O que engorda mais proteína ou carboidrato?

Perguntado por: lcunha6 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 17 votos

A resposta é simples, carboidratos não engordam. O que engorda é SUPERÁVIT CALÓRICO, ou seja, comer calorias mais do que você pode gastar, seja alimentos ricos em gorduras, proteínas ou carboidratos.

Assim como os outros tipos de Whey Protein, o Whey Protein concentrado engorda se consumido em excesso e sem um acompanhamento médico. Também é importante ressaltar que o ideal é que somente quem faça musculação deve consumi-lo, pois ele auxilia no ganho de massa muscular e na recuperação do músculo pós-treino.

Afirmar que comer proteína engorda não é uma verdade. Entretanto, alimentos ricos em proteínas não são sem calorias, e comer em excesso pode levar ao ganho de peso. Para evitar que a proteína seja armazenada como gordura, monitore sua ingestão total de calorias e diminua se for necessário.

Entre as principais consequências do excesso de proteínas, destacam-se o aumento do risco de doenças cardiovasculares, pedra nos rins, aumento de peso e problemas no fígado. Para evitar complicações, é fundamental ter moderação e conhecer a quantidade ideal de proteínas que se deve comer.

Ovo de galinha
Em 100 g, temos 143 calorias, 13 g de proteína, 8,9 g de lipídeos, 1,6 g de carboidrato e 356 mg de colesterol.

A proteína é um macronutriente importantíssimo para o emagrecimento e diversas outras funções do organismo. Ela promove a sensação de saciedade, mas vai além: ajuda, também, na construção muscular — e mais músculos no corpo significa uma queima calórica mais acentuada.

Os Melhores Carboidratos para Quem quer Emagrecer

  • Arroz Integral. O arroz integral é mais saudável do o arroz branco. ...
  • Aveia. A aveia é uma boa fonte de fibras insolúveis, tem o poder de trazer a sensação de saciedade e também regular o intestino. ...
  • Quinoa. ...
  • Grão-de-Bico. ...
  • Batata Doce. ...
  • Tapioca. ...
  • Amaranto.

Falando de maneira simples, é errado pensar que a banana engorda, já que ela não possui gordura. Entretanto, elas possuem uma quantidade grande de açúcar, o que pode ser uma boa notícia. O açúcar é transformado em glicose, que é fonte de energia que você precisa em todos os movimentos que faz durante o dia.

Proteínas
As proteínas são os nutrientes que mais trazem saciedade ao organismo. Elas gastam mais calorias durante a sua digestão e são importantes para o aumento da massa muscular do corpo.

Aumento de gordura corporal
O excesso de proteína pode virar gordura! Por servir também como energia para o organismo, posteriormente armazenado no tecido adiposo, o percentual de gordura corporal tende a aumentar. Ou seja, não adianta consumir mais proteína do que precisa para tentar crescer mais ou mais rápido.

No entanto, seu consumo não é indicado para a última refeição do dia pelo seguinte motivo: por ser rica em proteínas, ela não será devidamente digerida com o metabolismo mais lento que o organismo tem nesse horário.

Devemos seguir a recomendação da RDA (Recommended Dietary Allowance) que é de 0,8g/Kg por dia de proteínas, ou seja, 12 a 15% das necessidades calóricas diárias.

Exagerar na quantidade diária de proteínas, em longo prazo, pode sobrecarregar as funções dos fígados e rins e trazer problemas nesses órgãos. Na contramão, comer pouco do nutriente também não trará grandes efeitos.

Os alimentos proibidos durante a dieta da proteína são as fontes de carboidratos, como cereais e tubérculos, como pão, macarrão, arroz, farinha, batata, batata doce e mandioca. Além de grãos como os feijões, grão de bico, milho, ervilha e soja.

Banana é carboidrato? Seja ela ouro, prata, da terra ou nanica, a banana é uma fruta cheia de carboidratos. Ou seja, é uma ótima fonte de energia e funciona como um ótimo pré-treino.