O que emagrece mais dormir ou ficar acordado?

Perguntado por: halmada . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.3 / 5 15 votos

Especialistas no assunto confirmam a relação: “A privação de sono aumenta o apetite por alimentos calóricos. Indivíduos que não dormem têm maior tendência à obesidade do que os que não são privados do sono”, diz Pedro Genta, coordenador do Centro de Medicina do Sono do HCor.

Dormir pouco pode favorecer o ganho de peso, devido ao impacto que o sono de má qualidade tem no apetite e no gasto energético, podendo levar ao ganho de peso. Isso porque dormir pouco está associado a alterações nos hormônios que controlam a fome.

Cama-balança confirma: perdemos quase 1 kg enquanto dormimos.

O consumo regular de água também tem efeitos diretos no metabolismo, que é acelerado, facilitando a queima de gorduras e a perda de peso. Além disso, o líquido torna a prática de exercícios físicos mais fácil e eficiente e diminui o apetite, contribuindo diretamente para os resultados na balança.

Além disso, será que existe um horário certo para se pesar? A especialista conta que o ideal é fazer a pesagem logo ao acordar, em jejum, e após ir ao banheiro, pois dessa forma é possível que a pessoa tenha um reflexo mais fiel do número na balança.

Mas, afinal, será que isso é um mito ou uma verdade? O nutrólogo Ronan Araujo explica que esse hábito pode sim aumentar o número na balança. Isso porque, quanto mais tarde e mais próximo do horário de dormir você se alimenta, maior a chance de ganhar peso e reter gordura.

Por que o sono emagrece? Segundo Breus, isso acontece porque as gorduras são transformadas em energia mais rapidamente enquanto dormimos. Mas é preciso dormir pelo menos 7 horas e meia por noite. Daí o seu metabolismo (ou seja, a capacidade do corpo de transformar gordura em energia), se acelera.

Em suma, uma pessoa que acorda mais cedo permanece exposta à luz solar por mais tempo ao longo do dia. Comparativamente, alguém que acorda mais tarde está exposto por menos tempo. Além disso, os pesquisadores concluíram que quanto maior a exposição à luz solar, maior facilidade para perder peso.

O que pode causar o ganho de peso
As alterações hormonais estão entre as principais causas do ganho de peso, seja pelo desenvolvimento do hipotireoidismo ou por conta de alguma doença que leva ao excesso de cortisol no organismo. O sedentarismo e o metabolismo lento também contribuem para engordar.

400 calorias

Quantas calorias a pessoa gasta dormindo? A quantidade de calorias que uma pessoa gasta apenas para manter o corpo funcionando é chamada de Taxa Metabólica Basal (TMB). Em média, a taxa corresponde a 50 calorias por hora de sono. Isso significa que, ao dormir oito horas, o indivíduo queima cerca de 400 calorias.

A resposta é simples. Para perder 1 kg de gordura, você precisa eliminar ou deixar de consumir 7 mil calorias. Digamos que sua necessidade diária de calorias, ou seja, seu metabolismo basal, é de 2.200 calorias.

A melhor forma de saber se você realmente está emagrecendo é por uma avaliação física, é ela que, através das medições das dobras cutâneas ou pela bioimpedância, te mostrará sua composição corporal e dirá dentro do seu peso o que é gordura e o que é massa magra.

Existe um cálculo simples para ter uma medida mais exata, que considera que devemos tomar 35 ml de água para cada quilo que pesamos. Assim, uma pessoa com 60 kg deveria tomar 2,1 litros por dia (pois 60 x 35 = 2.100), enquanto uma pessoa de 70 kg precisa de 2,5 litros.

Apesar da água com limão oferecer diversos benefícios para a saúde, a combinação não tem o poder de eliminar calorias. “Não faz milagre, não emagrece. Não existe alimento que sozinho tenha o poder de emagrecer”, afirma a nutricionista Luanna Caralamac.

Para saber qual sua necessidade diária basta multiplicar seu peso por 35, o resultado será quantidade de água que você deverá ingerir ao dia. Por exemplo: Uma pessoa com 70 kg: 70 X 35 = 2450 ou seja 2450 ml de água (2 litros e 450 ml de água ao dia).

Quem se pesa todos os dias pode acabar se angustiando por não ver um número menor na balança e, como consequência, desistir da dieta ou, ainda, vivenciar um quadro de fome emocional, descontando na comida a sua frustração.

Retenção de líquidos engorda? É importante esclarecermos que a retenção de líquidos não está diretamente associada à gordura corporal. São coisas diferentes. Mas, de qualquer forma, ela pode sim aumentar significativamente o seu peso na balança (algo entre 1 a 3 kg).

Diversos fatores podem prejudicar o funcionamento do aparelho, como um piso desnivelado e até mesmo a umidade caso ele seja colocado no banheiro. A bateria da balança também deve ser verificada porque, caso esteja fraca, pode também mudar o resultado.

Para desinchar, o nutricionista recomenda um protocolo detox de três dias. Durante o período, é necessário buscar alimentos naturais, cortar açúcar e gordura e caprichar na ingestão de líquidos.
...
Ingredientes:

  1. 150 ml de água mineral com ou sem gás;
  2. 1 colher de chá de hibisco desidratado;
  3. 5 morangos;
  4. 3 folhas de hortelã.

Algumas dicas de como perder a gordura abdominal envolvem a ingestão de chá verde, a prática regular de exercícios físicos, uma alimentação balanceada e saudável, inclusive com alimentos ricos em fibra e termogênicos, além da realização de massagens na barriga com cremes redutores.