O que era Tamuz no livro de Ezequiel?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 1 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

Deus sumério da vegetação e da pastorícia, morria todos os anos para ressuscitar, simbolizando o ciclo de vida vegetal. Antes de morrer foi o pastor do rei de Uruk, cargo de importância. Podia também ser conhecido como Damuzi ou Dumuzi e era marido (ou amante) de Ishtar.

Aurora conta para a família que Tamuz é filho de Belarmino.

O livro de Ezequiel contém as visões e as profecias de Ezequiel, a quem o Senhor chamou para ministrar aos judeus cativos na Babilônia. Esse livro mostra que o Senhor está ciente de Seu povo onde quer que estejam.

Tamuz é o mês do pecado do bezerro de ouro, que resultou na quebra das Tábuas. Naquele mesmo dia, 17 de Tamuz, têm início o período de três semanas (terminando a 9 de Av) que assinala a destruição do Templo Sagrado em Jerusalém.

(1) Deus pagão por quem mulheres hebreias apóstatas choravam em Jerusalém. Sugere-se que Tamuz tenha sido originalmente um rei que foi deificado após a sua morte. Nos textos sumerianos, Tamuz é chamado Dumúzi e identificado como marido ou amante da deusa da fertilidade Inana (a babilónia Istar).

Tamuz originalmente um deus sumeriano, chamado de Dumuzi , marido da deusa babilônica Istar, os quais a Wikipédia assim os descreve “.. Tamuz acaba por se tornar um deus, estando associado à vegetação e à agricultura, porquanto é um deus que morreu jovem e ressuscitou no ano seguinte” e no último parágrafo “...

O culto ao Deus Sol foi muito próspero no Egito, sendo a principal forma de adoração e um culto oficial por cerca de vinte séculos. As divindades geralmente estão ligados a fenômenos da natureza, e, em função da luz no cultivo dos alimentos, os antigos egípcios atribuíram a Rá grande importância.

Tamuz é regido por duas letras hebraicas, Heth, que criou a constelação de Câncer e Tav, que criou a Lua. Daí a ligação entre a Lua e o signo de Câncer. O 17 de Tamuz é um dia de jejum em memória à queda de Jerusalém ocorrida antes da destruição do Segundo Templo pelos romanos.

Deus sumério da vegetação e da pastorícia, morria todos os anos para ressuscitar, simbolizando o ciclo de vida vegetal. Antes de morrer foi o pastor do rei de Uruk, cargo de importância. Podia também ser conhecido como Damuzi ou Dumuzi e era marido (ou amante) de Ishtar.

TAMUZ, (corresponde a junho/julho) – pós-exílio, considerado o primeiro mês negativo, o segundo é Av, e em Elul há o julgamento das ações.

Menones

Semíramis casou-se com Ones ou Menones, um dos generais do rei Ninus.

O livro de Ezequiel contém visões e profecias de Ezequiel, a quem o Senhor chamou para ministrar aos judeus cativos na Babilônia. Esse livro mostra que o Senhor Se preocupa com Seu povo onde quer que ele esteja.

O Livro do Profeta. Ezequiel. Ezequiel tem uma visão de quatro seres viventes, quatro rodas e a glória de Deus em Seu trono. 1 E aconteceu que no trigésimo ano, no quarto mês, no dia quinto do mês, estando aeu no meio dos exilados, junto ao rio Quebar, se babriram os céus, e eu vi cvisões de Deus.

Profecias que condenam os pecados do povo da terra de Israel, especialmente de Jerusalém (ver Ezequiel 4–11, 20–24) Profecias que chamam os judeus da Babilônia ao arrependimento (ver Ezequiel 12–19) Profecias referentes à destruição dos países vizinhos de Israel que foram seus inimigos (ver Ezequiel 25–32)

O povo judeu conta os anos a partir da data da criação do mundo, segundo um dos livros sagrados, o Gênesis, em 3761 antes da era vulgar.

Há porventura coisa mais leviana para a casa de Judá do que fazer tais abominações que fazem aqui? Havendo enchido a terra de violência, tornam a irritar-me; porque eis que eles chegam o ramo ao nariz.

Nesta passagem, somos levados em uma jornada que nos mostra os horrores da idolatria e as consequências de afastar-se de Deus. Apesar de ser uma mensagem específica para o povo de Israel naquele tempo, a visão de Ezequiel serve como um lembrete para todas as gerações de que Deus não tolera a idolatria e a infidelidade.

Ezequiel foi levado para a Babilônia antes da queda e destruição completa de Jerusalém, de modo que fala desse evento como algo no futuro. Nas profecias dos capítulos 6–7, o Senhor condenou especificamente a idolatria de Israel e disse que Jerusalém seria destruída para que os judeus soubessem que Ele era o Senhor.

Segue aqui a relação das tribos, meses e signos. O mês de Nissan, cujo símbolo é Áries (carneiro), representa a tribo de Yehudá, que é a dinastia que gerou o rei David.

Era a mais importante deusa dos fenícios. Filha de Baal, irmã de Camos (Camoeche), deusa da lua, da fertilidade, da sexualidade e da guerra, adorada principalmente em Sidom, Tiro e Biblos.