O que entra no intangível?

Perguntado por: agouveia . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Os chamados "ativos intangíveis" são aqueles que não têm existência física. Como exemplos de intangíveis: os direitos de exploração de serviços públicos mediante concessão ou permissão do Poder Público, marcas e patentes, direitos autorais adquiridos, softwares e o fundo de comércio adquirido.

Exemplos de Bens Intangíveis

  • Softwares;
  • Marcas;
  • Direitos autorais;
  • Licenças;
  • Patentes;

Bens intangíveis são as propriedades imateriais, não existem fisicamente, como é o caso de softwares, sistemas, licenças, marcas, patentes, direitos autorais, desenvolvimento de tecnologia, receitas, fórmulas e outros. Os bens intangíveis de uma empresa ou Órgão Governamental agregam valor ao seu patrimônio.

Os principais exemplos de ativos intangíveis são: marca, modelos, projetos, protótipos, licenças, know-how, franquias, direitos autorais, capital intelectual, patentes, softwares, desenvolvimento de tecnologias, carteira de clientes, equipe qualificada, entre outros.

adjetivo Que não se consegue tanger; que não pode ser tocado; intocável. Que não pode ser percebido através do tato; impalpável. [Figurado] Que não apresenta características suficientes para ser percebido ou entendido; que tende a enganar a percepção ou o entendimento: texto intangível.

O que é intangível na contabilidade
Como já esclarecemos, esses dados não palpáveis são justamente os que não têm existência física. Outros exemplos de ativos intangíveis são softwares, patentes, fundos de comércio adquirido, conhecimento, franquias, modelos, projetos e protótipos.

Produto tangível é um conceito que diz respeito as características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem. Já o produto intangível, é o que não é físico. São aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são os serviços.

Custo Intangível pode ser definido como a parcela de sacrifício financeiro absorvida na formação e/ou manutenção de um fator intangível, citando-se como exemplos de fatores e custos intangíveis, as patentes e os custos de desenvolvimento, marcas registradas e custos de propaganda e registro, moral de RH (Recursos ...

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).

Um passivo intangível é o passivo invisível em relação às informações constantes das demonstrações contábeis, balanço patrimonial, normalmente disponibilizadas aos utentes, é oriunda, quiçá, de atos de omissão da administração como o dever de diligência, lealdade e probidade, estas omissões ocultam eventuais riscos.

Entre os bens tangíveis podemos elencar os seguintes: máquinas, equipamentos, móveis, utensílios, instalações etc. E, entre os bens intangíveis, podemos citar: softwares, direitos autorais, marcas comerciais etc.

Aquilo que não é material. Que não é matéria. Que não possui matéria.

De acordo com especialistas, investir em bens intangíveis é indispensável para uma organização manter-se no mercado e crescer economicamente. Pesquisas mostram que aquelas com maiores ativos intangíveis geram mais lucros para seus acionistas e constroem um verdadeiro valor para suas marcas.

Os ativos intangíveis são ativos que não podemos tocar, mas ainda assim possuem grande relevância para determinar o valor de mercado da empresa. Exemplos: marcas, patentes, carteira de clientes.

Confiança

Confiança: o principal ativo intangível de uma empresa.

Intangível
Os ativos intangíveis são bens incorpóreos. Diferentemente do ativo imobilizado, eles não são capazes de serem vistos ou tocados, não têm existência física. Eles são destinados à manutenção das atividades de uma empresa ou exercidos com essa finalidade.

Então, os produtos intangíveis são o oposto, são aqueles que não podemos fazer tudo isso. Normalmente são serviços, como advocacias, consultorias, consultas médicas, estéticas, entre outros. A qualidade de um serviço só pode ser comparada ao adquiri-lo.

Os atributos tangíveis são aqueles que estão diretamente associados aos aspectos físicos de um produto. Por exemplo, a embalagem, design, acabamento e o espaço da loja são alguns tipos de atributos tangíveis de uma marca.