O que era o senta?

Perguntado por: ecamilo . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 9 votos

Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia.

Atualmente, esses ex-seringueiros recebem pensão vitalícia, no valor de dois salários mínimos mensais, instituída pela Lei 7.968/89.

Para os soldados da borracha, a guerra não acabou em 1945, mas perdurou por décadas. A adaptação a esse novo ambiente, para esses soldados da borracha, foi muito difícil. Tiveram de se adaptar para sobreviver, pois inúmeras eram as mudanças, como a geografia e, principalmente, o clima, para a maioria vinda do Nordeste.

Na Amazónia, durante a "guerra da borracha", além dos que voltaram inutilizados a suas terras natais, morreram, comprovadamente, de acordo com os registros oficiais, mais de 45 mil antigos seringueiros e seus familiares .

Pracinha é um termo referente aos soldados veteranos do Exército Brasileiro que foram enviados para integrar as forças aliadas contra as forças do Eixo na Segunda Guerra Mundial.

Os trabalhadores recrutados pelo SEMTA e CAETA ficaram conhecidos como Soldados da Borracha. Muitos desses imigrantes, a grande maioria nordestinos, fugiam da guerra e da seca.

- Têm direito ao beneficio ex-soldados da borracha, viúvas, ex-companheira, filhos menores de 21 anos e filhos inválidos que comprovem através de documentos ou testemunhas que foram "soldados da borracha". - O valor pago pelo INSS é fixado em dois salários mínimos.

68 anos para o oficial-general; 64 anos para o oficial superior; 60 anos para capitão-tenente, capitão e oficial subalterno; 56 anos para praças.

O seringueiro: uma história de luta e resistência
Os primeiros seringueiros, trabalhadores que retiraram o látex da seringueira como fonte de renda, chegaram à Amazônia na década de 1870.

A borracha era enviada aos Estados Unidos e usada nos equipamentos dos Aliados para a guerra contra as forças do Eixo. Os trabalhadores foram recrutados pelo Semta (Serviço Especial de Mobilização de Trabalhadores para a Amazônia), com promessas de melhoria de vida.

Muitos desses soldados deram a vida, literalmente, para alimentar a indústria bélica americana durante o conflito e fornecer insumos para armas e pneus, por exemplo. Humildes, eles foram recrutados para trabalhar na extração da seringa com a promessa de que voltariam de lá milionários.

Os trabalhadores empregados na extração do látex migravam principalmente da região Nordeste, fugindo da seca e buscando melhores condições de vida no Norte. Essa mão de obra não era qualificada, e se exigia força física para extrair o látex da árvore. Além disso, as condições de trabalho não eram das melhores.

A Segunda Guerra Mundial foi o conflito mais sangrento da nossa história. De 1939 a 1945, milhões de pessoas perderam suas vidas no campo de batalha.

Nas quatro décadas após a Guerra do Paraguai, conflito de maior amplitude enfrentado pelo Brasil, a Batalha do Tuiuti se tornou a principal comemoração do exército brasileiro, principalmente por ser a mais sangrenta das batalhas travadas na América do Sul.