O que entra nos custos variáveis?

Perguntado por: acunha . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.4 / 5 6 votos

Os custos variáveis são os custos que estão relacionados ao volume de vendas ou produção, ou seja, quanto maior é o volume de vendas, maior será o custo e vice-versa. O gestor da empresa é o responsável por saber os custos variáveis para identificar possíveis otimizações que incrementarão a margem de contribuição.

Custos variáveis: são aqueles que variam de acordo com a quantidade de serviços ou produtos vendidos. Em outras palavras, se as vendas aumentam, os custos também. Por exemplo, as matérias primas, embalagens, mão-de-obra temporária, e outros custos.

Exemplos de despesas fixas: gastos com segurança, manutenção do prédio, aluguel, entre outros. Exemplos de despesas variáveis: são um pouco raras, mas a participação sobre o lucro da empresa destina aos departamentos que não estão diretamente ligados à produção pode ser considerada uma despesa variável.

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

São exemplos de custo variável:
matéria prima; custos com logística e entrega; comissão de vendas; taxas de remessa.

São classificados como variáveis os custos e despesas cujo valor varia em função do volume de atividades (produção, ventas etc.) da empresa. A variabilidade de um custo apresenta uma relação com um denominador específico. Portanto, é conveniente ressaltar a diferença entre o custo variável e o custo direto.

Os custos indiretos são aqueles que não possuem ligação direta com o produto. A principal característica deles é a impossibilidade da mensuração. Ou seja, não existe uma forma de medir as quantidades dos insumos utiliza pelos que os produtos que os consumiram.

Quatro tipos de custos na contabilidade

  1. Diretos. Os custos diretos são todos aqueles que estão relacionados aos produtos e serviços vendidos pela empresa, ou seja, que têm impacto no valor final calculado para a comercialização. ...
  2. Indiretos. ...
  3. Fixos. ...
  4. Variáveis.

Os custos são gastos que estão ligados diretamente à produção e vendas, enquanto as despesas são todos os gastos fundamentais para a manutenção das atividades da empresa. Exemplos de custos são: salários dos funcionários da linha de produção, matéria-prima, comissões para vendedores.

Quando um custo é frequente e ocorre todo mês, é chamado de custo fixo. Já quando ele existe esporadicamente, oscilando devido a quantidade vendida, estamos falando do custo variável.. Os custos diretos e indiretos, por sua vez, têm relação com a facilidade ou a dificuldade na atribuição de valor.

O aluguel é um dos maiores exemplos desses gastos, afinal a maioria dos restaurantes alugam um local para funcionar. Assim, é um gasto mensal que sempre terá, e deve ser incluído nos custos fixos, a diferença deles para o variável é que são despesas que tem todos os meses, com os mesmos valores.

“Custos semivariáveis são custos que variam com o nível de produção que, entretanto, têm uma parcela fixa mesmo que nada seja produzido.

São exemplos de custos fixos o salário de funcionários, o aluguel de máquinas ou equipamentos envolvidos na confecção de produtos ou prestação de serviços, a manutenção de equipamentos, além de outros gastos envolvidos na fabricação de um produto ou prestação de serviço que se mantém fixos.

Os custos fixos são aqueles que não mudam independentemente da quantidade de produtos ou serviços vendidos, como aluguel, salários de funcionários e contas de energia elétrica. Os custos variáveis são aqueles que mudam com a quantidade de produtos ou serviços vendidos, como materiais de produção e transporte.

Como fazer uma planilha de custos fixos e variáveis?

  1. Faça uma lista das despesas. Aqui nós já demos vários exemplos de despesas, tanto fixas quanto variáveis. ...
  2. Anote todos os pagamentos feitos. ...
  3. Adicione uma provisão para imprevistos nas despesas fixas. ...
  4. Inclua investimentos. ...
  5. Reavalie permanentemente.

Entre os principais exemplos de despesas variáveis, podemos destacar:

  • Reparo de avarias;
  • Comissões por vendas;
  • Manutenções não programadas;
  • Incidentes ou acidentes na produção;
  • Gasto com combustível dos veículos da empresa;
  • Fretes e multas por atraso na entrega de produtos aos clientes.

Exemplos de custos variáveis

  • Matéria-prima.
  • Transporte.
  • Comissão de vendas.
  • Viagens corporativas.
  • Taxas de remessa.