O que Eliseu disse a Geazi?

Perguntado por: odorneles . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
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E disse-lhe Eliseu: Donde vens, Geazi? E disse: Teu servo não foi nem a uma nem a outra parte. 26 Porém ele lhe disse: Porventura não foi contigo o meu coração, quando aquele homem voltou de sobre o seu carro, para encontrar-te?

Quando a mulher sunamita foi procurar Eliseu, o profeta ordenou que Geazi levasse o seu bordão e colocasse sobre o menino. Esse esforço foi em vão, porque nada aconteceu ao menino sem vida. Mas o profeta Eliseu foi pessoalmente até o menino e Deus restaurou-lhe a vida (2 Reis 4:8-37).

Quando o moço teve sua visão espiritual aberta, ele viu o monte cheio de cavalos e carros de fogo. Ele descobriu que o Deus de Israel, a quem Eliseu servia, agia com poder pelo seu povo. Geazi viu o sobrenatural, o impossível que Deus estava fazendo naquele momento.

Portanto, rogo-te, dê-lhes um talento, trinta e cinco quilos de prata, e duas vestes de gala!” 23Diante do que Naamã respondeu generosamente: “Aceita, pois, dois talentos!” Ele insistiu com Geazi para que aceitasse aquela oferta e colocou os setenta quilos de prata em duas sacolas, com as duas mudas de roupas finas, e ...

Geazi não foi curado. A punição de Geazi foi permanente e se estendeu à sua descendência (2 Rs 5:27). A severidade da maldição aponta também à gravidade de se transpassar a palavra do seu senhor Eliseu.

O profeta temeu por sua vida e fugiu para o deserto. Foi nesse contexto que ocorreu o episódio popularmente chamado de “a depressão de Elias”. A ameaça de Jezabel e a situação desanimadora de Israel para alguém que tinha um enorme zelo pelo nome do Senhor, fizeram com que Elias ficasse desanimado e deprimido.

Na literatura rabínica, Geazi é identificado como um dos quatro plebeus que perdeu sua parte na vida após a morte por causa de sua maldade, Geazi era o servo do profeta Eliseu. Ele aparece em conexão com a história da mulher sunamita e o filho dela e de Naamã o sírio.

2 Reis 5. Naamã, o sírio, procura Eliseu para ser curado de lepra — A princípio, rejeita a instrução do profeta, mas acaba cedendo e se lava sete vezes no Jordão; é curado — Eliseu se recusa a aceitar recompensa — Geazi aceita um presente de Naamã e é amaldiçoado com lepra.

Desde o início, a angustiada mulher sunamita não depôs fé alguma em tal método, pois declarou a Eliseu que não o deixaria por nada deste mundo. Então Eliseu a seguiu até Suném, e no caminho encontrou-se com Geazi, que voltava.

Visão espiritual é a capacidade de discernir e entender a realidade do mundo espiritual. Os olhos espirituais podem ser abertos somente através do conhecimento genuíno de Jesus Cristo (2 Coríntios 3:14).

Assim que Herodes viu a Jesus, expressou grande satisfação, pois havia muito que desejava conhecê-lo, por ter ouvido falar sobre sua fama; tinha também a expectativa de vê-lo fazer algum sinal. O homem lhes respondeu: “Eu já o disse, mas vós não credes.

Significa Deus é a salvação e indica uma pessoa voltada para a honestidade e a justiça.

Digo improváveis, pois eram leprosos, e os leprosos nesse momento eram pessoas que deviam manter distância, eles viviam isolados, marginalizados, que além da enfermidade passavam fome, não eram bem quistos e não tinham qualquer influência ou alguém por eles, eram pessoas sem voz na sociedade.

20 Geazi, servo de Eliseu, o homem de Deus, pensou: "Meu senhor foi bom demais para Naamã, aquele arameu, não aceitando o que ele lhe ofereceu.

Há relatos de casos de hanseníase desde 4.000 anos a.C, nos papiros do antigo Egito. Para os hebreus a lepra, como era chamada, era considerada uma maldição, um castigo divino, citada inclusive pela bíblia.

Geazi era o servo do profeta Eliseu. Ele era o responsável por ajudar Eliseu em tudo o que o profeta fazia. Porém, em vez de aprender com o profeta e tentar ser um servo de Deus, humilde e simples, Geazi tinha um coração problemático. No episódio sobre a cura de Naamã, Geazi demonstra seu coração maligno.

Primeiramente, ele convida ao mergulho da humildade. Em seguida o mergulho da obediência e depois o mergulho da contribuição. O quarto mergulho é o da perseverança e posteriormente o mergulho da fé. O sexto mergulho é o do entusiasmo e o sétimo e último mergulho é o da vitória.