O que era a Duma e quem eram os sovietes explique?

Perguntado por: mporto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

A Duma é a câmara baixa da Assembleia Federal, enquanto o Soviete da Federação é a câmara alta. Sua sede se encontra em Moscou. A Duma é composta por 450 deputados, eleitos para mandatos com a duração de quatro anos. A Duma foi criada ainda no Império Russo, mas seria extinta em 1917.

Os primeiros sovietes foram criados ainda na Revolução de 1905, na cidade de Petrogrado, com o nome de Sovietes de Deputados Operários. Com o mesmo objetivo de servir como centro de organização dos trabalhadores, o soviete de Petrogrado ressurgiu em março de 1917.

A função principal dos Sovietes é a defesa e a consolidação da Revolução. Eles exprimem a vontade política das massas não só em todo o país, no Congresso Pan-russo, mas também em cada uma das suas secções onde a sua autoridade é praticamente suprema.

Os sovietes (conselho, em russo) era o órgão criado pelos trabalhadores e soldados russos durante a Revolução de 1905 e que fora derrotada. Neste órgão, os trabalhadores exerciam um poder ao mesmo tempo executivo e legislativo, elegendo seus representantes a partir dos locais de trabalho e quartéis.

a) a derrubada da monarquia, em março de 1917, na Rússia, foi conduzida pelos bolcheviques – parlamentares que controlavam o poder da Duma, durante todo o Governo Provisório.

Estes eram formados por operários e soldados eleitos nas fábricas e regimentos militares. Porém, com o fracasso da Revolução de 1905, o conselho se desfez quando parte dos seus membros fugiu e outros foram exilados na Sibéria.

Os Sovietes de camponeses, no entanto, eram dirigidos separadamente por elementos reacionários e só se juntaram aos trabalhadores e soldados na revolução de novembro e durante o estabelecimento do governo soviético. O Soviete é baseado diretamente nos trabalhadores dentro das fábricas e nos camponeses no campo.

Em outubro de 1917, quando o governo provisório resolveu reprimir os conselhos de trabalhadores, os bolcheviques já eram maioria. Lenin, ao ver neles uma alternativa de poder, lançou a palavra de ordem da insurreição: “Todo o poder aos sovietes”.

Os bolcheviques (maioria, em russo) defendiam a revolução armada, visando instaurar o comunismo imediatamente. Eram liderados por Lênin. Os bolcheviques eram o grupo majoritário do partido comunista da Rússia.

Significado de Bolchevique
Relacionado com o marxismo revolucionário, propagado pelo Partido Operário Social-Democrata Russo, difundido por Vladimir Lênin. substantivo masculino Membro ou partidário do bolchevismo; bolchevista. [Por Extensão] Pessoa com ideais políticos de esquerda, contrários à burguesia.

Os Bolcheviques e Mencheviques foram os primeiros partidos políticos a introduzirem o socialismo em um país no mundo. Foi inédito para a Rússia colocar em prática as ideias de Karl Marx. Essas correntes operaram durante a Revolução Russa que durou entre 1917 e 1928.

A estrutura dos soviets consistia num sistema piramidal de conselhos. A base era formada pelos soviets de fábricas, nas cidades, ou de aldeias, no campo. Níveis sucessivos estabeleciam-se a partir de então. Nas cidades soviets de distrito e de província.

O soviete de São Petersburgo foi desarticulado pela repressão do governo czarista em 1905, mas, em 1917, o soviete da cidade (já renomeada como Petrogrado) foi fundamental para o sucesso dos bolcheviques durante a Revolução de Outubro, que transformou a Rússia na primeira nação socialista da história.

A visão razoavelmente positiva que se tinha do imperador foi convertida em ressentimento e raiva, e o czar passou a ser conhecido como Nicolau, o Sangrento.

Os sovietes fizeram pressão no atual governo para que a anistia fosse dada para todos aqueles que foram condenados no governo czar. Com a grande pressão, o governo concedeu o pedido e então Lenin voltou para a Rússia e liderou os bolcheviques, defendendo o lema “Paz, terra e pão” e “Todo o poder aos sovietes”.

“Todo poder aos sovietes” – Indicava que eles desejavam que o poder político fosse todo transferido para os sovietes, organizações representantes dos trabalhadores, comandadas por seus líderes. Esse era um dos passos para a concretização da revolução proletária.

Criados inicialmente em 1905, durante a Revolução Russa de 1905, os sovietes eram os conselhos de operários, formados apenas por delegados de origem trabalhadora, e tinham por função ser um órgão de administração política e econômica.