O que endurece a carne limão ou vinagre?

Perguntado por: edamasio . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.6 / 5 8 votos

Limão endurece a carne – Sim.

O pH ácido do limão atua iniciando o processo de desnaturação das proteínas presentes na carne, dando a textura e o aspecto do cozimento.

Outra dica é fazer uma marinada para temperar e amaciar a carne, podendo usar além do limão, legumes e ervas aromáticas. Mas esse processo pode levar alguns minutos a mais no preparo ou até mesmo horas, tudo vai depender do corte de carne escolhido.

Diversos podem ser os motivos para que o seu corte fique duro. Pode ser porque ela foi cozida durante muito tempo, ou a temperatura usada foi muito alta. Também pode ser que a carne não tenha sido cozida corretamente, como não ter sido temperada adequadamente antes de ser colocada na panela.

De acordo com a especialista, o glutamato monossódico e ervas com limão não são boas opções para temperar a carne vermelha. “O glutamato é um realçador de sabor, então ele pode roubar um pouco do sabor real e natural. Já as ervas com limão podem desnaturar as fibras da carne”, esclarece.

Molho de vinagre de maça ajuda a amaciar a carne.

Porque colocar vinagre na carne de panela? Para não ficar dura de jeito nenhum você pode colocar vinagre ou qualquer outro cítrico como suco de limão ou até vinho branco. A acidez quebra as cadeias de proteína e amolece a carne, além de contribuir com o sabor.

O Vinagre de Álcool Castelo pode ser utilizado na preparação de pratos como saladas, molhos. Experimente utilizar em temperos de carnes, peixes e aves.

Limão e vinagre
Em uma tigela grande, misture 2 colheres (sopa) de azeite com suco de ½ limão e ½ xícara (chá) de vinagre. Tempere como desejar e coloque a carne (proporção para 1 kg). Deixe a peça marinando no líquido por 10 minutos fora de geladeira e, em seguida, utilize a proteína normalmente na receita.

Cravo ou caipira. Também conhecido como limão rosa. A casca é alaranjada e tem nervuras. Indicado para marinar carnes, para o preparo de doces, temperar saladas e rende uma boa limonada.

"O limão pode ser consumido misturado em água – no qual a pessoa vai ingerindo durante o dia – em sucos, como limonada, e temperos de saladas. Algumas pessoas têm sensibilidade ao ácido cítrico. Então, é melhor ficar atento a dores de cabeça, alterações na pele ou dores gastrointestinais", finaliza o Dr. Cerqueira.

Temperar e marinar
Seja limão, seja vinagre, a carne pode —e deve— receber outros ingredientes para ficar ainda mais saborosa. Segundo Garcez, o ideal é temperar as carnes também com ervas e especiarias, emulsionados com um pouco de azeite de oliva, e deixar marinando por um tempo antes do preparo.

O limão é um ótimo antioxidante, bactericida e fungicida. Então não hesite em pingar umas gotinhas para conservar os alimentos. Principalmente saladas, abacate (na versão salgada) e doces azedos. A preservação dos alimentos com a fruta se dá por ela ser rica em ácido cítrico.

Misture ½ xícara de chá de vinagre, ½ limão e 2 colheres de sopa de azeite e despeje sobre a carne. Você pode temperar essa mistura antes de regar a proteína. Deixe descansar por 10 minutos e finalize a receita.