O que é w m²?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 19 votos

Em termos acústicos a intensidade é o valor médio do fluxo de energia por unidade de área perpendicular à direção de propagação, medida em watt por metro quadrado (W/m2).

Onde: p – pressão sonora sendo medida. p0 = pref = 2 x 10-5 Pa (N/m2) – pressão sonora de referência. NPS é o valor que é realmente medido quando um sonômetro é colocado em um campo sonoro.

A frequência (f) de uma onda sonora é medida em Hz, essa frequência define a sua altura, isto é, quanto maior é a frequência do som, mais agudo, ou alto, esse som é. Ao contrário, sons de baixas frequências são chamados de sons graves, ou baixos.

O que faz um som ficar agudo ou grave é a frequência do som. Quanto maior a frequência, mais agudo (alto) é o som; e quanto menor a frequência, mais grave (baixo) é o som.

O Nível de Intensidade Sonora é expresso em decibels tomando-se como referência I0=10-12 W/m2.

A intensidade ou volume dos sons é medida em unidades chamadas decibéis, abreviadas para dB. Sessenta dB é a intensidade do som de uma conversa, e 120 dB a de um avião a jato.

Para converter dBm em watts, siga as instruções fornecidas:

  1. Basta Dividir a potência em dBm por 10;
  2. Agora calcule 10 elevado à potência do resultado do primeiro passo;
  3. Agora divida o valor da etapa 2 por 1000 e você obterá o valor da potência em watts.

O nível de potência sonora pode ser calculado simplesmente ajustando a relação entre a área da superfície e a área da superfície de referência de 1 m2. É aqui que o nível de potência sonora é igual ao nível de pressão sonora.

Os decibelímetros medem a pressão sonora, a intensidade e o volume do som que está sendo emitido no ambiente. Isso acontece através de um microfone interno, presente em todos os modelos do aparelho, que tem uma sensibilidade bastante aguçada e é capaz de detectar o som.

1º. A utilização, em veículos de qualquer espécie, de equipamento que produza som só será permitida, nas vias terrestres abertas à circulação, em nível de pressão sonora não superior a 80 decibéis - dB(A), medido a 7 m (sete metros) de distância do veículo. Parágrafo único.

Agudo: Som com maior frequência (vibrações rápidas), que correspondem a um som alto alto, logo, agudo. Grave: Som com menor frequência (vibrações lentas), que correspondem a um som baixo, logo grave.

Essas qualidades estão relacionadas à sensação que o som produz no ouvido humano e são: altura, intensidade e timbre. Essa qualidade permite ao ser humano diferenciar e classificar os sons em graves e agudos.

A intensidade mínima percebida pelo ouvido humano é da ordem de 1012 W/m2 e é denominada de intensidade sonora fundamental, sendo simbolizada por I0. O nível de intensidade sonora (B) relaciona a intensidade produzida por uma fonte qualquer (I) e a intensidade fundamental (I0) por meio de uma função logarítmica.

Volumes de cerca de 50 dB nos são agradáveis, enquanto que o limiar de desconforto inicia em torno dos 100 dB e o da dor, a aproximadamente 120 dB.

O segundo barulho humano mais alto foi um assobio de 125 decibéis, algo comparável ao estrondo que faz um avião a jato durante uma decolagem.

45 dB

Para um nível de bem-estar noturno a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda para dormir até 45 dB.

Dizer que um aparelho sonoro tem boa qualidade de som é apontar que a caixa reproduz muitas frequências em diferentes volumes sem que o som seja distorcido ou perca suas qualidades originais. Um exemplo bastante comum é com graves. Em alguns casos, a reprodução pode acabar gerando aquele “estourado”.

Um som agudo possui altas frequências, e o som grave possui frequências baixas. O volume está relacionado com a intensidade sonora, que é a quantidade de energia emitida por uma fonte sonora por unidade de tempo em relação a certa área.

60 dB

Voz humana normal: 60 dB. Escritório: 60 dB.

Ruídos que beiram os 85 dB são o do secador de cabelo e um caminhão, por exemplo.

IV. Sons de intensidade de 1 watt/m2 correspondem ao nível sonoro de 100 dB.

Continuar lendo