O que engorda mais cerveja ou pizza?

Perguntado por: ipeixoto9 . Última atualização: 9 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

O álcool é demonizado pela indústria da dieta por seus conteúdos caloríficos. Segundo a revista “Drinkaware”, um copo de cerveja com 400ml, em média, tem 197 calorias, o equivalente a uma fatia de pizza, enquanto uma taça de vinho pode conter tantas calorias quanto um sorvete.

Por exemplo: dois pedaços de pizza têm cerca de 449 calorias e uma lata de refrigerante, 138.

O pedaço de pizza acaba sendo mais calórico pela presença de carboidrato (massa) e da gordura do queijo.

Uma lata de cerveja comum tem cerca de 150 calorias. Isso significa que para engordar 1kg, você precisa ingerir 6700 calorias extras - ou cerca de 45 latas de cerveja.

Segundo estudos científicos, não há nada específico na cerveja que cause gordura abdominal: as calorias que engordam, vêm do álcool. O problema de beber generosamente é que isso dá um grande trabalho extra para o fígado, que precisa se concentrar em queimar o álcool e eliminar suas toxinas, por assim dizer.

Cerveja não dá barriga.
Esse é o mito mais famoso que existe sobre a cerveja, mas a ciência já comprovou que, se consumida com moderação, a cerveja não é responsável pelo aumento de peso nem de gordura abdominal.

Para engordar 1kg de gordura, é preciso consumir 8000 calorias a mais – denominada superávit calórico. Ou seja, consumir calorias que não serão gastas proporcionalmente. Portanto, seriam necessários consumir ao menos 26 hambúrgueres, ou 17 pedaços de pizza de mussarela com Bacon.

O segredo para consumir pizza na dieta está na escolha da massa e das coberturas. Os recheios da pizza podem ser pensados com verduras e legumes: abobrinha, rúcula, escarola e proteínas mais leves como o peito de frango e atum.

Baixar cardápio especial de pizzas para vegetarianos

  1. Escolha sabores pouco calóricos. ...
  2. Prefira queijos com poucas calorias. ...
  3. Evite as pizzas doces. ...
  4. Evite pular refeições no dia que for a pizzaria. ...
  5. Coma apenas dois pedaços pizza. ...
  6. DICA BÔNUS: Peça pizzas com massa integral.

O que fazer depois de exagerar na comida?

  1. Pare de se culpar. ...
  2. Beba muita água. ...
  3. Faça uma caminhada depois de exagerar na comida. ...
  4. Coma mais fibras na próxima refeição. ...
  5. Faça uma aula de yoga.

Pizza combina super com o jantar, não é mesmo? Entretanto, além de ser um alimento bem calórico, a pizza ainda contém bastante acidez, que pode causar um desconfortável refluxo durante a madrugada.

Mas não esqueça: quanto mais amarelo o queijo, maior a quantidade de gordura ele possui. Por isso, vale evitar as pizzas com queijo mussarela, parmesão e provolone, dando preferência para o queijo branco, cottage ou ricota.

7 alimentos que saciam (e não engordam)

  1. 1 – Folhas verdes. ...
  2. 2 – Proteínas magras. ...
  3. 3 – Tofu. ...
  4. 4 – Linhaça. ...
  5. 5 – Aveia. ...
  6. 6 – Farelo de trigo. ...
  7. 7 – Maçã

Um levantamento feito pelo UK's Beer Education Trust ressaltou que a cerveja tem aproximadamente 95% de água, baixa taxa de açúcares que são revertidos em gordura, pouca quantidade de carga glicêmica e álcool. Sendo assim, a bebida não pode ser a causadora do ganho de peso nos consumidores.