O que era felicidade para Friedrich Nietzsche?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 1 de março de 2023
4.2 / 5 18 votos

Para Friedrich Nietzsche a felicidade é frágil e volátil. E complementava, a melhor maneira de começar o dia é, ao acordar, imaginar se nesse dia não podemos dar alegria a pelo menos uma pessoa.

A Felicidade Plena
Alegria que brota de nossa prática da fé em nós mesmos, da fé na vida e do modo como a conduzimos e no sentido mais profundo de vida que visualizamos para nós através de nossas crenças.

Aristóteles

Em “Ética a Nicômaco”, Aristóteles defende que a felicidade é a finalidade das ações humanas.

De acordo com a pesquisa Global Happiness 2020 feita pela Ipsos, as fontes de maior felicidade entre os brasileiros são a saúde/bem-estar físico e sentimento de que a vida tem sentido. Estes dois aspectos são cruciais e interferem na produtividade e no andamento do trabalho.

Estado da pessoa feliz.
Enquanto alegria é um sentimento momentâneo de contentamento, felicidade é um estado de espírito constante construído por atitudes.

A felicidade é um estado de espírito transitório por natureza. Nós temos momentos de plenitude, divinos, celestiais, mas, ao lado disso, tem a rotina, a dor de barriga, a dor de dente, a conta por pagar. Costumamos dizer que amigos de verdade são os que estão ao seu lado em momentos difíceis...

Felicidade é viver e desfrutar o momento presente, como também fazer algo com um objetivo futuro, algo que faça sentido a longo prazo.

A verdadeira felicidade é aproveitar o presente, sem dependência ansiosa sobre o futuro, não para nos divertimos com esperanças ou medos, mas para estarmos satisfeitos com o que temos, o que é suficiente para aquele que não quer nada. As maiores bênçãos da humanidade estão dentro de nós e ao nosso alcance.

O prazer não é um mal em si; mas certos prazeres trazem mais dor do que felicidade. Não há que ter vergonha de preferir a felicidade. A felicidade não é um ideal da razão mas sim da imaginação. Quando procuro o que há de fundamental em mim, é o gosto da felicidade que eu encontro.

4 congratulações, felicitações, parabéns, elogios, cumprimentos, saudações, prolfaças. Exemplo: Desejo as maiores felicidades a todos vocês.

A felicidade para Sócrates é a obtenção do maior prazer possível e disponível ao ser humano; este agiria de forma a obter o máximo prazer.

Nesse sentido, para Platão, a felicidade é o resultado final de uma vida dedicada a um conhecimento progressivo até se atingir a ideia do bem, o que poderia ser sintetizado na seguinte fórmula: conhecimento = bondade/justiça = felicidade.

Segundo o autor, a felicidade consiste em uma atividade da alma conforme a virtude. É o bem supremo, que tem um fim em si mesmo, sendo almejado por todos. O que constitui a felicidade são as ações virtuosas, e as atividades viciosas conduzem o contrário.

amarelo

Segundo a Global Color Survey, pesquisa feita com consumidores sobre cores, 80% das pessoas no mundo dizem que o amarelo é a cor da felicidade! Na Índia, essa cor é símbolo da paz, da meditação e do progresso intelectual.

Encontrar a felicidade é dever e não sorte, é merecimento, recompensa. Felicidade é poder contar com alguém, é poder ajudar alguém, mesmo que sua ajuda seja apenas por palavras, o que nos parece pouco, mas que pode fazer enorme bem a quem as recebe.

A maior felicidade para o ser humano é de poder viver para aquilo pelo qual estaria pronto a morrer.