O que é xaxado nordestino?

Perguntado por: rhernandes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.9 / 5 2 votos

Dança originária do alto sertão pernambucano, conhecida em todo o agreste nordestino desde 1922, foi divulgada no interior pelo cangaceiro Lampião e os cabras de seu grupo. É dançada em círculo, em fila indiana, marcando os compassos com pancadas da foice do fuzil no chão.

A dança do xaxado é realizada da seguinte forma: coloca o pé direito para frente, em movimentos laterais, e logo em seguida, puxa o pé esquerdo, realizando um rápido deslizamento. Por conta dos movimentos realizados durante a dança, muitas pessoas consideram o xaxado muito parecido com o sapateado.

Características. O Xaxado é dançado aos pares e os grupos dançam animadamente ao som de instrumentos musicais típicos: a zambumba, o pífano, a sanfona e o triângulo, buscando seguir o ritmo original criado pelo barulho dos pés arrastando no chão, ditando o ritmo da dança!

O ritmo Xaxado é uma variante do baião e foi difundido no alto Sertão de Pernambuco pelos cangaceiros, como uma dança de guerra e entretenimento, principalmente pelo bando de Lampião, no início dos anos 1920.

Quanto ao xaxado, originalmente, era uma dança exclusivamente masculina, executada pelos cangaceiros, sem acompanhamento instrumental para o canto, com o ritmo marcado pela coronha dos rifles, batidos no chão. O nome xaxado deve ser uma onomatopeia do xá-xá-xá que faziam as alpercatas de couro ao se arrastarem no chão.

Dança típica do Nordeste brasileiro, o xaxado surgiu das regiões rurais do Pajeú e Moxotó, no Sertão Pernambucano. Há várias teorias sobre a inspiração da dança: uns dizem que na cultura indígena; outros, portuguesa.

Luiz Gonzaga foi responsável por levar o baião para o Brasil, além de outros estilos, como o xote, o xaxado e o forró pé de serra.

Atualmente o xaxado só é visto em coreografias estilizadas de grupos artísticos, que se apresentam principalmente nas festas juninas, sendo executado basicamente em duas fileiras, uma masculina outra feminina. Os dançarinos fazem evoluções, dançam juntos ou separados, arrastando sempre as alpercatas no chão.

No princípio, a expressão cultural foi adotada pelos cangaceiros, que – nos intervalos entre conflitos – cantavam versos nordestinos e “xaxavam” ao som da cantoria. Por sua importância em determinadas localidades, os passos dos agricultores e bandos do Cangaço foram incorporados à cultura do Nordeste.

As roupas utilizadas no xaxado são baseadas nas vestimentas características dos cangaceiros, ou seja, em tons de cáqui e marrom, com camisas de manga longa e calças cumpridas feitas com tecido grosso e couro, que eram utilizadas para a proteção contra os espinhos da caatinga, além do chapéu e das alpercatas.

Os movimentos do xaxado são apresentados em fila, claro sinal de influência indígena, sem volteio, avançando o pé direito em três e quatro movimentos para os lados e puxando o esquerdo, num rápido e arrastado sapateado.

As histórias da Turma do Xaxado valorizam o folclore e a brasilidade, remetendo o leitor não só o infantil, para a paisagem típica nordestina, com as características estéticas que alimentam o imaginário desta região do país.

O curso inclui o conhecimento de movimentos importantes do xaxado, como o 'Corte de Jaca', 'Caçarolinha', 'Marcação', 'Deslocamento', 'Arrastão', 'Puladinho', 'Passada do Vitorioso', 'Rodeio', entre outros.

O xaxado é uma dança comumente encontrada no sertão nordestino, muito intensamente em uma zona interestadual que engloba comunidades do Ceará, da Paraíba, de Pernambuco e do Rio Grande do Norte.

O dia 7 de julho, aniversário de uma das mais icônicas personalidades nordestinas, o cangaceiro Virgulino da Silva Ferreira, conhecido popularmente como Lampião, foi escolhido também para ser celebrado como o Dia Estadual do Xaxado.