O que enfraquece o amor?

Perguntado por: mjordao . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Afinal, relacionar-se, em algum momento, também significa “ralar”, encontrar nossa própria sombra. É, ainda, um caminho de evolução que pode ter suas partes doloridas. Algumas das maiores forças que empurram um relacionamento para o ralador são: apego, vitimização e projeção.

Pode acontecer de uma circunstância externa estar causando o distanciamento do casal e dar a entender que o amor acabou. Talvez um problema financeiro, a interferência de terceiros na relação, entre tantos outros motivos.

A rotina, em conjunto com a falta de comunicação, excesso de dedicação ao trabalho, a convivência, intimidade e o ciúme descontrolado abre espaço para o desgaste dos amantes na relação”, afirma o psicólogo.

Há diversos motivos para isso: costume, medo de mudança, apatia, medo de ficar só, interesse financeiro, preocupação com os filhos, etc. Muitos casais acabam se acomodando na rotina e nem percebem que a relação já não é como antes e que é hora de reavaliar a vida a dois.

Vejamos algumas possibilidades que conduzem o amor ao fim: frustrações recorrentes, ódios não verbalizados, sentimentos de rejeição, mudanças de jeito de ser; projetos de vida desencontrados, traições não perdoadas, ciúme patológico, medo de se entregar e de confiar no outro, assim por diante.

A ocitocina é nomeada como o “hormônio do amor” devido ao seu papel nos comportamentos afetivos humanos. Ela aumenta a confiança interpessoal e regula alguns aspectos da cognição, como o olhar “olhos nos olhos” e o amor entre pares.

Prepare-se para o sucesso
Assim: imagine uma conversa com seu parceiro. Ter uma atitude proativa permite que você tenha foco em sentimentos positivos enquanto conversa e veja seu parceiro responder melhor a você. Seu parceiro recebe também uma explosão de positividade, e em troca você responde melhor a ele.

Temos medo de nos aferrar a uma pessoa, mas a realidade é que temos muito mais medo de soltá-la.
...

  1. Acabou a confiança mútua. ...
  2. Não há sinais de cumplicidade. ...
  3. O casal entrou em um dinâmica tóxica. ...
  4. Um dos dois (ou os dois) não quer mudar. ...
  5. Os planos de vida já não são os mesmos. ...
  6. O sexo também é danoso. ...
  7. O amor acabou.

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito.

Observe se ele tem uma reação positiva, neutra ou negativa quando vocês se esbarram. Fique de olho nas expressões faciais e na linguagem corporal para ter uma ideia melhor. Digamos que ele abra um sorrisão e aproxime-se para dar um oi e perguntar como vão as coisas. Esse pode ser um sinal de que ainda gosta de você.

O que fazer quando o amor acaba? Em uma situação em que acabou o amor, você pode interpretar a realidade do seu ponto de vista, mas também deve ter empatia com seu parceiro colocando-se no lugar dele. Mesmo que seus sentimentos sejam diferentes, você merece estar com alguém que o ama incondicionalmente.

“O burnout de relacionamentos tem sintomas como o esgotamento no se relacionar, e características como cansaço de tentativas de mudança, falta de motivação para investir no parceiro ou parceira, desesperança, tristeza, apatia, raiva”, fala a psicóloga Daniela Faertes, diretora do Espaço Ciclo, no Rio Janeiro.

Cinco truques para reacender a chama e fazer a paixão durar

  1. Faça algo novo pelo menos uma vez por mês. Publicidade. ...
  2. Use um pouco de criatividade no sexo. ...
  3. Ofereça prendas só porque sim. ...
  4. Passe algum tempo longe. ...
  5. Alimente o contacto físico.

Segundo um estudo da University College, de Londres, a paixão dura entre 18 e 30 meses. Ou seja, ficamos apaixonados de um ano e meio a três anos e meio, sendo que o auge da felicidade a dois costuma ser alcançada por volta dos três anos de relação.

Paixão vem de pathos (patologia), pelo que se trata de um processo obsessivo idêntico à "loucura". Quem está apaixonado só na presença do objeto da paixão é que encontra satisfação. Esse estado irracional é, sem dúvida, uma das causas do frequente fim de relações quando saem do pico da paixão.

Pode ser que o amor se acabe, e quando isso acontecer, será preciso seguir seu caminho. Tomar a decisão de terminar um relacionamento pode ser difícil, mas talvez a dor seja só algo passageiro depois do fim, e dentro de algum tempo sejamos capazes de ver tudo o que perdíamos com alguém que já não nos fazia feliz.

Às vezes o relacionamento esfriou porque um dos dois pode estar se sentindo sufocado. Isso pode ser causado por uma série de cobranças de uma das partes ou porque simplesmente sentem falta de mais liberdade. Também pode demonstrar que o casal está em sintonias diferentes, um quer demais enquanto o outro quer de menos.