Além disso, esse título no currículo pode ser usado para destacá-lo em resultados de busca.

Veja como escrever um perfil breve para o seu site ou marca:

  1. Apresente-se.
  2. Informe o nome da sua empresa ou marca.
  3. Descreva seu cargo.
  4. Inclua realizações profissionais.
  5. Aborde suas paixões e valores.
  6. Mencione seus interesses pessoais.

O perfil profissional é entendido como um breve resumo sobre as experiências de carreiras e as principais competências do candidato. Você deve colocá-lo no início do currículo, destacando brevemente seu histórico profissional e as habilidades que você adquiriu com essas experiências.

O que colocar no título do LinkedIn quando se está desempregado? No último exemplo, para quem está desempregado ou buscando recolocação e não sabe o que colocar no título do LinkedIn, comece por não citar nenhum destes dois pontos. Ou seja, nada de destacar as palavras recolocação, desemprego ou afins em seu título.

O que é um título de currículo e por que usá-lo? Um título de currículo é uma frase curta que resume o valor que você agrega ao trabalho. Um título de currículo é uma frase curta para destacar seu valor como candidato usando palavras-chave e suas conquistas para corresponder ao cargo que você busca.

O perfil profissional é uma descrição de atributos pessoais, habilidades e competências, que nos diz que tipo de profissional somos — e nos ajuda a perceber qual carreira combina conosco. É como se fosse nossa personalidade na profissão, pois esclarece interesses e vocações.

Trata-se daquela breve descrição das suas especialidades que vem logo abaixo do seu nome na rede social. Esse título é praticamente o seu “slogan profissional”, já que ele vende o seu produto e anuncia suas vantagens para outros usuários.

Coloque informações que indiquem sua função exercida por mais tempo e a função que que você quer exercer. Por exemplo, você pode dizer que é Gerente de projetos na área de sustentabilidade ou Gerente de projetos com 10 anos de experiência em sustentabilidade.

Deixamos-lhe quatro dicas para se descrever numa entrevista de emprego:

  1. Não se concentre apenas no que você fez. Mostre que você conhece o cargo e a empresa. ...
  2. Desenvolva um storytelling sobre você ...
  3. Destaque seu interesse em melhoria contínua. ...
  4. Destaque suas soft skills mais marcantes e dê exemplos de cada uma delas.

O resumo profissional é aquele campo do currículo que deve sintetizar sua experiência em poucas palavras. A ideia é facilitar a vida do recrutador, que vai bater o olho nesse texto e rapidamente entender quem você é e o quanto você se encaixa no perfil do profissional que ele está buscando.

Busco uma oportunidade relacionada à (sua área de atuação) que traga novas perspectivas de futuro e crescimento.” ; “Estou em busca da minha primeira experiência de trabalho após minha formação no curso de (inclua a formação). Desejo desenvolver minhas habilidades e contribuir para o sucesso da empresa.”

Exemplo: “Sou ambicioso e dedicado! Eu prospero em desafios e constantemente estabeleço metas para mim mesmo, sempre tendo algo pelo que me esforçar. Não me sinto confortável em me conformar com a mesmice e estou sempre procurando uma oportunidade para fazer o melhor e alcançar novos patamares.

No "objetivo" não cabem frases genéricas. Coloque apenas o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar. Para quem busca o primeiro emprego, vale a mesma lógica, destaca a Catho.

Como fazer currículo: 7 tópicos que precisam ser destacados

  1. Dados pessoais. São obrigatórios nome completo, e-mail e telefone. ...
  2. Objetivo profissional. ...
  3. Resumo das qualificações. ...
  4. Experiência profissional. ...
  5. Realizações. ...
  6. Formação acadêmica e idiomas. ...
  7. Informações complementares.