O que enfraquece a nossa fé?

Perguntado por: zmello . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Temos medo de sair de casa, medo do futuro, da morte, da doença, medo do que pode ou não acontecer. Os medos são terríveis, são verdadeiros “diabos” que apavoram a nossa vida e a nossa existência. Precisamos deixar de lado a fé temerosa. Jesus disse a Pedro: “Homem fraco na fé”.

Confira dicas de como se aproximar de Deus

  1. Tenha uma vida de oração. A oração é uma das maneiras mais diretas de relacionamento com Deus. ...
  2. Arrependa-se dos seus maus caminhos. ...
  3. Estude a Palavra de Deus. ...
  4. Pratique a gratidão. ...
  5. Envolva-se com sua comunidade. ...
  6. Ajude as pessoas ao seu redor.

Para crescer na fé, é muito importante que você alimente sua vivência com os sacramentos. São eles que irão te fortalecer e colaborar para que você receba as graças necessárias para permanecer firme, em um caminho autenticamente cristão. Tenha o Catecismo sempre perto de você.

Aprendê-la não se trata de esquecer todas as coisas ruins que já lhe aconteceram ou que você, porventura, já tenha feito. Mas é nutrir-se dos ensinamentos bons que esses episódios lhe trouxeram, por exemplo. É estar aberto a receber também o que é bom, e não só o que é mal. A espiritualidade mora dentro de nós mesmos.

Fé é uma palavra que significa "confiança", "crença", "credibilidade". A fé é um sentimento de total de crença em algo ou alguém, ainda que não haja nenhum tipo de evidência que comprove a veracidade da proposição em causa.

5 E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada. 6 Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte.

Apesar de todos os desafios negativos que temos na vida, precisamos reservar tempo para exercer ativamente nossa . Esse exercício promove o poder positivo e cheio de na Expiação de Jesus Cristo em nossa vida.

10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por causa de Cristo. Porque quando estou afraco, então sou forte.

Para nos encontrarmos com a nossa essência e buscarmos a esperança, fortalecer a fé é um exercício essencial. Precisamos acreditar que temos algum propósito se queremos evoluir e por isso a fé é o que nos motiva. Por isso não podemos desistir e eu espero que você também não desista.

Tudo posso naquele que me fortalece. Que ele fortaleça o coração de vocês para serem irrepreensíveis em santidade diante de nosso Deus e Pai, na vinda de nosso Senhor Jesus com todos os seus santos. Mas o Senhor é fiel; ele os fortalecerá e os guardará do Maligno.

“O crescimento da igreja precisa evitar dois extremos: o primeiro é a numerolatria, o segundo, a numerofobia.”

Segundo um estudo realizado na Europa, religiões estimulam algo essencial para o ser humano: o espírito de comunidade. Os fiéis normalmente não estão sozinhos, estão cercados de outros que têm a mesma fé, o que ajuda a superar a depressão e os problemas da vida.

Como melhorar o seu crescimento pessoal?

  1. Foque no seu autoconhecimento. Para que você conheça os pontos que precisa trabalhar e realmente crescer, será preciso conhecer a si mesmo. ...
  2. Cultive bons hábitos. ...
  3. Busque por referências. ...
  4. Leia livros constantemente. ...
  5. Trabalhe com metas. ...
  6. Seja adepto da meditação.

A fé se alimenta sobretudo da oração diária e perseverante, nutrida da Palavra de Deus, São Paulo diz que «a fé vem pela pregação»[5], quer dizer, a fé é adesão à palavra do Senhor pregada por seus mensageiros e proclamada pela Igreja toda.

“E quando receberdes estas coisas, eu vos exorto a perguntardes a Deus, o Pai Eterno, em nome de Cristo, se estas coisas não são verdadeiras; e se perguntardes com um coração sincero e com real intenção, tendo em Cristo, ele vos manifestará a verdade delas pelo poder do Espírito Santo.

Estudos científicos comprovam que sim, sinalizando que a espiritualidade pode reforçar o sistema imunológico, atenuar os sintomas de doenças como aids e câncer, reduzir o risco de problemas cardiovasculares e diabetes, melhorar a qualidade de vida, diminuir a violência e trazer sentido à vida de cada um.

Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” São João 5,4.

A fé começa precisamente aonde acaba a razão.

A importância das boas obras
A Graça de Deus envolve amor, bondade, sabedoria, misericórdia, perdão e justiça. Ela chegou até nós quando acreditamos que Jesus é o Senhor.