O que eram as falanges Hoplitas?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Composta por cidadãos-soldados, a falange hoplita foi a mais perfeita manifestação da sociedade grega clássica no campo de batalha. Um dos melhores soldados de infantaria do mundo antigo, os hoplitas dominaram os combates por séculos até serem suplantados pelos legionários romanos, melhor organizados.

Na batalha, eles avançavam sobre o inimigo como se fossem uma parede de escudos, golpeando com suas lanças sobre os escudos. Os homens posicionados na parte de trás empurravam os que estavam na frente e golpeavam sobre eles. Essas aterrorizantes batalhas corpo a corpo normalmente eram curtas, mas fatais.

De origem espartana, constituída \mica- mente de infantaria emassada em quadrado (sintagma), no qual dezes- .seis homens marchavam ombro a ombro em dezesseis colunas, a falange ·caracteriza a organização militar grega, do período helênico ao mace- ·dônio.

A Falange Española (FE) (Português: Falange Espanhola) foi uma organização política Espanhola de inspiração fascista ativa em 1933 e 1934.

As falanges são os ossos que formam os dedos das mãos e pés dos vertebrados. No homem, cada dedo tem três falanges, excepto o polegar e o hálux, que têm apenas duas.

Filipe

Filipe criou a falange que, se no seu essencial se inspirou no sistema militar de Epaminondas, foi transformada, adotando reformas de Ipicrato.

A revolução hoplítica permitiu que mais gregos adquirissem direitos políticos, todos aqueles que eram capazes de se armar e lutar nos exércitos da cidade passam a adquirir o título de cidadão. A guerra e formação militar necessária para a defesa da pólis tornou-se definidor das subjetividades dos cidadãos gregos.

O hóplon era o escudo (áspide) utilizado por soldados hoplitas. Tinha entre 80 e 90 cm de diâmetro, pesava cerca de 7 kg, e era, geralmente, feito de bronze ou de uma amálgama de madeira e couro.

Como exemplo temos na legião de Penas Brancas que são vários espíritos com as mesmas características e atributos, assim como na legião de Pai João de Angola, etc. FALANGE: São todas as entidades que formam uma Legião e produzem o trabalho espiritual necessário.

A falange costumava ser disposta na “diagonal” com blocos de lanceiros cobrindo uns aos outros em um ângulo relacionado ao do inimigo. A formação protegia do ataque pelos flancos e as “speiras dianteiras” serviam como uma âncora para o exército girar em torno.

Falange proximal, articulam com os metacarpais ou metatarsais; Falange média (ou "falanginha") e; Falange distal (ou "falangeta"), nas extremidades dos dedos; A principal função das falanges é da mobilidade as dedos.

A Guerra Civil Espanhola foi um conflito que aconteceu na Espanha entre 1936 e 1939 e foi motivada pela disputa do poder espanhol entre dois grupos: os republicanos, alinhados com a esquerda política e o comunismo, e os nacionalistas, alinhados com a direita e o nazifascismo.

O regime franquista chegou ao fim com a morte do ditador, em 1975, em Madri. Franco foi substituído pelo príncipe Juan Carlos, que se tornou rei do país com o nome de Juan Carlos I, e se iniciou o processo de redemocratização do país.

Oxossi na Umbanda é Chefe da Falange de Caboclos e está sincretizado a São Sebastião. Os Caboclos na Umbanda são Guias, Chefes de Terreiros que trabalham em prol da evolução espiritual de todos, através da prática da caridade.

Cada mão apresenta 14 falanges, sendo que no polegar estas são duas: proximal (primeira falange) e distal (segunda falange).

Existem quatorze falanges em cada mão; cada um dos quatro dedos mediais tem três falanges (proximal, média e distal), enquanto os polegares têm cada um apenas duas falanges (proximal e distal).

Apresentam-se em 14 falanges, com algumas particularidades. O polegar apresenta apenas duas falanges, sendo a primeira falange denominada proximal e a segunda falange denominada distal. Do segundo ao quinto dedo, apresentam três falanges, sendo estas denominadas como falange proximal, falange média e falange distal.

2 multidões, legiãos, legiões.

8 Rel Grupo de entidades que, conforme algumas religiões, como a umbanda ou o espiritismo, por exemplo, atuam dentro de uma mesma linha ou faixa de vibração espiritual; legião.

A primeira referência aos espartanos em combate está na Ilíada, onde participam juntamente com os outros contingentes gregos. Como o resto dos exércitos micênicos, era composto em sua maior parte por soldados de infantaria, equipados com lanças curtas, espadas e o dyplon, um pequeno escudo arredondado de bronze.