O que engorda mais pizza ou batata frita?

Perguntado por: hcortes . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Um pedaço de pizza de 100 gramas tem em média 265 cal, enquanto uma porção de 100 gramas de batata frita (fast food) possui 310 cal. Apesar da batata ser mais calórica, ambos alimentos são ricos em gorduras, sódio e carboidratos e, por isso, devem ser consumidos com moderação.

O pedaço de pizza acaba sendo mais calórico pela presença de carboidrato (massa) e da gordura do queijo.

A batata tem menos calorias, menos hidratos de carbono (com um índice glicémico inferior), menos proteína e mais fibra do que o arroz. Além disso, apresenta uma riqueza vitamínica bastante superior.

As batatas possuem uma quantia mais baixa de calorias e carboidratos que o arroz. Além disso, o teor de fibras da batata inglesa cozida é o mesmo do arroz integral cozido.

A pipoca não engorda.
A pipoca é um alimento com significativo teor calórico, mas possui também boa quantidade de fibras, o que faz deste alimento uma fonte de carboidratos de baixo IG — isso quer dizer que as chances de ter sua energia convertida em gordura são baixas.

A mulher tem um gasto energético em repouso de aproximadamente 1200 a 1400 calorias por dia. O homem entre 1800 a 2000 calorias diárias. As calorias consumidas enquanto não fazemos nada compõem o que chamamos de Metabolismo Basal.

Para engordar 1kg de gordura, é preciso consumir 8000 calorias a mais – denominada superávit calórico. Ou seja, consumir calorias que não serão gastas proporcionalmente. Portanto, seriam necessários consumir ao menos 26 hambúrgueres, ou 17 pedaços de pizza de mussarela com Bacon.

A maioria das massas de pizza engorda pelo fato de serem feitas de farinha refinada, o que as torna ricas em carboidratos e com poucas fibras e nutrientes.

O segredo para consumir pizza na dieta está na escolha da massa e das coberturas. Os recheios da pizza podem ser pensados com verduras e legumes: abobrinha, rúcula, escarola e proteínas mais leves como o peito de frango e atum.

Baixar cardápio especial de pizzas para vegetarianos

  1. Escolha sabores pouco calóricos. ...
  2. Prefira queijos com poucas calorias. ...
  3. Evite as pizzas doces. ...
  4. Evite pular refeições no dia que for a pizzaria. ...
  5. Coma apenas dois pedaços pizza. ...
  6. DICA BÔNUS: Peça pizzas com massa integral.

Você não precisa excluir a pizza do seu paladar porque iniciou uma dieta. O segredo está na forma como ela é preparada. Uma massa de pizza integral e fina já é um aliado, pois os grãos integrais liberam a glicose lentamente, impedindo que o carboidrato seja estocado como gordura no organismo.

7 alimentos que saciam (e não engordam)

  1. 1 – Folhas verdes. ...
  2. 2 – Proteínas magras. ...
  3. 3 – Tofu. ...
  4. 4 – Linhaça. ...
  5. 5 – Aveia. ...
  6. 6 – Farelo de trigo. ...
  7. 7 – Maçã

Alimentos fritos, congelados, ricos em açúcar e gordura são alimentos que engordam e devem ser evitados se você quer manter a boa forma! Limite sua ingestão desses alimentos e coma mais proteínas magras, vegetais e grãos integrais.

Almoço saudável: O que comer no almoço para emagrecer

  • Batata recheada com legumes.
  • Tomate recheado com creme de ricota.
  • Quibe de abobrinha na travessa.
  • Nhoque de abóbora com molho de espinafre.
  • Macarrão com brócolis e pesto.
  • Espaguete de batata-doce com molho de tomate.

Além disso, ele é menos calórico: um ovo frito tem em média 107 calorias, enquanto o cozido tem apenas 75.

Falando de maneira simples, é errado pensar que a banana engorda, já que ela não possui gordura. Entretanto, elas possuem uma quantidade grande de açúcar, o que pode ser uma boa notícia. O açúcar é transformado em glicose, que é fonte de energia que você precisa em todos os movimentos que faz durante o dia.

Aproximadamente 1 tonelada, ou quase 3 quilos por dia – incluindo alimentos sólidos e líquidos.

Para a escolha da cobertura, existem várias combinações que vão deixar a pizza mais saudável e menos calórica. Fuja do provolone, gorgonzola, catupiry, da calabresa, do bacon e da portuguesa, pois são as opções mais gordurosas e calóricas, aconselha Rosana.