O que era uma figueira brava?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

A figueira brava (Ficus carica) é uma árvore imponente e de grande beleza, encontrada em várias regiões do mundo. Também conhecida como figueira-do-diabo, essa espécie desperta curiosidade e admiração devido à sua aparência e características únicas.

Bate Papo Cultural's post. Figueira brava não tem espinhos. arredondada e não tem espinhos.

Zaqueu percebeu que ele estava fora da graça e da vida, por esse motivo, de qualquer forma ele queria ver Jesus. Veja o esforço que esse homem faz quando sobe na árvore para poder vê-Lo. Antes que Zaqueu quisesse ver Jesus, Ele já tinha enxergado o coração desse homem há muito tempo.

Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. Este evangelho quer nos ensinar que todos os homens e mulheres são dignos da misericórdia de Deus. Conforme Jesus disse, no céu haverá alegria entre os anjos por causa de um pecador que venha a se arrepender.

Zaqueu

Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali.

Zaqueu tem muito a nos ensinar, pois apesar de possuir vários defeitos, ele possuía algumas qualidades essenciais a todo grande líder. Era um homem inteligente, tinha grande capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas e principalmente aprender.

Com o passar dos anos esta árvore ganhou um significado, transmutando-se para Símbolo de Prosperidade, Abundância, Castidade, Segurança, Imortalidade e Paz, uma vez que acredita–se ter conexão com o Sagrado.

Duram séculos, planta-las é deixar um legado para as próximas gerações. Tem muitas espécies nativas, sendo a mais indicada a Ficus organensis.

Jericó era uma das três principais coletorias de impostos da Palestina, e Zaqueu era um dos principais responsáveis por essa arrecadação. Como foi dito, a Bíblia diz que ele era um “chefe dos publicanos”. Essa designação traduz o grego architelones indica que ele era um subcontratante de outros coletores.

A figueira possui grande capacidade de adaptação aos mais variados tipos de solos, com restrições aos solos encharcados. Solos profundos, bem drenados e com boa capacidade de retenção de água, são ideais para o cultivo dessa frutífera.

Essa parábola nos mostra a verdade de que se um simples homem se importou com a figueira estéril de tal modo que se comprometeu a trabalhar nela por mais uma ano, mais ainda Deus se importa com o homem e se mostra magnânimo e paciente.

Aqui no Legado das Águas existem diferentes tipos de figueira, mas a figueira brava centenária se destaca dentre as outras. Com, aproximadamente, 40 metros de altura e 21 metros de circunferência de tronco, há mais de 200 anos, ela fornece alimento e abrigo para a fauna presente na Reserva.

Zaqueu: Significa "puro", "inocente", "o que tem pureza". Tem origem no hebraico Zakkáy, cujo nome é formado a partir do elemento zak, que literalmente significa “puro”, “inocente”.

4 E correndo adiante, subiu a uma figueira brava para o ver, porque ele havia de passar por ali. 5 E quando Jesus chegou àquele lugar, olhando para cima, viu-o e disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, porque hoje me convém ficar em tua casa.