O que era ser sedentário na antiguidade?

Perguntado por: acarvalho . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Sedentarismo: forma de vida na qual há habitação fixa. O surgimento da agricultura e a domesticação de animais, bem como questões climáticas resultaram na sedentarização.

Povos sedentários
Eles não têm uma casa fixa e determinada. Eles permanecem no mesmo lugar que condicionaram para ser seu lar por gerações. Eles produzem o que precisam ali mesmo. Suas principais atividades econômicas são a coleta, a caça e a pesca.

Por volta de 4000 a.C., as primeiras comunidades se estabeleceram próximos aos rios, pela necessidade de terra fértil e água para a agricultura. Desta forma, ocorreu o processo de sedentarização, isto é, deixaram de ser nômades permanecendo em um lugar fixo.

Existem várias causas para o sedentarismo, sendo a principal delas a falta da prática regular de exercícios físicos e de uma alimentação saudável.

São aqueles que não possuem uma habitação fixa, vivem permanentemente mudando de um lugar para outro. sedentários. Percebemos, então, que o modo de vida dos nômades é o contrário dos sedentários. Povo sedentário, é alguém “que tem habitação fixa.

O nomadismo é uma forma de vida que esteve presente nos grupos humanos, especialmente antes da Revolução Agrícola.

Período Paleolítico
No Paleolítico, os primeiros seres humanos eram nômades, não tinham local fixo para morar porque estavam se deslocando de um lugar para o outro, procurando melhores condições para viver. Eles praticavam a caça, a pesca e a coleta de frutos.

A maioria dos antigos povos nômades tornaram-se sedentários com a descoberta da agricultura. Ao cultivar plantações, esses povos não precisavam mais mudar com frequência, pois tinham acesso aos alimentos cultivados. Assim, com o tempo, grande parte deles deixou o modo de vida nômade e tornou-se sedentária.

O nomadismo foi abandonado por volta de 10 mil anos atrás (Era Neolítica) quando o ser humano aprendeu a plantar. Com a agricultura, os povos não precisavam mais de ir à busca de outros lugares quando os recursos de uma área acabavam, o que levou os homens a estocarem alimentos.

O principal destaque da Idade da Pedra Polida foi o desenvolvimento da agricultura e criação de animais. Esses fatores proporcionaram ao homem uma vida sedentária e de maior autonomia diante das mudanças climáticas e naturais.

A primeira grande mudança que aconteceu nesse período diz respeito à sedentarização dos seres humanos. No Paleolítico, os grupos humanos eram nômades e viviam da caça, pesca e coleta de alimentos na natureza. A partir do Neolítico, isso mudou, e os historiadores chamaram essa mudança de Revolução Neolítica.

Com o uso da agricultura, alguns povos nômades passaram a fixar suas moradias, não mais deixavam aquele lugar, pois ali mantinham as suas plantações, Esses povos, então, passaram a ser chamados de sedentários, e assim foram surgindo as cidades.

A sedentarização também influenciou nessa fixação dos grupos em um único lugar. A prática da agricultura possibilitou o plantio e a colheita de sementes. Isso influenciou na produção de peças feitas de argila para armazenar essa produção.

Trata-se de comportamento que não se caracteriza simplesmente pela ausência de prática de atividade física (inatividade física), ou, mais ainda, por não alcançar deter- minadas recomendações de prática (por exemplo, <150minutos/semana).