O que é zona de Kramer?

Perguntado por: ijaques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

É classificada de acordo com cinco zonas de Kramer (zonas dérmicas), a saber: presença de icterícia na cabeça e pescoço (zona 1), da cabeça até a cicatriz umbilical (zona 2), até os joelhos e cotovelos (zona 3), nos braços, antebraços e pernas (zona 4) e nas mãos e pés (zona 5).

A icterícia será preocupante ou não dependendo do que a está causando e quão elevada está a concentração de bilirrubina. A icterícia pode resultar de distúrbios graves, tais como incompatibilidade entre o sangue do recém-nascido e da mãe, decomposição excessiva de glóbulos vermelhos ou infecção grave.

Icterícia Fisiológica
O RN a termo apresenta icterícia visível com bilirrubina > 7 mg/dL, alcançando um pico de 6-8 mg/dL em torno do 3º dia de vida. Nos pré-termos, o pico é de até 10-12 mg/dL no 5º dia de vida, podendo alcançar 15 mg/dL sem nenhuma alteração específica no metabolismo da bilirrubina.

Os bebês geralmente precisam de fototerapia durante cerca de 24 horas. A terapia terminará quando o nível de bilirrubina do seu bebê estiver dentro de um valor seguro.

A icterícia aparece no bebê saudável quando o sangue fica com excesso de uma substância chamada bilirrubina, que é produzida durante o processamento pelo organismo dos glóbulos vermelhos de que ele não vai precisar mais.

A icterícia pode ser classificada em pré-hepática, hepática e pós-hepática.

Esse quadro pode ocasionar sequelas irreversíveis, como alterações na arcada dentária, retardo cognitivo, comprometimento motor e até mesmo paralisia cerebral. Por isso, é fundamental estar atento a qualquer indício de icterícia no bebê e procurar orientação médica o quanto antes.

A causa da icterícia é o excesso de bilirrubina, uma substância de cor amarela produzida pelo fígado e que, geralmente, é eliminada na urina e nas fezes.

A icterícia causa a coloração amarela da pele e dos olhos do bebé, podendo também deixá-lo sonolento e dificultar um pouco mais a sua alimentação. As fezes do bebé com icterícia poderão ficar pretas ou escuras por mais tempo após o nascimento, enquanto que tal não acontece num bebé sem icterícia.

Em recém-nascidos a termo com icterícia precoce associada ao leite materno, se o nível de bilirrubina continuar a subir > 18 mg/dL (> 308 micromol/L), a troca temporária do leite materno por fórmulas pode ser apropriada; em níveis mais elevados, pode-se indicar a fototerapia.

Geralmente a icterícia surge após as primeiras 24h de vida, pode aumentar até o 4.° dia de vida e desaparece próximo ao 10.° dia de vida.

Portanto, os valores normais de bilirrubina no sangue nos adultos são os seguintes: Bilirrubina total: 0,2 a 1,1 mg/dL. Bilirrubina indireta: 0,1 e 0,7 mg/dL. Bilirrubina direta: 0,1 a 0,4 mg/dL.

A icterícia do leite materno deve ser distinguida da icterícia do aleitamento, relacionada a baixo aporte de leite, que ocorre nos primeiros 7 dias de vida, resultando em perda excessiva de líquidos e peso.

TRATAMENTO
Fototerapia esta indicada para todos os RN > 35 semanas que atingem o valor maior ou igual ao percentil 75 da curva de Bhutani.

A fototerapia tem efeitos colaterais tanto a curto quanto a longo prazo. Em curto prazo, a fototerapia fluorescente pode, às vezes, produzir hipertermia e este aumento da temperatura pode elevar a perda insensível de água, principalmente em prematuros muito pequenos, levando à desidratação.

Muitas pessoas com icterícia também apresentam urina escura e fezes claras. Essas alterações ocorrem quando uma obstrução ou outro problema evita que a bilirrubina seja eliminada nas fezes, provocando uma maior eliminação na urina.

Coloque o bebê em um ângulo de 45°, algo "muito importante", segundo o médico, pois ajuda a manter o controle sobre ele e não permite que sua cabeça "caia para trás", e o balance suavemente. O movimento pode ser realizado de cima para baixo, ou mesmo "agitando" delicadamente.

Tratamento. A fototerapia é realizada por meio de um equipamento que emite uma luz capaz de quebrar o excesso de bilirrubina presente na corrente sanguínea, de forma que ela seja eliminada mais rapidamente pelo organismo. Geralmente, os bebês precisam se submeter ao procedimento por algumas horas.

A icterícia surgida antes de se completar 24 horas desde o nascimento do recém-nascido deve ter uma atenção especial do médico. Em sua grande maioria, esse achado clínico está relacionado a um quadro de hiperbilirrubinemia indireta decorrente de problemas como incompatibilidade Rh ou relacionado ao leite materno.

“O bebê deve mamar bastante pois elimina a bilirrubina nas fezes”, comenta. Nesses casos, os banhos de sol levam cerca de 15 minutos e devem ser feitos de manhã (antes das 10h) e à tarde (após as 16h).

A icterícia é detectada através do exame de sangue.