O que eles fazem para o touro pular?

Perguntado por: esampaio . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

o sedém é uma corda presa na barriga do animal que estimula o pulo do touro. Os profissionais dizem que tanto um como o outro não ferem e nem agridem o boi durante o tempo de prova. Pires ainda afirma que ambos instrumentos são, atualmente, padronizados em qualquer rodeio.

No bovino, o sedém passa sobre o pênis. No equino, passa sobre a porção mais anterior do prepúcio, onde se aloja o pênis do animal.

O sedém é aquele acessório colocado ao redor da cintura do animal. “Ele (o sedém) nada mais é do que uma cinta feita de lã ou algodão”, explica o profissional.

Quase sempre, o embate acaba com a morte do animal da espada do matador. “Quase sempre” porque às vezes acontece de o touro demonstrar habilidades extraordinárias e ser indultado.

Pelo menos 24 horas antes de entrar na arena, o touro é mantido numa prisão às escuras, para que ao soltarem-no, a luz e os gritos dos espectadores o assustem e ele tente fugir, saltando as barreiras, o que produz no público a ilusão de que o touro é feroz, mas a condição natural do touro é fugir, NÃO é atacar.

3 – 8 segundos para conseguir uma nota!
A prova de montaria em touro é a mais perigosa do rodeio e o objetivo do peão é permanecer por pelo menos 8 segundos em cima do animal bravo.

Fuja e suba o mais rápido que puder na cerca, portão, proteção ou até mesmo em uma árvore forte. Os touros podem ser mais rápidos que pessoas, portanto, você deve ficar sempre próximo de um ponto de escape. Se não puder encontrar uma rota de fuga, dê um passo para o lado e corra ou bata nele “com força”.

O sedém é uma tira feita de lã ou de rabo de cavalo. Atado à virilha do bicho, estimula os pulos. Com uma luva, o peão segura a corda americana (de náilon ou rami, uma fibra vegetal), presa no touro. Para não ferir, a espora não tem pontas nem gira quando é esfregada no animal.

Para manter os bois de rodeio em alto rendimento por mais tempo os criadores empregam uma rotina de treinamentos. Os animais realizam atividades físicas como caminhadas, natação e exercícios de fortalecimento, além de receberem alimentação balanceada e visitas regulares de um veterinário.

Para receber uma nota, o peão precisa permanecer 8 segundos sobre o touro. Com uma das mãos, ele deve segurar a chamada corda americana, que pode ser de náilon ou fibra vegetal e que é amarrada ao touro. O braço que não segura a corda é chamado de braço de equilíbrio.

touro Bandido

2) O touro Bandido, a lenda dos rodeios
Considerado o melhor do rodeio brasileiro, ficou famoso por derrubar os peões com muita rapidez. Apenas um cowboy permaneceu por 8 segundos em seu lombo, o peão Carlos de Jesus Boaventura, em Jaguariúna.

Peões. As grandes estrelas dos rodeios, os peões, devem estar sempre preparados para enfrentar o perigo com todos os seus acessórios de montaria em mãos.

Já o sedém é uma corda presa na barriga do animal que estimula o pulo do touro. Os profissionais dizem que tanto um como o outro não ferem e nem agridem o boi durante o tempo de prova. Pires ainda afirma que ambos instrumentos são, atualmente, padronizados em qualquer rodeio.

Dos 3.500 euros por touro aos 50 mil euros de cachet para certos toureiros.