O que envelhece a voz?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 20 votos

Este envelhecimento é provocado pela ação natural do desenvolvimento do organismo onde há o engrossamento das cordas vocais, a redução de movimentos das articulações, alterações hormonais e emocionais, maus hábitos, calcificação das cartilagens, atrofia da musculatura laríngea e a perda da capacidade pulmonar.

Alguns hábitos, como gritar, forçar um tom de voz diferente do habitual, uso de tabaco, uso de álcool, uso excessivo da voz sem aquecimento, má alimentação e baixa ingestão de água, também estimulam o desenvolvimento da presbifonia.

Tecnicamente falando, canta melhor quem possui domínio da voz e canta sem esforço, dominando toda a técnica vocal como, por exemplo, ter controle de suporte, de tons diretos, e com vibratos, trinados e cores vocais, dicção eficiente etc…

Voz: A testosterona provoca o engrossamento da voz, por isso, o seu uso desmedido pode causar hipertrofia da laringe e consequente voz grave permanentemente.

Emitir sons graves
Um outro exercício que ajuda a engrossar a voz é emitir os sons "oh oh oh" em um tom mais grave que se conseguir, repetindo 10 vezes, podendo-se acrescentar uma frase no fim, entre cada repetição.

Segundo Sean Hutchins, pesquisador canadense do Conservatório de Música de Toronto, a capacidade de cantar tem menos a ver com talento e mais com prática. O elemento-chave que distingue os cantores bons dos ruins, diz ele, não está vinculado ao talento natural, mas ao treinamento para usar a voz corretamente.

Alimentos bons para a voz

  • Chá de Hortelã
  • Chá de Gengibre.
  • Chá de Eucalipto.

DEPENDE. Se você é acostumado a tomar água gelada e não tem problema algum com isto, você pode continuar tomando sua água gelada. Contudo, muitas pessoas têm uma sensibilidade aumentada às diferenças de temperatura e sentem desconforto ao beber água gelada, prejudicando a voz.

Algumas dicas para tratar a rouquidão em casa são:

  1. Beber bastante água. ...
  2. Descansar a voz. ...
  3. Usar um umidificador. ...
  4. Mascar chicletes. ...
  5. Fazer gargarejo com água morna e sal. ...
  6. Evitar alimentos e bebidas muito geladas ou muito quentes. ...
  7. Evitar substâncias que irritam a garganta. ...
  8. Fazer exercícios para as cordas vocais.

Uma voz firme, sem falhas, bem articulada e com boa sonoridade. Em alguns estilos de canto popular estas características são secundárias – o mais importante é ter uma voz pessoal, expressiva, interessante.

Os tons baixos da voz masculina são mediados pela testosterona, um hormônio que pode estar implicado na alta prevalência de gagueira neste sexo. A voz é uma característica de dimorfismo sexual na espécie humana.

Na verdade, uma voz sedutora é aquela que envolve as pessoas, que transmite convicção. É personalidade ao falar que torna uma voz sensual”, explica o profissional.

Bocejar: essa ação fisiológica é um ótimo método para alongar e “aquecer” as estruturas vocais, além de melhorar a atenção. Se espreguiçar e alongar a região do pescoço também ajuda. Comer uma maçã: elimina as tensões no aparelho fonador, além de limpar o trato vocal e afinar a saliva, por ser altamente adstringente.

Se o tom de voz é extremamente grave, remete a sensações sombrias; Uma voz firme e segura nos faz pensar que quem fala é distinto e importante; Falar em um tom de voz baixo sugere que a pessoa tem grandes fraquezas ou que é tímida; Aqueles que empregam um tom de voz mais agudo transmitem baixa credibilidade.

Para limpar sua voz, beber água duas horas antes de cantar ajuda a hidratar e lubrificar suas cordas vocais. A lubrificação que a água traz ajuda a prevenir irritações, para que sua voz fique pronta para brilhar. Só beba água em temperatura ambiente antes de cantar.

A Contralto é o tipo mais raro em todo mundo – inclusive muitas cantoras no papel de contralto são na verdade mezzo-soprano, e referências pop como Ana Carolina, Adele e Amy Winehouse são exemplos dessa categoria.

A boa notícia pra quem se acha super desafinado(a) ou sem ritmo é que essa percepção é totalmente “treinável”! Numa aula de canto sempre é possível trabalhar aspectos musicais mais básicos como afinação, ritmo e o desenvolvimento de uma linguagem musical.