O que escrever no Noshigami para missa de 49 dias?

Perguntado por: ibarreto . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

usado e ocasiões de Missa ( 49 dias, 1 ano,... ), em agradecimento e o apoio recebido. Costuma-se escrever nesta folha, o nome da família anfitriã e o nome do ente falecido(a). Este Noshigami é utilizado somente em ocasiões de Luto.

8 Nas missas de morte é costume se oferendar uma lembrança ao visitante no momento em que ele estiver de saída. Seria uma forma de agradecimento pela presença da pessoa. Essa lembrança é chamada de okaeshi.

A missa de sétimo dia - que deve ser celebrada sete dias depois contados à partir da morte - é considerada uma das melhores formas que os familiares e amigos do falecido dispõem para se unirem em oração pelo descanso eterno de seu ente querido, pois nela se celebra o sacrifício de Cristo por toda a humanidade.

No dia da missa, deve-se levar o “ihai” do falecido e algum doce, fruta ou salgado, para ser colocado como “osonae” ou “obutsuzen”, oferenda para o falecido, para ser colocado no altar.

Para demonstrar respeito à pessoa falecida e condolências à família, entrega-se o “koden” (ou mais formalmente chamado “gokoden”), que é um envelope contendo dinheiro para contribuir com os gastos de funeral e missas.

A única missa orientada no Ofício de Defuntos é a missa de corpo presente, que também já foi chamada de missa réquiem, e que consiste na prática de rezar uma missa logo após o sepultamento do falecido.

Durante o processo de preparação do funeral no Japão, a norma é que todos os familiares ajudem a cobrir seus custos. Cada um entrega um valor entre 3.000 e 30.000 ienes, entre 130 e 1300 reais, o qual vem em um envelope chamado koden.

Não tenho ingerência sobre as atitudes dos outros; eu teria feito a minha parte com todo carinho, nunca ofereço presentes por oferecer. Se a pessoa não quis ou não soube apreciar meu gesto, não posso fazer nada, não é mesmo? Eu amo receber presentes e principalmente aqueles mimos inesperados.

Do ponto de vista gastronômico, vale a pena levar na mala chá, saquê e doces - existem os wagashi, considerados puramente japoneses, e os yogashi, com alguma influência ocidental.

(Konotabi wa goshushosama desu) a frase de aceita meu simples e sincero pêsames Mas por mais próximos que sejamos do falecido é difícil expressar nossos sentimentos de condolência .

Pai Santo, Deus eterno e Todo-poderoso, neste Momento de Fé, nós Vos pedimos por… (mencione o nome do ente querido), que chamastes deste mundo. Dai-lhe a felicidade, a paz e a luz. Que ele tendo passado pela morte, participe do convívio de Vossos santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.

A Missa de Réquiem, onde o celebrante roga a Deus pela alma daquele que faleceu com o corpo presente ou por períodos de falecimento, sétimo dia, 30 dias e daí por diante de ano em ano.

"Deus, nosso Pai, ouve as nossas preces, sede misericordioso para com todos os vossos filhos que chamastes deste mundo. Dai-lhes a felicidade, a luz e a paz! Que encontrem em vosso olhar o perdão que sempre suplicaram. Não permitas que sofram aqueles que creram em vós.

Muito e muito obrigado! O Senhor vos abençoe e Nossa Senhora vos proteja e ampare em todos caminhos da vossa vida! Terminemos com uma oração a Nossa Senhora: Ó Maria, Nossa Senhora do Rosário de Fátima, Padroeira da nossa querida Diocese!

No Brasil, os dias com obrigação de ouvir Missa, além de todos os domingos do ano, são o dia 1.º de janeiro, festividade de Santa Maria Mãe de Deus; a festa de Corpus Christi, celebrada na primeira quinta-feira depois do Domingo da Santíssima Trindade; o dia 8 de dezembro, solenidade da Imaculada Conceição; e o Natal ...