O que escrever na missão?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Missão define o propósito fundamental e a razão de existir de uma empresa, organização ou instituição. Ela descreve a atividade principal da empresa, quem são seus clientes e qual é o valor que ela entrega a eles. A missão deve ser clara e objetiva, e deve refletir os valores e as crenças da organização.

Se Missão é o que eu faço, Valores é quem eu sou, a Visão é o que eu quero atingir. Em essência, a visão é o destino final. E a frase que sintetiza a visão é o desenho de uma paisagem futura, considerando que você atingiu seu objetivo e chegou ao seu destino.

exemplos. "Meu propósito de vida é ensinar, auxiliar e ajudar pessoas com o objetivo de crescerem e alcançarem seus maiores potenciais através de planejamento, estratégias e ações." "Minha missão é compartilhar o conhecimento, desenvolver pessoas, levá-las à alta performance, com dignidade e integridade."

Podemos definir a missão de vida como a razão da nossa existência. É algo que preenche o nosso ser e nos inspira a sermos melhores a cada dia. Quando descobrimos o que faz pulsar mais forte o nosso coração, fazemos disso um projeto de vida: ou seja, transformamos o desejo em ação para que a missão se concretize.

A missão, em suma, é o detalhamento da razão de ser da empresa e o que ela pretende oferecer à sociedade por meio de um modelo de negócios viável. O objetivo de se formular uma declaração de missão é criar uma direção a seguir para os funcionários, deixando claras as metas e objetivos da organização.

Missão é um encargo, uma incumbência, um propósito, é uma função específica que se confere a alguém para fazer algo, é um compromisso, um dever, uma obrigação a executar. Missão é um conjunto de pessoas que recebem um encargo a cumprir (missão diplomática, missão científica, missão empresarial, missão cultural etc.).

Como definir a visão? Para definir a visão da organização, é preciso pensar em quais são os objetivos do negócio a curto, médio e longo prazo. Mais do que metas organizacionais, no entanto, a visão deve refletir o que a empresa espera de si mesma, onde ela almeja chegar.

Prestar à comunidade um serviço educativo de excelência contribuindo para a formação de cidadãos críticos e conscientes dos seus deveres e direitos, capazes de atuar como agentes de mudança, num ambiente participativo, aberto e integrador, numa Escola reconhecida pelo seu humanismo e por elevados padrões de exigência e ...

Missão Pessoal. A missão pessoal é algo que nós decidimos que é nosso objetivo de vida como: “Viver a vida como se não houvesse o amanhã”, “Amar a todos os que eu encontrar”, “Aprender com meus erros” e etc., lembrando que essa missão pessoal também é chamada de missão de vida.

Bom, a missão de vida pessoal nada mais é do que aquilo que você precisa fazer para se sentir a pessoa mais realizada do mundo, de fato, um ser humano completo. É conhecer e reconhecer porquê você acorda todos as manhãs. É entender o que faz de você um ser único, especial e incomparável.

A missão deve responder o que a empresa ou a organização se propõe a fazer, e para quem. Dessa forma o enunciado da missão é uma declaração concisa do propósito e das responsabilidades da sua empresa perante os seus clientes: Por que a empresa existe? O que a empresa faz?

Invista em autoconhecimento
Conhecer a si é, inquestionavelmente, o caminho mais frutífero para você identificar e ir atrás da sua missão de vida. Afinal de contas, entender aquilo que motiva você e o que não faz diferença, na sua rotina, são determinantes para você assumir o controle do seu presente e futuro.

Isso quer dizer que a missão é a identidade, a razão de ser da organização e a função que ela desempenha no mercado para se tornar útil, justificando, assim, seus lucros perante os acionistas e a sociedade em que atua.

Para saber como definir a missão de uma empresa, é preciso antes ter clareza sobre a proposta de valor que se pretende oferecer ao público-alvo, a qual vai além do produto ou serviço em si. A missão organizacional precisa ser direta, inspiradora, desafiadora e engajante.

O Evangelho tem de ser pregado, primeiro para nós mesmos, pois somos os primeiros que precisam recebê-lo, e o que recebemos precisamos dar. Os discípulos receberam muito do Senhor, e o “muito” que receberam, levaram para os outros, porque o discípulo não retém para si, ele leva para o outro aquilo que ele recebeu.