O que escrever no encaminhamento para psicólogo?

Perguntado por: lmeireles2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Encaminhar para PSICOLOGIA quando o aluno apresentar:

  • Agressividade;
  • Apatia (desinteresse, lentidão, tristeza, timidez);
  • Choro excessivo e frequente;
  • Ansiedade aumentada;
  • Dificuldade de socialização;
  • Resistência em ir à Escola;
  • Medos excessivos;
  • Fantasia excessiva (mentiras, relatos contraditórios);

Suspeita de deficiência intelectual; Funções mentais prejudicadas (memória, atenção); Dificuldades de compreensão e execução de tarefas; Suspeita de altas habilidades/superdotação.

Estes encaminhamentos devem ser por meio de documento com os dados clínicos do usuário, o motivo do encaminhamento, nome do profissional e seu número de registro no conselho profissional, identificação da unidade que recebeu o usuário e da unidade para a qual está sendo encaminhado.

Primeiro, é preciso marcar uma consulta com o clínico geral. No dia da consulta, converse com o médico e diga como está se sentindo para pedir um encaminhamento para o psicólogo. Dado o encaminhamento, é só agendar a consulta com o psicólogo diretamente na sua UBS (caso haja profissional disponível).

O processo completo consiste em:

  1. Gerar uma proposta.
  2. Após o paciente aceitar a proposta, gerar a conta (contrato).
  3. Receber do paciente: valor total ou parcial.
  4. Emitir a Guia de Encaminhamento.

Exemplo de Encaminhamento 01:
Venho por meio desta, informar que a ___________________________________oferece tratamento direcionado e específico, para alunos deste Estabelecimento de Ensino , que apresentam dificuldades na aprendizagem e na parte comportamental, com descontos Especiais.

O encaminhamento médico é um documento onde o médico encaminha o paciente ao atendimento psicológico. Ele é necessário quando você é paciente de algum plano de saúde. É obrigatório que seu encaminhamento médico possua nome completo do paciente e assinatura do médico.

Porém, você não precisa de encaminhamento médico para procurar um psicólogo. A iniciativa pode ser sua! E o ideal é que não espere se sentir doente para experimentar uma primeira sessão de terapia. Uma boa maneira de saber se é hora de falar com um psicólogo é observar se há algo que parece fora do seu controle.

Queixa escolar: atuação do psicólogo e interfaces com a educação. Psicologia USP, 18(4), 35-51. referem que a maior parte das queixas por problemas de comportamento relacionados à escola foi por agressividade/nervosismo (35,5%) e dificuldade de socialização (17,8%).

Sofrimento psíquico
Este sofrimento pode ser expresso em alterações no humor, no comportamento e no corpo. São exemplos de manifestações possíveis: choro, cansaço, isolamento, desânimo, raiva, frustração, desesperança, ansiedade, alteração no apetite ou sono, falta de concentração.

São elas: Avaliação psicológica, Avaliação emocional, Avaliação psicodiagnóstica e Psicodiagnóstico.

O encaminhamento médico é o procedimento que um profissional faz para encaminhar o caso do paciente para outros especialistas. Esse processo pode ser feito de maneira simples, mas deve seguir algumas regras específicas, de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

assegurado ao Enfermeiro. Da mesma forma o Enfermeiro pode encaminhar o paciente para avaliação de médico especialista, com solicitação de contra-referência, para continuidade da assistência. Ressaltamos que o encaminhamento do paciente deve ocorrer no contexto da Consulta de Enfermagem.

Diga algo simples, como “Eu preciso falar” ou “eu preciso de sua ajuda” para trazer à tona o tema. Por exemplo, se seus pais perguntarem o que está errado, diga algo como: “Estou com alguns problemas e sinto que eu preciso falar com alguém de fora da família, como um terapeuta”. Quer receber mais conteúdos como esse?

Na primeira consulta, se desejar, apenas descreva as suas emoções da melhor forma possível e como gostaria de se sentir durante e/ou após a psicoterapia. Assuntos mais delicados serão abordados com o tempo e, é claro, com o seu consentimento.

Mas quando ele identifica a necessidade, deve pode encaminhar para um profissional médico, seja psiquiatra, neurologista ou outra especialidade.

Esta Carta registra a manifestação explícita quanto à oportunidade, interesse e prioridade conferida ao desenvolvimento do projeto ora proposto, assim como o comprometimento de que serão fornecidas as garantias necessárias para sua adequada execução, incluindo o envolvimento de equipes, recursos de contrapartida e ...

Os protocolos de encaminhamento tem por objetivo definir os limites entre os cuidados prestados na Atenção Primária à Saúde e nos outros níveis de atenção.

Guia de encaminhamento é um documento oficial pessoal e intransferível, fornecido aos usuários da saúde PMDF para a realização de atendimento de consultas ambulatoriais e exames médicos na rede credenciada da PMDF.