O que eram os sacerdotes na Bíblia?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

Os homens que exerciam o sacerdócio cuidavam do povo, mas a sua finalidade era cuidar da Casa de Deus. Já os profetas realizavam um trabalho mais expansivo, pois pregavam a Palavra de Deus, estavam mais próximos do povo e não gozavam do mesmo respeito e cuidados dedicados aos sacerdotes.

Significado de Sacerdócio
substantivo masculino Dignidade e funções dos ministros de um culto. O corpo eclesiástico, o conjunto dos sacerdotes. [Figurado] Função que apresenta caráter respeitável em razão do devotamento que exige: o magistério é um sacerdócio.

Ofício de responsabilidade no Sacerdócio de Melquisedeque. Os homens dignos que são membros da Igreja são designados como sumos sacerdotes quando chamados pela presidência da estaca, sumo conselho ou bispado ou, de outra forma, quando determinado pelo presidente da estaca.

Essas sacerdotisas eram encarregadas de realizar rituais de purificação, fazer sacrifícios específicos, cuidar do templo, interceder pelo rei, além de cantar canções à divindade ou dividir a cama com o deus.

Caifás

Caifás foi o sumo-sacerdote em Jerusalém, durante 18 anos, entre os anos 18 e 36. Era saduceu como se observa, na Bíblia, nos Atos dos Apóstolos (5, 17).

Véu: O sumo sacerdote entrava no lugar santíssimo passando por um véu. Havia querubins, ou anjos, bordados no véu (ver Êxodo 26:31–33; D&C 132:19). O véu pode lembrar-nos de que estamos agora separados da presença de Deus por um véu. O grande Sumo Sacerdote — Jesus Cristo — pode abrir o véu.

Levítico 21.1 – 9: Leis a respeito do sacerdote
4 Não poderá tornar-se impuro e contaminar-se por causa de parentes por casamento. 5 Os sacerdotes não raparão a cabeça, nem apararão as pontas da barba, nem farão cortes no corpo. 6 Serão santos ao seu Deus, e não profanarão o nome do seu Deus.

O sacerdócio está dividido em duas partes: o Sacerdócio de Melquisedeque e o Sacerdócio Aarônico (ver D&C 107:1). “A razão de o primeiro chamar-se Sacerdócio de Melquisedeque é que Melquisedeque foi um grande sumo sacerdote.

O sacerdócio é a autoridade de representar a Deus. Um homem que recebe o sacerdócio é um representante autorizado do Senhor em qualquer atribuição que lhe for dada. É o dever do representante de qualquer grupo ou organização empenhar-se para representar honrosamente esse grupo ou organização.

Portanto, Jesus é sacerdote, mas não nos moldes da instituição levítica. Seu sacerdócio é novo e superior porque sua morte e ressurreição realizou as promessas prefiguradas no Antigo Testamento. A oferta de Cristo trouxe a reconciliação do homem com Deus e a possibilidade do homem ser capaz de Deus.

Resumo. O sacerdócio é verdadeiro dom de Deus à humanidade; dom esse dado Igreja como participação no sacerdócio do próprio Cristo. Por isso, compreender a origem, a natureza e a missão do sacerdócio é fundamental para uma identificação mais consciente com esse mesmo Cristo e com a salvação que ele concede.

Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar também são consagrados sacerdotes. Após finalizar a construção do tabernáculo, Moisés consagra Arão como sumo-sacerdote, diante de Deus, e seus sobrinhos sacerdotes.

Os sacerdotes eram servos de deus, serviam no templo, viviam para o templo, mas não viviam fora da comunidade. Os sacerdotes ajudavam o faraó a manter a "ordem cósmica" através da realização de rituais que agradassem aos deuses.

O primeiro sumo sacerdote de Israel
Deus instruiu Moisés no Monte Sinai a ordenar Arão e seus filhos como os primeiros sacerdotes do povo de Israel (Êxodo 27:21; 28:1; 29:9-44).

O sacerdote não apenas administra uma organização religiosa no âmbito pastoral e econômico, mas também alimenta e anima cada pessoa na comunidade ao ser essa presença de Cristo por meio de suas palavras e principalmente por meio de suas ações.

Os Sacerdotes tinham responsabilidades espirituais e materiais no Antigo Egito. Eram eles que administravam as riquezas e os bens dos grandes e ricos templos no Império. Ficaram conhecidos por serem guardadores dos segredos das ciências e dos mistérios religiosos.

Essa autoridade da família inclui a autoridade para dirigir as atividades da família, as reuniões de família (como a noite familiar), as orações em família, o ensino do evangelho e o aconselhamento e disciplina dos membros da família. Isso também inclui as bênçãos paternas, dadas pelos pais ordenados ao sacerdócio.

Jesus Cristo foi então levado ao Sinédrio, chefiado por Caifás, que era uma assembleia de 75 pessoas, que, além de funções administrativas, tinha o poder de julgar. No entanto, ele não poderia ser condenado à morte pelos crimes de que era acusado, porque referida punição não era prevista, sendo as penas mais brandas.

Para que um indivíduo se tornasse sacerdote, era necessário, dentre outras tarefas, tornar-se servo do sumo sacerdote por um período de pelo menos cinco anos. No ritual de consagração ao sacerdócio, era molhada a ponta direita da orelha da pessoa com o sangue do holocausto.

O sacerdócio não era feito somente por uma pessoa, o principal era o Sumo Sacerdote, mas ele tinha vários servos: o comandante do templo que era o responsável pelo culto e serviço de policiamento; os chefes das seções semanais que se dividiam em 24; os sete vigilantes e os três tesoureiros, sendo que o primeiro dessa ...