O que engorda mais carne ou soja?

Perguntado por: lribeiro5 . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Cada 100 g de soja fornece 300 Kcal, enquanto a carne bovina fornece 179 Kcal. O que se passa é que a soja tem 69% do seu valor calórico composto por proteínas e 27% por hidratos de carbono, enquanto a carne bovina tem 52% de proteínas, sendo o restante gordura.

Segundo Reis, em comparação com as fontes de proteína vegetal, a carne vermelha é melhor aproveitada pelo organismo. “Soja, ervilha ou qualquer outra fonte proteica vegetal são menos aproveitadas pelo organismo apesar de serem fontes altas de proteína.

100 g de soja fornece mais de 30g de proteínas, quase a mesma quantidade que encontramos em 1 filé pequeno de carne bovina.

“A PTS (proteína texturizada de soja) sacia porque é rica em fibras: cada 50 g oferecem 28% da recomendação diária. Por não ter gordura, ajuda na perda de peso”, explica a nutricionista Roseli Ueno.

Dentre os possíveis malefícios causados pelo consumo indiscriminado da soja temos: deficiências na captação de aminoácidos, minerais e vitaminas (D, E, K e B12) e elevação dos níveis de estrogênio (ROSA, 2010).

“A soja de fato possui muitos benefícios, mas as crianças devem consumi-la com muita moderação, já que o excesso deste alimento pode prejudicar o crescimento e proporcionar alterações hormonais. A soja possui fitoestrógeno, que é uma substância vegetal parecida com o estrógeno, o hormônio feminino.

De acordo com alguns estudos, é necessário a ingestão de, no mínimo, 25 gramas do produto ao dia. Além disso o ideal é consumir 3 vezes por semana, pois o excesso pode ter efeitos negativos. A soja pode ser encontrada em diversos alimentos, como tofu, leite, farinha e proteína de soja.

O consumo de proteína de soja após o exercício de força é uma estratégia nutricional efetiva para estimular o ganho de massa muscular. Isso se deve, em parte, a quantidade de aminoácidos essenciais e de leucina presente na dose de consumo.

4. Cereais e leguminosas

LeguminosaPorçãoQuantidade de proteína
Ervilha1 xícara8 gramas
Tremoço1 xícara11 gramas
Feijão1 concha8 gramas
Soja1 concha12 gramas

A soja é rica em vitaminas, como A e C, e minerais, como cálcio e fósforo. Esses componentes fazem com que o alimento tenha a capacidade de fortalecer a pele e cabelos porque estimula a produção de ácido hialurônico e colágeno, além de beneficiar a saúde dos ossos, prevenindo doenças como a osteoporose.

proteína de soja texturizada (PTS) seitan (contém glúten) cogumelos. hambúrgueres vegetais à base de shimeji, soja, quinoa, tempeh, okara, grão-de-bico, aveia entre outros.

A resposta é sim. Por mais que a oferta seja maior em produtos de origem animal, é possível adquirir a quantidade ideal de proteína de outras maneiras. Existem proteínas vegetais que também contém os nove aminoácidos necessários, assim como as carnes, em quantidades menores, mas ainda relevantes.

Devido aos seus componentes, a proteína de soja é considerada de alto valor biológico. Além de sua versatilidade na culinária, bem como na suplementação, o consumo desta proteína tem benefícios para construção de massa muscular.

Alto teor de proteínas
A proteína de soja tem mais proteína até do que os ovos e as carnes vermelha e branca, podendo, por isso, ser utilizada em substituição a esses alimentos nas refeições.

Isso é mito! Estudos clínicos e metanálises recentes comprovam que não há qualquer relação do consumo da soja com o aumento da circulação de estrogênio.

A soja pode ser consumida de diversas maneiras na nossa alimentação. Jobst acredita que as melhores são em forma de tofu ou missô e, por último, em grão. “O ideal é consumir a soja fermentada.

A resposta é simples: qualquer pessoa pode comer proteína texturizada de soja! Basta diferenciar a quantidade e frequência, para que seja coerente a cada tipo de dieta. Aliás, o consumo regular da soja pode até ser benéfico para alguns grupos de pessoas.

Se você é vegetariano, ou vegan, e consome a soja como fonte de proteína, fique atento. A soja é um alimento extremamente ácido para o sangue, desenvolvendo tendência a doenças das articulações, alergias e perda de cálcio no corpo.

A alta ingestão de produtos de soja pode suprimir a função da tireoide em algumas pessoas e contribuir para o hipotireoidismo – uma condição caracterizada pela baixa produção de hormônios da tireoide (confira aqui estudo a respeito: 48).

A soja texturizada se torna uma boa fonte de fibras alimentares para a refeição, garantindo saciedade e facilitando o trânsito intestinal, além conter baixo teor de sódio, melhorando ainda mais a saúde cardiovascular.