O que escolher na hora de comprar uma TV?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

Como escolher a TV perfeita para 2022? Confira 7 dicas

  • Defina seu tipo de uso da smart TV.
  • Escolha o tamanho ideal.
  • Atenção aos tipos de tela.
  • Conectividade é essencial.
  • Escolha um bom sistema.
  • É a vez do 4K.
  • Atenção aos recursos de som e imagem.
  • No vídeo abaixo, conheça seis coisas que você não deve fazer com a sua smart TV.

Smart TV é, basicamente, o nome usado para classificar as televisões que podem se conectar a internet. É como se a televisão se misturasse com a do computador. Isso resulta em um dos tipos mais modernos de televisão, que chamamos de Smart (inteligente, em português).

O OLED tem qualidade de imagem superior à maioria das telas LCD devido ao ângulo de visão mais amplo, menor tempo de resposta e maior contraste. O QD-OLED, além dessas vantagens, adiciona uma camada de pontos quânticos que aumenta a precisão das cores.

Em termos gerais, uma televisão com resolução 4K é capaz de exibir imagens com quatro vezes mais definição do que uma Full HD, o que proporciona uma experiência de visualização imersiva e de alta qualidade.

Atualmente, a resolução que oferece a maior qualidade de imagem é a 4K, também conhecida como UHD, ou Ultra HD – uma imagem com quatro vezes mais resolução do que a Full HD, que tem 3840x2160 pixels, ou seja, 8 milhões de pixels na tela de proporção 16:9.

Plasma tem durabilidade menor que LCD, LED e OLED
Uma TV de plasma pode durar até 12 anos, isso se ela for usada oito horas por dia. É muito tempo, né? Já uma televisão LCD, por exemplo, dura em média de 7 a 8 anos.

Já o QLED é mais resistente e tende a ser mais barato, mas não costuma ter a mesma qualidade de imagem em todos os modelos.

Se você busca um produto com maior custo-benefício, a TV QLED pode ser mais atrativa, já que costuma ser mais barata e tem uma tela mais durável. Já pra quem faz questão de imagens mais realistas e cenas com maior contraste, deve procurar os televisores OLED.

Crystal UHD vs QLED
TVs QLED combinam o LCD com uma camada de pontos quânticos para reproduzir imagens com maior gama de cores e brilho. Modelos Neo QLED trazem ainda um backlight de MiniLED, permitindo maior controle na iluminação do que TVs Crystal UHD, que usam LEDs convencionais como luz de fundo.

Entre as marcas de TV mais vendidas não tem só Samsung não! A LG conseguiu pelo menos uma representante nessa seleção com a smart TV ThinQ AI UQ8050 de 50 polegadas.

A vida útil do QLED é semelhante ao de outras TVs com backlight de LED, estimada em 60 mil horas, ou quase 7 anos. No entanto, a durabilidade real depende de fatores como o nível de brilho usado e as condições do ambiente.

TVs LCD fornecem uma boa imagem, mas quando comparados lado a lado, em geral, uma TV LED terá melhores níveis de preto e contrastes. A precisão de cor também será melhor em uma TV LED do que em uma televisão LCD.

Se a comparação for com uma Smart TV HD comum, a diferença é ainda mais gritante. Esse tipo de aparelho tem resolução de 1280 x 720 pixels, ou seja, cerca de 920 mil pixels — um volume nove vezes menor do que a TV 4K. Vale lembrar, aqui, que a quantidade de pixels está diretamente relacionada à qualidade da imagem.

Já quando a TV é smart, ela vai ter funções pra se conectar com outros aparelhos ou e vai ter acesso a vários aplicativos e recursos pela internet. Isso significa que você vai poder curtir o YouTube ou a Netflix direto da TV.

Os painéis QLED contam com LEDs que emitem luz por trás da tela de cristal líquido, com a diferença do composto formado de pontos quânticos, que filtram a luz, brilho e intensidade de cor dos pixels para formar a imagem.

Qual tipo de TV dura mais: LCD ou LED? As TVs de LCD costumam durar de 6 a 8 anos, se forem utilizadas 24 horas por dia. Já as TVs de LED duram geralmente de 4 a 5 anos, também se utilizadas 24 horas por dia.