O quê Édipo fez com a mãe?

Perguntado por: amedeiros . Última atualização: 14 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Édipo assassina o próprio pai e sem saber que Jocasta é sua mãe, casa-se com ela. Quando descobre a verdade, Édipo cega a si mesmo e Jocasta comete suicídio.

No final da narrativa, a monarca comete suicídio ao descobrir que casou-se com o próprio filho e, ao encontrar sua esposa (e mãe) já sem vida, Édipo fura os próprios olhos. Entre outras cenas, é assim que acaba a melancólica peça de Sófocles.

Édipo recusou-se a deixar passar a carruagem do rei, mesmo que os lacaios de Laio assim o ordenassem. Tomado pela fúria, Laio passou com a carruagem sobre seus pés ou bateu nele com seu chicote, então Édipo matou Laio e todos os seus lacaios, que imaginou serem um bando de malfeitores.

Theodor Reik via a “mãe Jocasta”, como alguém com uma própria relação afetiva adulta insatisfatória e uma super preocupação por sua criança como uma fonte primária de sua neurose.

Jocasta

Jocasta foi, na mitologia grega, filha de Menocenes e mulher de Laio (rei de Tebas), com quem teve um filho, Édipo. Dado que, segundo a previsão do oráculo, este filho seria um perigo para a vida de Laio quando crescesse, Édipo foi entregue a um pastor do Monte Citéron para que o matasse na floresta.

Durante o caminho, Édipo e Laio se cruzaram, e um desentendimento surgiu porque Édipo foi agredido por Laio e seu servo para que desse passagem para o rei de Tebas. Édipo se enfureceu com a agressão e assassinou Laio e o servo dele, assim, matando o próprio pai.

Édipo cresce como príncipe em Corinto, acreditando ser um filho legítimo. Anos mais tarde, já adulto, Édipo procurou o oráculo de Delfos para saber mais a respeito do seu parentesco. O oráculo repetiu a profecia, de que viria a matar seu pai e casar-se com sua mãe.

Jocasta se matou ao saber que tinha se tornado esposa de seu filho, com o qual teve quatro filhos, e Édipo, com o camafeu (um alfinete) de Jocasta, cegou-se e saiu vagando no exílio. Ora, essa tragédia se realizou porque a todo instante cada escolha foi feita tentando evitá-la.

Principais tragédias e comédias gregas
Ésquilo – Os Persas (472 a.C.); Sete contra Tebas (467 a.C.); As Suplicantes (463 a.C.); Trilogia Agamêmnon; Coéforas e Eumênides (458 a.C.) Sófocles – Ájax (443 a.C.); Antígona (442 a.C.); Édipo Rei (427 a.C.); Édipo em Colona (401 a.C.)

O mito do Édipo nos ensina que o sujeito deve simbolizar o que miticamente se desvelou como perda de satisfação e de gozo, acreditando poder recuperá-los em objetos substitutivos.

A resolução do enigma
O que é que de manhã tem quatro patas, de tarde tem duas e de noite tem três? O ser humano. Ele engatinha quando criança, caminha quando é adulto e precisa de uma bengala assim que envelhece. Édipo foi quem respondeu à questão e derrotou a Esfinge.

Ruth Guimarães (1993) conta em seu Dicionário de Mitologia Grega que Laio foi amaldiçoado por Pélops depois de apaixonar-se por seu filho, o jovem Crisipo, e raptá-lo. Essa maldição premeditava que se Laio tivesse um filho, este o mataria e desposaria a própria mãe.

A história de Édipo narrada por Sófocles faz parte de uma trilogia composta por Édipo Rei, Antígona e Édipo em Colona. Édipo recebeu uma profecia de que mataria o próprio pai e desposaria a própria mãe. Após anos, a profecia se cumpriu, e Édipo, em desespero, perfurou os próprios olhos e passou a vagar como um mendigo.

Na década de 1930, Freud divide o Complexo de Édipo feminino em Sexualidade feminina e Feminilidade, a Feminilidade entende que abandonada a mãe, abre para menina a possibilidade da passagem a pai como objeto de amor; o pai passa ser a quem a menina espera ter bebês, substitutos simbólicos ao pênis ausente.

Na psicanálise, o Complexo (ou síndrome) de Édipo, é um conceito criado pelo psiquiatra austríaco Sigmund Freud (1856-1939). Ele foi embasado na tragédia grega Édipo Rei, de Sófocles.

4 coisas que você deve fazer quando seu filho está magoado com...

  1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado. O que você mais quer quando está sofrendo? ...
  2. Admita o erro. Depois de compreender os sentimentos do seu filho, admita o que você fez que o deixou assim. ...
  3. Peça desculpas por isso. ...
  4. Corrija o erro.

Amor de Mãe é aquele amor cheio de carinho e aconchego, proteção e cuidado, presença e amizade, referência e inspiração. Amor de mãe é admiração por tudo que você é e faz, é o amor mais puro e incondicional que existe, é sentir carinho em cada atitude e em cada momento.