O que ensinar depois do alfabeto?

Perguntado por: dguterres . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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E somente depois que a criança aprender por completo as vogais, você irá começar a ensinar as consoantes. Mais importante do que saber o nome das letras consoantes, é também saber o som que elas emitem. Faça isso através de brincadeiras e materiais lúdicos.

Algumas atividades indicadas no uso do alfabeto móvel são:

  • Incentivar a criança a escrever o próprio nome. ...
  • Quando a criança fizer atividades de desenho/pintura, pedir para ela escrever o seu nome. ...
  • Trabalhar o pareamento das letras com imagens. ...
  • Relacionar as letras, e a formação das palavras, com os seus brinquedos.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

O bebê ou criança deve conhecer primeiramente as letras do alfabeto para que depois sejam formadas palavras — ou seja, ela deve aprender que essas letras formam palavras. Dessas letras, as vogais devem ser as primeiras a serem introduzidas.

Para isso, quatro principais orientações devem ser seguidas para que a alfabetização seja mais rápida e efetiva.

  1. Evite comparações. Respeite o tempo de desenvolvimento da criança, afinal, cada uma tem o seu. ...
  2. Crie o hábito da leitura. ...
  3. Tenha uma lousa. ...
  4. Compre um caderno de caligrafia.

A leitura, as canções, as rimas ajudam as crianças pequenas a desenvolver a linguagem. Essas atividades fazem parte da preparação para a alfabetização pois promovem o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a aprendizagem da leitura e escrita.

Confira 8 dicas para ensinar a criançada a ler

  1. Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos. ...
  2. Mostre quais são as vogais. ...
  3. Apresente o alfabeto. ...
  4. Mostre a ordem da leitura. ...
  5. Incentive a leitura em todo lugar. ...
  6. Estimule dentro de casa. ...
  7. Dê o exemplo. ...
  8. Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar.

Alfabético. É considerado o mais antigo entre os métodos de alfabetização. O aluno aprende os nomes das letras do alfabeto e depois combina sílabas e monta palavras. Também é chamado de soletração.

Deixe que as crianças tentem descobrir oralmente sozinhas, pois na atividade da aula, elas deverão fazer isso em muitas palavras, para descobrir se as sílabas ditadas se encaixam ou não. Quando uma das crianças fizer a sugestão, escreva a sílaba no espaço que falta e releia com as crianças. Muito bem.

c) Método silábico: A palavra já explica - a pessoa vai ser alfabetizada por meio das sílabas, o famoso “ba-be-bi-bo-bu”. O professor começa apresentando as mais simples e depois segue para as complexas (como “tra”, “lha”, “nho”). Aos poucos, a criança passa a montar palavras com as famílias silábicas que já aprendeu.

Nas tampinhas, escreva em caneta hidrocor cada uma das letras do alfabeto (pode repetir para ter mais letras disponíveis). Você pode deixar peças de papel e caneta junto com as tampinhas dentro da caixa para desenhar objetos, letras ou palavras, pedindo que as crianças encaixem as letras correspondentes nos gargalos.

Como ensinar o alfabeto de forma lúdica? Aprender a ler e escrever é um marco super importante do desenvolvimento cognitivo das crianças. Várias atividades e brincadeiras, como fazer o traçado com massinha fazem as crianças aprenderem o alfabeto brincando.

Para a compreensão inicial, faça perguntas que os levem a refletir sobre a proposta, como “O que vamos escrever?”, “Para quem vamos escrever?” e “Como será essa escrita?”. A partir disso, para desenvolver essas habilidades, são cinco as práticas envolvendo oralidade, leitura e escrita propostas, que descrevo a seguir.

A escrita é uma representação gráfica com significados. Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético. Neste artigo, vamos detalhar cada um desses níveis e mostrar quais são suas características.

Idade para alfabetização
Normalmente as vogais, assim como, palavras e alfabeto começam a ser apresentadas às crianças de 3 a 4 anos de idade. Nesse período, as vogais devem fazer parte não só da rotina de estudos, mas do dia a dia do seu pequeno.