O que escrever no campo sobre do LinkedIn?

Perguntado por: rmenezes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

No sobre do LinkedIn, você deve incluir informações de apresentação e alguns parágrafos adicionais que destacam seus pontos fortes e projetos que já participou. Se você está no meio de uma transição de carreira, também deve adicionar esses tópicos no sobre, ressaltando seus objetivos e planos para o futuro.

Conte sobre sua trajetória de maneira que destaque seus resultados, aprendizados, principais projetos, conquistas, habilidades diferenciais e interesses, sem esquecer de mencionar o que você fez para atingir seus objetivos. Escreva de forma que reflita sua personalidade.

Deixamos-lhe quatro dicas para se descrever numa entrevista de emprego:

  1. Não se concentre apenas no que você fez. Mostre que você conhece o cargo e a empresa. ...
  2. Desenvolva um storytelling sobre você ...
  3. Destaque seu interesse em melhoria contínua. ...
  4. Destaque suas soft skills mais marcantes e dê exemplos de cada uma delas.

No entanto, para serem eficazes, as Palavras-Chave devem ser escolhidas cuidadosamente. Elas devem: Representar o conteúdo do seu artigo; Ser específicas do seu campo ou subcampo de pesquisa.

As palavras-chave são aquelas que o recrutador vai digitar para procurar determinado profissional. No seu currículo, elas devem ser colocadas ao longo do texto, em campos específicos. Não adianta, no entanto, apenas jogar essas palavras pelo currículo. Elas precisam fazer sentido para quem estiver lendo o documento.

Dicas gerais para escrever o “sobre mim” no currículo
Pense nas suas habilidades que fazem diferença para a vaga. Por exemplo, ter carteira de motorista, falar outro idioma, saber usar programas específicos, ser um bom comunicador, etc. Competências socioemocionais também pode fazer diferença.

Você pode utilizar tópicos como:

  1. formação acadêmica;
  2. principais experiências na sua área de atuação;
  3. conquistas, promoções e reconhecimentos obtidos ao longo da carreira;
  4. competências mais relevantes para a realização do seu trabalho;
  5. objetivos pessoais e profissionais.

O que colocar no perfil profissional?

  1. Quantos anos de experiência laboral na área você tem;
  2. Qual a sua formação acadêmica;
  3. Habilidades e qualificações relevantes para a vaga;
  4. O nome da vaga para a qual você está concorrendo;
  5. Como você pode ajudar a empresa ou instituição.

Podemos começar esta descrição dando nosso nome completo, local de nascimento e idade, bem como local de residência atual. Para continuar com uma descrição de você mesmo, terá que pôr seus diplomas acadêmicos, isto é, sua formação, seus cursos e suas habilidades.

Exemplo: “Sou ambicioso e dedicado! Eu prospero em desafios e constantemente estabeleço metas para mim mesmo, sempre tendo algo pelo que me esforçar. Não me sinto confortável em me conformar com a mesmice e estou sempre procurando uma oportunidade para fazer o melhor e alcançar novos patamares.

Como aumentar a visibilidade no LinkedIn?

  1. Faça comentários e coloque hashtags. Os comentários te ajudam a ser visto e a alcançar mais pessoas. ...
  2. Publique posts somente com texto e imagem. ...
  3. Preste atenção aos melhores horários e compartilhe as suas postagens.

É preciso focar naquelas às quais a pessoa tem mais aderência para evitar o desperdício de tempo e energia, defende. Paulo recomenda que o candidato adapte seu CV para incluir as palavras-chave contidas na descrição da vaga. Isso aumenta as chances de ser chamado para uma entrevista.

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

Use variações das palavras-chave
Usar variações da palavra-chave, como plural e singular ou sinônimos, pode ter bons resultados, além de contribuir para textos com melhor qualidade. Procure pesquisar que palavras que podem ser utilizadas antes de partir para a produção do conteúdo.

Importante: qualquer termo usado em um mecanismo de pesquisa, seja uma única palavra ou uma frase longa, é considerado uma palavra-chave. Por exemplo: o termo “deserto” é uma palavra-chave. Mas o mesmo acontece com uma frase com várias palavras, como “que plantas crescem no deserto”.

Quero desenvolver minhas habilidades e também contribuir para o sucesso da empresa. Em busca de uma oportunidade para desenvolver e melhorar meus conhecimentos, e também algo que possa me instruir de forma crescente e contínua, visando sempre o crescimento entre mim e a empresa.

No "objetivo" não cabem frases genéricas. Coloque apenas o cargo que pretende ocupar ou em qual área gostaria de trabalhar.

No primeiro, faça uma breve introdução sobre você e suas paixões; No segundo, mencione as etapas da sua carreira e as lições que você aprendeu; No terceiro, fale sobre os seus sonhos e o seu futuro; Conclua falando do que você precisa aprender para realizar os seus sonhos.

Como fazer uma descrição
Toda descrição deve mostrar as qualidades ou características daquilo que está sendo descrito. Por isso, para fazer uma descrição é preciso observar minuciosamente a realidade que se quer descrever e selecionar os traços que a definem e que interessa ressaltar.