O que ensinar na educação infantil 3 anos de acordo com a BNCC?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

O que ensinar na educação infantil de 3 anos de acordo com a BNCC

  • habilidades de convivência, partilha, solução de conflitos, reconhecimento das diferenças;
  • conhecimento das emoções e capacidade de expressá-las, além de respeitar as emoções dos outros;
  • O conhecimento sobre o corpo humano e a sua interação com o espaço;

Objetivos de aprendizagem e códigos da BNCC/CURRICULO-DRC-MT: (EI02EF02) Identificar e criar diferentes sons e reconhecer rimas e aliterações em cantigas de roda e textos poéticos. (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar, folhear, entre outros.

Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

São eles:

  • O eu, o outro e o nós. O primeiro dos campos de experiência da BNCC na educação infantil trata do desenvolvimento do lado social da criança. ...
  • Corpo, gestos e movimentos. ...
  • Traços, sons, cores e formas. ...
  • Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

AS DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
São eles: Princípios éticos – valorização da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

Como fazer o plano de aula mais adequado e atualizado para a Educação Infantil

  1. Planeje o tempo.
  2. Escolha um tema para cada aula.
  3. Defina um objetivo no plano de aula.
  4. Considere possíveis dificuldades.
  5. Planeje as atividades e as habilidades relacionadas.
  6. Escolha os recursos didáticos.
  7. Defina a metodologia e a avaliação.

Devemos fornecer as crianças o conhecimento de seu próprio corpo, ensiná-las a identificarem e nomearem as partes do corpo e trabalhando aparências físicas familiares, peso, altura, gênero, reconhecimento de membros, reconhecimento facial, sentidos, movimentos, pele, entre diversos temas.

Uma das mais importantes atividades para o primeiro dia de aula na educação infantil é a apresentação da criança. Afinal, os pequenos vão conviver durante todo o ano letivo, e é fundamental que se conheçam bem desde o início. Assim, podem surgir grandes amizades, além de se criar um clima confortável para todos.

Saiba o que são e qual a importância dos eixos da Educação...

  • Artes Visuais. Um dos eixos da Educação da Infantil é o trabalho com as Artes Visuais. ...
  • Música. ...
  • Movimento. ...
  • Matemática. ...
  • Linguagem oral e escrita. ...
  • Natureza e sociedade.

O facilitador
Ao facilitar a aprendizagem e prover um ambiente adequado ao desenvolvimento, materiais interessantes e tempo suficiente para explorar, aprender, brincar e interagir, as crianças consideram o aprender fácil e divertido.

As áreas do conhecimento definidas na BNCC – Etapa Ensino Médio são Linguagens e suas Tecnologias (Arte, Educação Física, Língua Inglesa e Língua Portuguesa); Matemática; Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química); e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (História, Geografia, Sociologia e Filosofia).

Confira, a seguir, os principais tópicos.

  • As incertezas da pandemia e a continuidade do trabalho. ...
  • Como lidar com os protocolos com os pequenos. ...
  • Acolhimento e adaptação das crianças. ...
  • Planejamento das atividades e rotina das crianças. ...
  • Socialização e interação com os colegas. ...
  • Tempo de tela e uso de tecnologia.

Os quatro pilares são formados pelo grupo: Aprender a Conhecer, Aprender a Fazer, Aprender a Conviver e Aprender a Ser.

Os três pilares na Educação Infantil compreende cuidar, educar e brincar. O cuidar se refere ao oferecimento de um espaço seguro, em que os pais poderão confiar suas crianças, com profissionais competentes e capacitados.