O que era o enciclopedismo e quais as implicações do enciclopedismo ao Iluminismo?

Perguntado por: eduarte7 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

a) O enciclopedismo foi um movimento que empreendeu a reunião de vários artigos onde os mais expressivos pensadores do iluminismo registravam as suas ideias. Através da reunião desses artigos, era montada uma grande enciclopédia capaz de aglomerar as várias manifestações de conhecimento da era iluminista.

A enciclopédia tinha como elementos norteadores a liberdade individual, comercial, industrial, de pensar, escrever e publicar; oposição clara às ideias religiosas e ao absolutismo político, que eram considerados obstáculos para a liberdade.

1. Conjunto de conhecimentos que abarca muitos ramos da actividade e do saber humano. 2. Doutrina defendida pelos enciclopedistas do século XVIII.

Consequências do Iluminismo
Os ideais iluministas tiveram sérias implicações sociopolíticas. Como exemplo, o fim do colonialismo e do absolutismo e implantação do liberalismo econômico, bem como a liberdade religiosa, o que culminou em movimentos como a Revolução Francesa (1789).

O Iluminismo foi um movimento intelectual que surgiu na Europa no século XVIII, marcado por valorizar a razão e tecer críticas ao absolutismo e ao mercantilismo. O Iluminismo foi um movimento político-intelectual que surgiu na Europa no século XVIII e fez com que ele ficasse conhecido como “século das luzes”.

A Enciclopédia (que chegou a ser chamada de “o livro dos livros”) permitiu que, pela primeira vez, o conhecimento científico, artístico e filosófico da época estivesse à disposição do público em geral – incluindo aí todas as idéias liberais que vinham surgindo, sendo a coleção a principal reunião das teses iluministas ...

Foi editada pela primeira vez na França (1751 e 1772), onde se difundiu para se tornar a principal propaganda iluminista. Por este motivo, os iluministas são conhecidos como "enciclopedistas".

No final do século XVII e na primeira metade do século XVIII, a influência dominante sobre a ideologia do iluminismo veio das percepções mecanicistas (doutrina segundo a qual os seres vivos são analisados ou entendidos a partir de uma sucessão de causas).

O Iluminismo surgiu como uma reação ao Absolutismo que dominava a Europa até então. No Absolutismo todo o poder se concentrava na figura do rei, que vivia com luxos pagos pela classe mais pobre através de impostos.

O Iluminismo se iniciou como um movimento cultural europeu do século XVII e XVIII que buscava gerar mudanças políticas, econômicas e sociais na sociedade da época. Para isso, os iluministas acreditavam na disseminação do conhecimento, como forma de enaltecer a razão em detrimento do pensamento religioso.

As principais ideias iluministas são a consciência individual autônoma, a noção de progresso, o caráter pedagógico, o pensamento laico, a autoridade do ser humano, a razão como principal forma de conhecimento, a liberdade religiosa e o liberalismo econômico e político.

John Locke – por muitos, ele é considerado como o pai do movimento iluminista. A obra mais conhecida do autor foi “Ensaio sobre o entendimento humano”, escrito por ele em 1689.

Assim, a Inconfidência Mineira de 1789, a Conjuração Fluminense de 1794, a Revolta dos Alfaiates de 1798 na Bahia e a Revolução Pernambucana de 1817 se constituíram nos principais movimentos políticos influenciados pelos ideais iluministas e que culminaram na Independência proclamada em 1822.

O Iluminismo era baseado em três pilares, que são: razão, liberdade e o avanço da sociedade em relação ao pensamento racional e à ciência. As características que você verá a seguir mostram que essas três ideias centrais nortearam o movimento.

Os iluministas defendiam o uso da razão pois somente ela poderia iluminar o pensamento e modificar as condições da vida humana. 2. Os iluministas criticavam os privilégios de nascimento, característica da sociedade estamental. Propunham a igualdade jurídica (igualde perante a lei) e o ensino gratuito, público e laico.

Filósofos que defendiam a liberdade de expressão
Os filósofos iluministas fizeram parte de um movimento conhecido como Iluminismo, ou Século das Luzes. Essa corrente filosófica surgiu em território francês em meados do século XVII.

O enciclopedismo foi uma corrente filosófica liderada por Denis Diderot e Jean d'Alember. Esta enciclopédia tinha a finalidade pedagógica de transmitir conhecimento dando valor sobre o saber como um meio necessário para alcançar a luz da razão, um canal para atingir o conhecimento certo.

Em junho de 1751, Diderot e d'Alembert apresentavam ao mundo o primeiro volume da Enciclopédia, ou Dicionário razoado das ciências, das artes e dos ofícios.