O que elimina numa entrevista de emprego?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Veja 19 hábitos que eliminam um candidato na entrevista de emprego

  • Ser desleixado. ...
  • Não fazer a lição de casa. ...
  • Querer chamar atenção excessivamente. ...
  • Fumar ou beber. ...
  • Deixar a higiene de lado. ...
  • Se atrasar. ...
  • Ficar mandando mensagens enquanto espera. ...
  • Se arrumar em público.

O currículo está entre as principais ferramentas que o RH pode consultar antes de contratar. É nele que o futuro colaborador evidencia sua trajetória profissional, com todos os seus pontos fortes. Na hora de avaliá-lo, a sugestão é considerar principalmente os objetivos, a formação e as experiências anteriores.

De acordo com pesquisa realizada pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), pouca experiência é o principal motivo para o currículo ser descartado. Quase a metade (45%) dos recrutadores eliminam os currículos para uma entrevista em até 20 segundos. Outros 42% descartam os currículos em um minuto e 11% em 10 segundos.

Quando o RH Liga? Depois de definido o candidato ideal para exercer o cargo, o RH deve fornecer a lista de documentos que o profissional deverá levar à empresa, dentro de um prazo pré-estabelecido, bem como indicar a realização de um teste admissional. E assim se encerra o processo de recrutamento da empresa.

Mas afinal, como seria um bom exemplo desse tipo de avaliação? Uma ideia interessante é começar da seguinte forma: “Infelizmente não foi possível sua aprovação no processo seletivo. Seu currículo é ótimo, principalmente pelos projetos dos quais você participou na sua última experiência profissional”.

Como convencer o entrevistador a contratar você?

  1. Seja simpático. é um momento muito importante para você e isso pode acabar te deixando nervoso. ...
  2. Não chame a atenção para a sua falta de experiência. ...
  3. Arrisque-se. ...
  4. Mantenha sua personalidade. ...
  5. Mencione seus resultados. ...
  6. Valorize a empresa e o recrutador. ...
  7. Capacite-se na Microlins!

5 dicas pra se dar bem em um processo seletivo

  • 1 – Saiba falar sobre os seus defeitos! ...
  • 2 – Seja sincero! ...
  • 3 – Falar e escrever bem é essencial! ...
  • 4 – Evite gírias e vícios de linguagem. ...
  • 5 – Trabalhe bem em grupo.

5. Eles desejam que você tenha sorte em sua pesquisa. 'Se o entrevistador agradece seu interesse e deseja boa sorte em sua pesquisa. (Isso é) uma dica (clara) de que você provavelmente não vai (mais longe) ', diz Gordinier-Regan.

A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e a Constituição Federal proíbe atos de discriminação na contratação de profissionais, vejamos: “Qualquer prática discriminatória é considerada ilegal, e deixar de contratar uma pessoa só porque ela está com o nome sujo é uma conduta irregular, pois fere essa determinação”.

Quando o entrevistador diz que vai ligar ou mandar um e-mail para você, é uma alegria ver isso acontecendo. Mas se não há esse acordo e alguém da equipe de RH faz contato para tratar dos próximos passos do processo de seleção para o trabalho, você pode se animar mais ainda!

Explique por que você tem a experiência que a empresa busca contando o que já fez e como você gosta de fazer isso. Durante a entrevista, fique atento a sua comunicação não-verbal, na forma como olha para o entrevistador e como gesticula. O brilho nos olhos conta muitos pontos.

Veja se o recrutador deixa a conversa morrer, ou seja ele continua fazendo várias perguntas sobre a sua experiência profissional no currículo e formação acadêmica. Se ele continua mantendo a conversa, isso é sinal de que ele está curtindo. É claro que isso é ótimo.

Comparamos quanto que o candidato atribui de valor às suas conquistas e habilidades com a percepção de outras pessoas”. Como os recrutadores, geralmente, têm alguma experiência com o tipo de perfil, vaga, faixa etária ou expertise, é fácil saber o que é ou não relevante dentre as conquistas apresentadas.

1) O entrevistador elogia o candidato durante a entrevista
Esse elogio pode vir explícito ou tácito. Na forma expressa, pode vir não apenas como elogios ao currículo, mas também à performance do candidato durante a entrevista.