O que emagrece mais caminhada ou exercícios?

Perguntado por: usalazar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 6 votos

Caminhar pode emagrecer mais do que fazer exercícios em academia.

Contar passos ajuda a medir perda de peso
Pesquisas demonstram que caminhar emagrece se o atleta acumula pelo menos 15 mil passos por dia. Se considerar que é muito para iniciar, comece com menos e vá aumentando gradativamente.

Em média, você deve caminhar 140 mil passos para perder 1 quilo. Então, a perda de peso pode ocorrer entre o período de uma a duas semanas. E esse tempo ainda pode depender da sua dieta. Para queimar mais calorias e diminuir o tempo do emagrecimento, você deve consumir menos calorias por dia do que seu corpo precisa.

Melhora a circulação
Após caminhar por aproximadamente 40 minutos, a tendência é que a sua pressão arterial reduza nas próximas 24 horas. Isso corre graças ao aumento do fluxo de sangue durante a atividade, que faz com que os vasos sanguíneos se expandam e, consequentemente, diminuam a pressão.

Caminhada, corrida, ciclismo e natação são ótimas maneiras de perder barriga. Esses exercícios ajudam a aumentar a frequência cardíaca, acelerar o metabolismo e queimar calorias, incluindo a gordura subcutânea.

Conclusão, a caminhada não é treino para emagrecer. A caminha é um método jurássico e ultrapassado de emagrecimento, pois além de não ajudar a emagrecer ela ainda aumenta a fome favorecendo o efeito sanfona. Depois dos 40 anos o seu corpo muda, o seu metabolismo se torna mais lento com o passar dos anos.

Melhora o humor e diminui o estresse
Os efeitos da caminhada também incluem a saúde mental. O relaxamento, a sensação de bem-estar e a regulação do humor são exemplos disso. Caminhar, mesmo que alguns minutos por dia, acalma a ansiedade e melhora o seu humor, principalmente se estiver caminhando na natureza.

Quais as partes do corpo que a caminhada trabalha? Estamos falando de um exercício muito completo, pois a caminhada força o corpo todo a se movimentar. As pernas, os braços, os abdominais, as costas, o coração, o pulmão por conta da respiração, que é uma parte necessária.

Os treinos aeróbicos são ideais para queima de gordura, já que captam a gordura corporal como reserva energética do corpo, por isso são exercícios que ajudam a emagrecer. São atividades como corridas, caminhadas, bicicleta e natação”, afirma o educador físico Alexandre Augusto.

Entretanto, um novo estudo acaba de revelar que, para quem quer emagrecer, o ideal é ir à academia à tarde ou à noite, em vez de pela manhã.

Para quem quer perder peso ou até manter o peso depois de uma grande redução de medidas, o indicado é garantir um esforço maior do que os 150 minutos recomendados pela OMS. A quantidade de perda de peso com caminhada vai variar de pessoa para pessoa, especialmente da disciplina de treinos e cuidados com alimentação.

Aposte na caminhada para perder um quilo por semana
Programe uma caminhada matinal por uma hora pela manhã e depois novamente à noite. Cada treino deve queimar aproximadamente 250 calorias.

A melhor forma de saber se você realmente está emagrecendo é por uma avaliação física, é ela que, através das medições das dobras cutâneas ou pela bioimpedância, te mostrará sua composição corporal e dirá dentro do seu peso o que é gordura e o que é massa magra.

Apesar de a caminhada ter menor intensidade e queimar menos calorias, ela elimina mais gorduras do que a corrida. Isso acontece porque ao caminhar o organismo utiliza o oxigênio no metabolismo, aumentando o nível de gordura perdida. Em uma hora são 480 calorias a menos, sendo que 70% são gordura.