O quê Eclesiastes 2 nos ensina?

Perguntado por: ecavalcante . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.4 / 5 17 votos

Eclesiastes 2 é um capítulo onde o autor reflete sobre sua busca por prazer, sabedoria e trabalho, e descobre que todos eles não têm sentido. O capítulo começa com o autor descrevendo sua busca por prazer e as coisas que trazem felicidade.

Eclesiastes claramente endossa a sabedoria como meio para uma vida terrena bem vivida, pois, apesar desta falta de importância dos atos, o ser humano deve aproveitar os prazeres simples da vida diária, como comer, beber e se orgulhar de seu trabalho, pois são presentes de Deus.

Em Eclesiastes 2, Salomão nos diz que buscou o sentido e a satisfação da vida em várias coisas. A primeira delas foi nos prazeres da carne (v. 1-3). Depois ele se dedicou a construir mais riquezas (v.

Eclesiastes 11–12 O pregador conclui que, ao contrário da maioria das coisas na vida, a obediência aos mandamentos de Deus é de importância duradoura, pois um dia todos morreremos, nosso espírito voltará a Deus e Ele nos julgará segundo a maneira como vivemos durante nossa vida mortal.

Verdadeiramente a opressão faz endoidecer até o sábio, e o suborno corrompe o coração.

Por mais que descansar, espairecer, conhecer novos lugares seja algo bom, inerente à necessidade humana de experimentar e a aproveitar a vida, para tudo há um tempo adequado.

Mas quando o rei Salomão diz que tudo é vaidade, o que ele realmente quer dizer com isso? Por exemplo: ele diz que toda sabedoria e todo trabalho dos homens debaixo do sol são vaidades. Então isso significa que as pessoas devem abandonar suas responsabilidades e viver uma vida sem compromisso?

Nos últimos anos da vida de Salomão, ele desobedeceu aos mandamentos do Senhor casando-se com muitas mulheres fora do convênio. Algumas das esposas de Salomão o incentivaram a adorar ídolos e afastar seu coração do Senhor.

Temas centrais em Eclesiastes: A falta de sentido na vida humana. A futilidade da riqueza e do poder.

A sabedoria ensinada no livro do Eclesiastes demonstra que a vida tem uma grande amplitude de respostas para as pessoas que a examinam em suas diversas nuances, na incansável busca de sentido que dê razões para viver.

A expressão “lança teu pão sobre as águas” significa que devemos ser generosos. Partilhar o que temos com outras pessoas pode parecer não dar fruto, mas mais tarde traz recompensa. Não sabemos o que nos vai acontecer no futuro, por isso é melhor investir nas pessoas do que guardar tudo para nós.

De acordo com a tradição mais antiga, foi o rei Salomão que escreveu o livro de Eclesiastes.

21 Pois um homem pode realizar o seu trabalho com sabedoria, conhecimento e habilidade, mas terá que deixar tudo o que possui como herança para alguém que não se esforçou por aquilo. Isso também é um absurdo e uma grande injustiça.

O significado deEclesiastes
Antes de falarmos sobre o autor do livro de Eclesiastes, é interessante saber que a palavra “Eclesiastessignifica “aquele que reúne a comunidade da Aliança”, do original hebraico qoheleth. Por isso o título do livro também pode ser traduzido como “Pregador”.

Embora os ensinamentos do livro possam ser utilizados na evangelização, a maioria dos estudiosos judeus e cristãos tem entendido que Eclesiastes é dirigido ao povo de Deus, não aos que desconhecem a Deus ou se rebelam contra Ele.