O que era um Quipo como era feito um Quipo?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Os quipos, ou Khipus, eram esses cordões feitos de algodão ou lã de lhama ou de alpaca, que eram usados como uma ferramenta de registro. Esses cordões tinham nós, diferentes texturas e cores, e podiam comunicar várias coisas dentro do Império Inca, principalmente numéricas.

Os incas não tinham uma linguagem escrita. No entanto, eles adotaram um sistema de registro de informações exclusivo de seus predecessores. Esse antigo “sistema operacional”, chamado quipus, data de 2600 aC.

Resposta. Resposta: O sistema de registro desenvolvido pelos Incas é conhecido como “Quipus”, e foi único no mundo.

A técnica do terraceamento foi desenvolvida pela civilização Inca, que enfrentava dificuldades geográficas de se estabelecer em uma região montanhosa e, ao mesmo tempo, muito chuvosa.

Os impostos cobrados pelo imperador eram pagos a partir do que era produzido pelos incas. Essa cobrança também poderia ser feita a partir de trabalho compulsório, chamado de mita. Na mita, os homens eram convocados anualmente para realizar um período de trabalho compulsório tanto em obras públicas quanto no exército.

Os incas desenvolveram uma maneira de registrar quantidades e representar números utilizando um sistema de numeração decimal posicional: um conjunto de cordas com nós denominado quipus.

A religião inca era politeísta, o que significa que ela possuía muitos deuses. A divindade suprema era Viracocha, mas o deus mais importante dos incas era Inti, o deus Sol. Outros deuses que os incas acreditavam eram Ilyap'a, considerado deus da chuva, e Mama Kilya, deusa Lua.

Artesanato Inca
Fibras, tintas vegetais, madeira, metal e cerâmica eram os principais materiais utilizados pelos incas, que produziam objetos utilitários e de adorno, desde cestos, redes e joias, além de fazerem pinturas em tecidos. Muitos objetos eram ritualísticos, ou seja, eram utilizados nas cerimônias.

Nela se afirma que quipus serviam como mapas e como registros de tributos: “nos Quipus não apenas ca- racterísticas externas como cor e tamanho dos fios, mas também os diferentes tipos de nós eram relevantes para o significado de um cordão-de-nós” (Tietze, 1942: 36, nota de rodapé).

Machu Picchu

Eleito uma das sete maravilhas do Mundo Moderno, Machu Picchu é o sítio histórico mais famoso da América do Sul. A cidade sagrada Inca encanta tanto por sua história e avançada arquitetura quanto pelo seu simbolismo.

Os artistas incas usavam materiais como prata, joias, tecidos, ouro, entre outros em suas produções. As obras traziam bastante detalhes, sofisticação, luxo, precisão e representações da imagem de elementos da natureza, deuses e animais. Os incas eram muito criativos e dinâmicos em suas produções.

A principal característica da sociedade inca era a
existência de mobilidade social, o que levou à composição da elite pelo mérito. impossibilidade de se mudar de extrato social e a existência de uma aristocracia hereditária.

Imperador inca (em quéchua inka Qhapaq ou "governante dos incas") também denominado Sapa Inca, é a expressão usada para referir-se aos governantes do Império Inca.

Há 500 anos, os incas sacrificavam crianças no topo de montanhas e vulcões, onde elas seriam acertadas por raios. Para entender melhor essa história, pesquisadores da Polônia buscaram vestígios nos topos de dois vulcões - Ampato e Pitchu Pitchu, que ficam nos andes peruanos.

Inventada pelos Incas que viviam nas montanhas da América do Sul, o terraceamento, também conhecido como cultivo em terraços, é uma técnica agrícola geralmente utilizada na criação de terraços através do parcelamento de rampas niveladas no solo.

100 a.C. - 1.100 d.C.

Agricultura inca
Para aumentar as áreas cultiváveis, os incas criaram um engenhoso sistema de terraços - espécie de degraus construídos ao longo das montanhas e sustentados por paredes de pedras - que se estendiam pelas encostas íngremes.

Os incas foram povos ameríndios, pré-colombianos, originários da região de Cusco, no Peru. Seu império foi muito importante, um dos mais desenvolvidos das Américas no período de sua existência, junto aos maias e astecas. Tinham uma sociedade dividida em classes e muito hierarquizada.

Trocando em miúdos, os quipos eram cordéis com marcas que obedeciam a um bem elaborado sistema de numeração decimal. Além de indicar a quantidade, os cordéis tinham às vezes cores e espessuras diferentes. Eles serviam para registrar, por assim dizer, informações qualitativas.

Os objetos são a primeira evidência já encontrada de como eram calculados os impostos do Império Inca, que teve fim após a conquista espanhola em 1532. O arqueólogo Alejandro Chu e sua equipe encontraram no sítio arqueológico Inkawasi, no sul do Peru, 29 conjuntos de cordas com nós que pertenceram ao povo Inca.