O que Eliseu pediu para Elias?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

Quando Eliseu pediu uma “porção dobrada” do espírito de Elias, ele estava pedindo para receber o mesmo poder e autoridade que Elias possuía para agir como profeta para o povo.

Depois de atravessar, Elias disse a Eliseu: "O que posso fazer por você antes que eu seja levado para longe de você? " Respondeu Eliseu: "Faze de mim o principal herdeiro de teu espírito profético".

8Elias tomou então o seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto. 9Depois que passaram, Elias disse a Eliseu: “Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença”.

O profeta temeu por sua vida e fugiu para o deserto. Foi nesse contexto que ocorreu o episódio popularmente chamado de “a depressão de Elias”. A ameaça de Jezabel e a situação desanimadora de Israel para alguém que tinha um enorme zelo pelo nome do Senhor, fizeram com que Elias ficasse desanimado e deprimido.

Eliseu queimou seus equipamentos de arar
O arado era a ferramenta de trabalho de Eliseu. Conforme a Bíblia, vimos que o profeta queimou todo o equipamento de madeira para preparar a carne para o povo comer. Agindo assim, ele estava eliminando qualquer possibilidade de voltar à velha vida.

UNÇÃO DOBRADA, INTRODUÇÃO: 1. Qualquer um de nós tem desejo de receber uma unção dupla do Espírito Santo de Deus, o que significaria a sua presença marcante, constante em nossa vida a cada dia, além de uma medida dupla do seu poder.

Seu manto era por sua vez carregado de poder e unção e talvez assim como foi no tempo de Jesus em que as pessoas tocavam em suas vestes e eram curadas é bem provável que muitos desejavam tocar no manto de Elias na intenção de provar do poder de Deus na vida do homem que orava e fogo descia do céu.

Meu pai! Tu eras como os carros de guerra e os cavaleiros de Israel!" E, quando já não podia mais vê-lo, Eliseu pegou as próprias vestes e as rasgou ao meio. 13 Depois pegou o manto de Elias, que tinha caído, e voltou para a margem do Jordão.

Conforme os relatos bíblicos, Elizeu estava arando o seu campo quando o profeta Elias lançou sua capa sobre ele o chamou (I Rs,19:19). Elizeu acompanhou Elias e foi testemunha do seu arrebatamento. Elizeu nos ensina a importante missão de sermos profetas na história e de denunciar os abusos contra a vida humana e a fé.

Eliseu acompanhou e serviu a Elias por um tempo e, antes que fosse arrebatado em direção aos céus numa carruagem de fogo, Eliseu pediu a Elias uma "porção dobrada do espírito de Elias" como vontade de sucedê-lo na obra do Senhor.

Eliseu foi o homem que acompanhou e testemunhou os últimos anos de vida de Elias. Seu chamado se deu após o profeta literalmente jogar sua capa sobre ele enquanto ele arava a terra com 12 juntas de bois. Ele então se volta para Elias e pede permissão para se despedir de seus pais.

849 a.C., Balbeque, Líbano

O manto de Elias ser passado para Eliseu simbolizou a transferência da autoridade profética para Eliseu. Nos tempos atuais, às vezes, falamos do “manto” de autoridade que o profeta recebe quando é ordenado e designado. Embora o profeta atual não use manto nem capa, Deus concede-lhe as chaves do sacerdócio.

Ao descerem do monte, 10os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os mestres da Lei dizem que Elias deve vir primeiro?” 11Jesus respondeu: “Elias vem e colocará tudo em ordem. Ora, eu vos digo: Elias já veio, mas eles não o reconheceram. Ao contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram.

Geazi

Na literatura rabínica, Geazi é identificado como um dos quatro plebeus que perdeu sua parte na vida após a morte por causa de sua maldade, Geazi era o servo do profeta Eliseu.

Samaria

Em seguida o homem de Deus começou a chorar. E Eliseu ficou olhando fixamente para Hazael até deixá-lo constrangido. Em seguida o homem de Deus começou a chorar. E olhou para Hazael, fitando nele os olhos até que este ficou confundido; e o homem de Deus chorou.

O cavaleiro do cavalo vermelho do Apocalipse é o segundo dos quatro cavaleiros citados no último livro da Bíblia. Embora exista alguma discussão sobre o significado desse cavaleiro e seu cavalo, o entendimento geral é que o cavaleiro do cavalo vermelho é um símbolo da perseguição, do conflito e da guerra.

E há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu.

Durante os próximos sete ou oito anos, Eliseu tornou-se um servo próximo de Elias até que este fosse levado para o céu. Durante todos esses anos, não ouvimos nada de Eliseu, exceto em relação com os momentos finais da vida de Elias.

Foram 14 (quatorze) milagres ao longo de seu ministério, a saber: (1) dividir as águas do Jordão (2Rs 2:14); (2) sanear uma fonte (2Rs 2:19-22); (3) amaldiçoar zombadores (2Rs 2:24); (4) encher os poços com água (2Rs 3:15,26); (5) multiplicar o azeite de uma viúva (2Rs 4:1-7); (6) predizer uma gestação (2Rs 4:17); (7) ...

Continuar lendo Como Elias achou Eliseu?