O que é vulnerabilidade psicológica?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Vulnerabilidade psicológica pode ser definida como uma incapacidade crônica de lidar com eventos de vida negativos, tidos pela pessoa vulnerável psicológicamente como incontroláveis e/ou imprevisíveis.

Uma pessoa vulnerável é aquela que está desprotegida, que não tem apoio, que pode não ter as necessidades mínimas cobertas. Por exemplo, uma pessoa que ficou sem casa, que não pode ir à escola ou ao hospital, é uma pessoa vulnerável.

A busca da ajuda de profissionais em tratamentos como a terapia pode ser uma boa forma de entender sua vulnerabilidade psicológica e trabalhá-la. O psicólogo será capaz de ajudá-lo a entender suas imperfeições. Além disso, ele pode te mostrar que, no fundo, todo ser humano possui suas fragilidades.

Como praticar a vulnerabilidade? Para demonstrar vulnerabilidade, você vai precisar de disposição e coragem para se expressar de forma autêntica e franca, fazer coisas sem garantia, correr riscos e deixar em segundo plano o medo de críticas e da reação dos outros.

Vulnerabilidade é, na verdade…
Trata-se de se mostrar ao outro como realmente somos para dizer: “é isso que eu sou; aqui estou com todas as minhas nuances, minhas luzes e minhas sombras; é isso que sinto e é disso que preciso”.

Relaciona-se ao resultado de qualquer processo acentuado de exclusão, discriminação ou enfraquecimento de indivíduos ou grupos, provocado por fatores, tais como pobreza, crises econômicas, nível educacional deficiente, localização geográfica precária e baixos níveis de capital social, humano, ou cultural (sobre o ...

É possível corrigir uma vulnerabilidade instalando a atualização do sistema operacional, alterando a configuração do aplicativo ou instalando uma correção de aplicativo. As vulnerabilidades detectadas talvez não sejam aplicadas a aplicativos instalados, mas a cópias destes.

A vulnerabilidade é uma particularidade que indica um estado de fraqueza, que pode se referir tanto ao comportamento das pessoas, como objetos, situações, ideias e etc. Exemplo: “A vulnerabilidade do paciente é preocupante” ou “Temos no Brasil uma grande vulnerabilidade no sistema de ensino público”.

Estar vulnerável aqui, na vida cristã, é se livrar de proteções por medo de julgamentos. É evitar levantar um muro e uma barreira em nossa frente para nos protegermos de situações que nos ferem. É confiar totalmente e entregar suas defesas, para estar totalmente sujeito a ser atacado.

Esteja disposta a expor os seus sentimentos: é uma parte importante da intimidade emocional; Expresse o que realmente pensa: não seja insensível, mas tenha abertura para dar e receber feedback construtivo; Abrande: estar disposto a ter atenção ao momento presente com outra pessoa faz parte da vulnerabilidade.

Se por um lado a vulnerabilidade está ligada com sentimentos de vergonha, medo, ansiedade, desconforto e incerteza. Por outro, também está diretamente ligada – de forma positiva – aos sentimentos: amor, pertencimento e alegria.

Não existe uma ação de coragem em que nós não somos vulneráveis. Pois ser vulnerável é não ter medo de se arriscar, é não ter domínio da situação mas fazer mesmo assim, é estar disposto ao risco mesmo não sabendo como as outras pessoas reagirá. A palavra CORAGEM vem de coração em ação.

1 frágil, indefeso, exposto, desprotegido, desemparado, suscetível, magoável, atacável, descoberto, desabrigado, vulnerabilizado, destrutível, destruível, debilitável, derrotável, prejudicável, acometível, desarmado, desvalido, indefenso.

O que é um teste de vulnerabilidade? Em resumo, o teste descobre quais as vulnerabilidades estão presentes em seu ambiente através de revisões abrangentes e sistemáticas, buscando identificar no sistema quaisquer pontos fracos que o torne suscetível a ataques ou tentativas de hackers.

E quanto às consequências da vulnerabilidade social, os entrevistados destacam mais uma vez a fragilidade na relação familiar, o isolamento social dos jovens e comportamentos ilegais e/ou tipos de violência.

A vulnerabilidade é a condição que, quando procurada por um invasor, pode originar uma violação de segurança. Já o risco, é a chance de uma ameaça encontrar uma brecha na vulnerabilidade em um determinado ativo, comprometendo a sua segurança.

A vulnerabilidade pode ser definida como uma situação em que o meio físico está vulnerável às pressões humanas. Geralmente, estão presentes três fatores: exposição ao risco; incapacidade de reação; e dificuldade de adaptação diante da materialização do risco.

3. VULNERABILIDADE DO IDOSO. De acordo com o Dicionário de Desenvolvimento (2020), vulnerabilidade significa: situação de risco e fragilidade, tanto por motivos sociais, econômicos, ambientais ou quaisquer outros.