O que era a cidade de Lodebar?

Perguntado por: ixavier2 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 17 votos

1. O que é Lo-Debar? Cidade em campo; de terra sequíssima; nem capim crescia ali; a água utilizada vinha de uma cidade que distava cerca de 37 Km, que vinha por condutores, que devido seu aquecimento, provocava ânsia nos seus consumidores. As pessoas de Lo-Debar viviam em extrema situação de penúria e miséria.

2. De acordo com os livros de Samuel, Maquir, filho de Amiel, foi o nome de um descendente do Maquir mencionado acima, e residia em Lo-Debar. O texto afirma que lá ele cuidou de Mefibosete, filho de Jônatas, até que Davi assumiu seus cuidados, e também cuidou de Davi, quando Davi encontrou-se como um fugitivo.

Ele era deficiente físico e foi levado ainda pequeno para uma cidade chamada Lo-Debar. Um lugar de miséria, sem pasto e de sequidão. Os moradores da cidade eram em sua maioria doente e muito pobre. O avô de Mefibosete perseguiu Davi por inveja e queria matá-lo.

As pessoas de Lo-Debar viviam em extrema situação de penúria e miséria. Que importância tinha uma cidade assim? Ela se tornou importante porque ali morava o filho de um rei: Mefibosete.

Essa cidade é mencionada em 2Samuel 9,1-5. Faz parte da narração do conflito entre os dois primeiros reis de Israel, Saul e Davi. Davi procura descendentes de Saul e encontra, em Lo-Dabar, um dos filhos de Jônatas, Mefibaal, que era neto de Saul.

Demorou mais de 20 anos Mefibosete já não e uma criança mas pai ou seja adulto ele tem um filho por nome Mica agora ele estava pronto para entender o kairós de Deus ou seja o tempo especial assim como Mefibosete o teu tempo vai chegar, não te desespere a tua hora vai chegar.

Revela-se que Mefibosete é manco, porque sua ama, o tomou às pressas, fugindo de assassinos que acabaram de matar seu pai Jônatas, quando ele tinha 5 anos de idade, e, descuidando-se ela, na pressa, deixou-o cair, quando ele quebrou seus dois pés, ficando manco e, portanto, aleijado.

Ele tinha cinco anos de idade quando isso aconteceu (2 Samuel 4:4). Passado bastante tempo, quando Davi já estava estabelecido como rei de todo Israel, ele se lembrou de Jônatas e quis continuar a honrar sua amizade. Um antigo servo de Saul lhe contou sobre Mefibosete e Davi mandou chamá-lo.

Então mandou o rei Davi, e o tomou da casa de Maquir, filho de Amiel, de Lo-Debar. E Mefibosete, filho de Jônatas, o filho de Saul, veio a Davi, e se prostrou com o rosto por terra e inclinou-se; e disse Davi: Mefibosete! E ele disse: Eis aqui teu servo.

As dores físicas e familiares causaram nele uma dor emocional profunda, a ponto dele mesmo olhar para ele como um cão morto. Um dos mais inferiores tratamentos em Israel era ser chamado de cão ou cabeça de cão. Agora imagine a própria pessoa se autodenominar CÃO MORTO.

Ele é aleijado dos dois pés. Então o rei Davi mandou buscá-lo. Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi, em sinal de respeito. Davi disse: Mefibosete!

Olá Marcela Costa França dos Santos de Canhotinho - PE! A mulher, conforme a narrativa dos escritos sagrados, que cuidava Mefibosete, era sua ama. Seu nome permaneceu no anonimato, mas nem por isso seu gesto de salvar Mefibosete, fugindo do Palácio de Saul, que anunciaram sua morte, foi pequeno.

MEFIBOSETE É TRAÍDO POR ZIBA
Depois da morte de Absalão, Davi voltou para Jerusalém. Ao encontrar com Mefibosete, foi questionado a acerca da sua traição. Porém, Mefibosete explicou tudo o que havia acontecido, desmascarando Ziba e revelando seu plano traiçoeiro, e reafirmando sua lealdade ao rei de Israel.

Vitor Hugo

RIO - Na minissérie "Rei Davi", exibida na Record, Vitor Hugo interpreta o deficiente físico Mefibosete, que, depois de um grave ferimento, tem que rastejar para se locomover.

Davi trouxe Mefi para sua casa, para comer à mesa, com sua família.

Ziba lhe mentiu dizendo que Mefibosete se recusara a acompanhá-lo em sua fuga, permanecendo em Jerusalém, porque havia dito que naquele dia a casa de Israel lhe restituiria o reino que pertencia por direito a seu pai (v. 3).

Mefibosete era filho de Jônatas e neto do rei Saul, que foi levado, pela babá, para uma cidade chamada Lo Debar (não memoria), onde havia sequidão e miséria, e cujos habitantes eram todos mendigos ou doentes.

Sabe-se que o nome Mefibosete também aparece na Septuaginta (versão grega do Antigo Testamento) como Meribe-Baal ou Memfibaal (exceto em 2 Samuel 21:8).

Depois que Jônatas morreu, Davi tomou conta de Mefibosete, por amor ao seu amigo. Mefibosete era neto de Saul, o primeiro rei de Israel. Saul se desviou de Deus, por isso Deus escolheu Davi para ser o próximo rei. Jônatas, o pai de Mefibosete e o filho mais velho de Saul, se tornou amigo de Davi e o apoiava.

A mulher, conforme a narrativa dos escritos sagrados, que cuidava Mefibosete, era sua ama. Seu nome permaneceu no anonimato, mas nem por isso seu gesto de salvar Mefibosete, fugindo do Palácio de Saul, que anunciaram sua morte, foi pequeno.

Ziba lhe mentiu dizendo que Mefibosete se recusara a acompanhá-lo em sua fuga, permanecendo em Jerusalém, porque havia dito que naquele dia a casa de Israel lhe restituiria o reino que pertencia por direito a seu pai (v.