O que é zambujeiro na Bíblia?

Perguntado por: agoncalves . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

O zambujeiro é a Igreja que recebeu a herança da aliança eterna por acreditar em Jesus o Messias. A Oliveira É Cristo Jesus que sustenta ambos(Israel e Igreja) através da raiz e da seiva. É através do sacrifício de Jesus que tanto Israel quanto a Igreja dão bons frutos.

O zambujeiro (Olea europaea subsp. europaea var. sylvestris) é também vulgarmente conhecido como oliveira-brava, zambujo-bravo, azambujeiro e oliveira. É uma espécie nativa em Portugal, com grande representatividade na bacia do Mediterrâneo e que possui uma grande longevidade, pois pode atingir mais de 3000 anos.

24 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

O zambujeiro é também chamado de oliveira-brava, por não dar frutos ou por eles serem impróprios para o consumo.

17 Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira decepcione, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas; 18 Todavia eu me alegrarei no Senhor; regozijar-me-ei no Deus da minha salvação.

A azeitona é o fruto da oliveira (Olea europaea), seu nome é de origem arábica, a qual surge da junção do árabe clássico (zaytünah) com arameu (zaytünã), sendo que esse último, faz referência a palavra azeite, daí surge então a palavra azeitona.

O fruto da oliveira – sim, azeitona é fruta – é conhecido por um amargor que traz mais personalidade e sabor em diferentes pratos, inclusive na forma do delicioso e aromático azeite de oliva.

azeitonas

Pois eles crescem a partir de uma flor. A azeitona é o pequeno fruto de sabor amargo da oliveira, Olea europea. As azeitonas são classificadas como frutas porque: Formam-se a partir do ovário da flor da oliveira.

O processo de enxertia verde consiste nos seguintes procedimentos: A enxertia é o principal método de propagação da videira, sendo feita através da união de parte do ramo da copa, com 1 ou 2 gemas, a uma planta de porta-enxerto enraizado.

A árvore de oliveira é famosa pelos seus frutos, as apreciadas azeitonas. É delas que se extrai o azeite de oliva extra virgem, alimento característico da cozinha mediterrânea que, hoje, é produzido e exportado em diversas partes do mundo.

O jambeiro-vermelho é uma espécie da família das mirtáceas, mesma família de plantas como a goiabeira e a jabuticabeira. Os frutos do jambeiro podem ser consumidos in natura ou utilizados na produção de compotas, doces e geleias. Também é usado na produção de corantes e funciona como antioxidante natural.

Estudo das Escrituras
Paulo ensinou que os ramos naturais da oliveira representam os judeus e os ramos silvestres representam os gentios. Faça duas colunas e escreva Ramos Naturais no alto de uma delas e Ramos Silvestres na outra.

A oliveira-brava, popularmente também conhecida como oliveira-da-rocha ou zambujeiro, é uma planta do género Olea, da família Oleaceae', espécie endémica da ilha da Madeira com a denominação: Olea maderensis, (Lowe), (Rivas Mart. & Del Arco).

Repleta de símbolos passados de geração em geração, a oliveira era respeitada como uma árvore sagrada desde a Grécia Antiga. Símbolo de fertilidade e paz, a planta está presente na mitologia grega, sendo consagrada aos deuses Minerva, Júpiter e Apolo. Sua grandiosidade simbólica não para por aí.

Sem polinizadores, a figueira não iria dar frutos ou sementes.

Com muita luz, adquire um crescimento vigoroso e frutas de excelente qualidade. A planta também gosta de chuvas fequentes e bem distribuídas. A figueira tem boa adaptação em regiões de clima quente, onde tem a vantagem de produzir o ano todo, quando aplicadas regas e podas que condicionam a frutificação.

A figueira produz ainda frutos deliciosos, os figos. Eles podem ser consumidos e preparados de diversos formas, como por exemplo, verdes, maduros e in natura. Os verdes podem ser usados na preparação de geleias, figos desidratados, licores e cristalizados.