O que era coxo na Bíblia?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Era coxo, a palavra coxo significa manco, isto é este homem tinha alguma enfermidade nos pés que o impedia de ficar de pé. Logo ele não poderia trabalhar, restando como opção a mendicância. Assim, ele avista Pedro e João subindo ao templo e pede um dinheiro.

Saliente que aprendemos em Atos 4:22 que o homem coxo tinha mais de 40 anos. Uma vez que esse homem não andava há 40 anos, em que condições as pernas coxas do homem deveriam estar?

Texto: . Pedro e João subiam ao templo para a oração da hora nona. Era levado um homem, coxo de nascença, o qual punham diariamente à porta do templo chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. Vendo ele a Pedro e João, que iam entrar no templo, implorava que lhe dessem uma esmola.

paraplégico, não pode mover a parte inferior. E perneta não ter alguma perna. @erickjohan2005 coxo anda "mancando". aleijado tem deficiência em alguma região do corpo.

A origem de coxo é o caso mais simples: a palavra é uma adaptação simples do latim coxus (“manco”), termo derivado de coxa, ancestral de nossa palavra idêntica.

A passagem onde essa porta é nomeada como “Formosa” relata a cura de um homem coxo. A narrativa bíblica conta que Pedro e João estavam indo ao Templo na hora da oração, às três horas da tarde. Ali, junto a Porta Formosa, ficava um aleijado de nascença que pedia esmolas diariamente a quem passasse pelo local.

Talvez assim como o coxo você criou uma concepção que não pode ir ao templo adorar, más Deus por esse estudo nos ensinou que ele cura. Suas feridas podem ser curadas do Ele, não perca tempo, corra ao templo e assim como aquele homem, entre louvando e adorando ao Senhor.

19 Ou homem que tiver quebrado o pé, ou quebrada a mão, 20 Ou corcunda, ou anão, ou que tiver defeito no olho, ou sarna, ou impigens, ou que tiver testículo mutilado.

O texto de Atos 3.1-10, relata sobre a cura de um coxo de nascença, que tinha mais de quarenta anos de idade e esmolava na porta do templo (Atos 4.22). Em virtude de sua deficiência física, a única fonte para a sobrevivência desse homem, era a esmola que diariamente recebia.

Ao ler Atos 4, procure ver como Pedro se tornara destemido. Pense também por que os líderes dos judeus estavam tão determinados a impedir que Pedro e os outros Apóstolos prestassem testemunho de Jesus Cristo.

A porta de Damasco é a maior das oito portas de Jerusalém e durante milênios recebeu peregrinos e comerciantes que vinham da Síria. A Porta de Damasco que vemos hoje em dia foi reconstruida no século XVI sobre os vestígios de uma antiga porta construída por Adriano no século II.

É com base nessa relação que a porta principal do Templo, localizada no centro, representa o Senhor Jesus e o Seu sacrifício na cruz. “Assim como temos acesso ao Templo entrando por uma porta, para termos acesso a Deus temos de entrar pela Porta chamada Jesus”, escreveu o Bispo Edir Macedo em seu blog.

Pedro

Pedro curou um coxo à porta do templo.

É formada pelas três horas chamadas “menores”, por terem uma importância menor no contexto da proposta de oração diária e por serem mais simples e breves: Terça ou Tércia, pelas 9h00. Sexta, pelo meio-dia. Nona ou Noa, pelas 15h00.

O que é Coxo:
MANCO, QUE FALTA PERNA OU PÉ.

Lc 5,16-26; Mt 9,1-8; Mc 2,1-12). O paralítico é doente incurável, está morto em vida. Os carregadores materiais são também portadores espirituais, pela fé.