O que é xamanismo universal?

Perguntado por: edomingues . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

O xamanismo universal configura-se como um movimento de resgate de saberes indígenas tradicionais, sobretudo em relação ao uso de plantas de poder como veículos para a cura física e espiritual.

Xamanismo no contexto da evangelização
Sekwa para mim era tipo Deus: tinha poder, podia curar as pessoas, saber dos mortos, proteger da chuva, ver coisas que ninguém via.

As práticas e técnicas usadas no xamanismo incluem danças, canções, batidas de tambores e outros instrumentos musicais, meditação, discussão, partilha de conhecimentos, testemunhos e histórias. No Brasil, as práticas xamânicas são habituais nas tribos indígenas, tendo como xamã o pajé.

O bastão é o principal símbolo de poder daqueles xamãs. Na sua extremidade superior, são quase sempre entalhadas imagens de animais ou de seres míticos, ora individuais, ora sobrepostos: ave sobre felino, ave sobre serpente etc. (Figuras 11 e 12).

Alguns animais espirituais de acordo com o xamanismo

  • Cavalo. De acordo com o xamanismo, o cavalo irá ensiná-lo a andar em uma nova direção, pois novas jornadas e aventuras podem estar a caminho. ...
  • Águia. ...
  • Leão. ...
  • Coelho. ...
  • Raposa. ...
  • Serpente.

Para descobrir seu Animal de Poder, é necessário o auxílio de um mestre xamã, porque ele facilita e confirma o encontro da pessoa com esse toten e a guia em toda a jornada de descobrimento.

Medite e reze. Encontrar seu animal espiritual é um exercício sobrenatural e espiritual. Faça uma sessão de meditação ou de rezas para se concentrar, possibilitando qualquer chance de se comunicar com o animal espiritual. Faça-o em um lugar natural, como uma pradaria ou uma praia.

Assim como o Reiki tradicional, o Reiki Xamânico também é uma terapia baseada na canalização da energia universal através da imposição de mãos. A diferença é que o ritual xamânico é baseado em vivências indígenas e tribais, provenientes de tradições milenares.

Para descobrir qual dos animais de poder do xamanismo é o seu mentor espiritual, é preciso fazer uma autoanálise profunda orientada por um profissional. No entanto, com vivências xamânicas e meditações guiadas com tambores também é possível encontrar teu animal espiritual.

Mago, feiticeiro, curandeiro, bruxo, pajé e médico são outros nomes correspondentes. Segundo a crença, o xamã é o líder inspirado pelos espíritos para conduzir as cerimônias do xamanismo.

O ritual religioso, chamado carinhosamente de “cinema de índio”, é regado por uma pequena dose de um chá acre, espesso e terroso, feito da combinação do cipó mariri (Banisteriopsis caapi) e de um arbusto – a chacrona (Psychotria viridis) ou a videira chagropanga (Diplopterys cabrerana), todas nativas da selva amazônica ...

Xamãs são homens e mulheres de grande talento, que dominam um complexo vocabulário e um tesouro de sabedoria a respeito de ervas, rituais, procedimentos de cura e o mundo dos espíritos de suas culturas. Os primeiros exploradores e etnógrafos russos sugeriram que os primeiros xamãs eram simples curadores da natureza.

O xamanismo pode ser traduzido como práticas indígenas de reconexão do homem com a natureza por meio de seus quatro elementos: fogo, terra, água e ar.

É uma ferramenta que funciona como um guia, trazendo clareza sobre os caminhos a seguir. O Tarot Xamânico nos ajuda a perceber nosso próprio Eu em qualquer situação, revelando formas de lidar com os problemas com mais leveza e harmonia.

O xamanismo representa, assim, uma base comum aos povos autóctones da Ásia e das Américas, já que este continente foi ocupado por sucessivas migrações provenientes do primeiro. Mais antigo, o xamanismo foi sobreposto por grandes religiões tais como o budismo, o confucionismo, o taoísmo, o cristianismo e o islamismo.