O que e vulcanização a frio?

Perguntado por: mteixeira . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Quando se trata de suas características químicas, a vulcanização a frio é considerada a transfiguração da borracha adquirida em conjunto do enxofre, com o objetivo de conceder maior resistência, elasticidade e força, e, assim, sucessivamente, aumentar sua vida útil e diminuir a necessidade de manutenções.

O que é vulcanização? O termo vulcanização se refere originalmente ao processo químico que modifica as características naturais do látex. Através da combinação com uma porcentagem de enxofre, o material se torna mais resistente e pode ser usado para a fabricação de pneus.

Reforma de pneus a quente
Esse processo de reforma de pneu costuma apresentar um acabamento superior comparado recapagem a frio, visto que o pneu é envolto em borracha e tem o aspecto de uma peça nova. No entanto, a composição da borracha é diferente e pode sofrer um desgaste mais rápido.

Sim, é permitido utilizar os pneus remold, segundo Inmetro. Vale destacar que ele é indicado para ser utilizado em veículos leves, como carros de passeio e comerciais. Estes pneus são proibidos nos seguintes veículos: militares, agrícolas, motocicletas, motonetas, de competição, ciclomotores e bicicletas.

Sim, quando fabricados corretamente e de acordo com os padrões de qualidade e segurança, os pneus remold podem ser tão seguros quanto os pneus novos. No entanto, é importante lembrar que nem todos os pneus remold são iguais, e a qualidade pode variar dependendo do fabricante.

Nesse caso, ela faz o seu aquecimento por cerca de uma hora, e depois o resfria por mais duas horas. Dessa forma, todo o procedimento de vulcanização dura cerca de três horas completas.

Podemos usar este equipamento em diversos tipos de furos e com espessuras bem maiores que a de parafusos ou pregos. A média do serviço de reparo de vulcanização fica em torno dos 70 reais e demora em média de 3 a 4 horas.

Preço da vulcanização de pneu
Isso pode custar entre R$ 30 a R$ 70. Em geral, o preço para vulcanizar um pneu tende a ser mais econômico em comparação com a compra de um pneu novo, especialmente se o pneu danificado puder ser reparado por meio da vulcanização.

O processo de vulcanização de correias transportadoras a quente é feito a partir do aquecimento das extremidades da correia onde a emenda deve ser feita. O objetivo disso é unir partes que antes estavam partidas e substituir um lance com defeito e fazer a correia rodar na máquina.

A vulcanização é um dos métodos, senão o mais importante, de cura da borracha. Esse processo garante à borracha propriedades excelentes, assim como DPC (Deformação Permanente por Compressão) muito baixa e elasticidade.

Esse processo dá vantagens à borracha, como alta flexibilidade até mesmo em baixas temperaturas, além da resistência ao envelhecimento por calor, tornando o material mais durável.

Devido as constantes mudanças de temperatura como dias quentes, frios e chuvosos, o material que está em contato com o solo sofre algumas alterações fazendo com que as moléculas de ar escapem, isso faz com que a pressão de inflação diminua, portanto, é comum que os pneus acabem murchando.

Recapagem a Frio: A Recapagem ou reconstrução de pneus, consiste em aproveitar a carcaça desde que esteja em boas condições, dentro das especificações do INMETRO e assim, aplicando-lhe uma nova banda de rodagem, através do sistema de vulcanização a frio, onde utiliza-se uma autoclave com controles rígidos, de tempo do ...

Vantagens de executar a recapagem de pneus!
Além disso, podemos citar o fato de um mesmo pneu poder ser recapado até duas vezes, aumentar a sua vida útil por mais dois anos (em cada processo), ser mais ecológico e ser um processo de rápida execução.

Assim, enquanto um pneu novo, de boa qualidade, pode chegar a mais de 50 mil quilômetros antes da troca, os remoldados duram, em média, de 25 a 30 mil quilômetros.

Eles asseguram que não existe previsão legal para multar ou, muito menos, para guinchar os veículos pelo tempo de fabricação dos pneus. Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), pneus não têm prazo de validade, mas sim garantia contratual oferecida pelos fabricantes, que é de cinco anos.

O pneu remold, ou remoldado, é todo aquele que passou por uma restauração mais profunda. De acordo com Roberto Falkenstein, consultor de tecnologias inovativas da Pirelli, "é um processo de recuperação, no qual a banda de rodagem e toda a parede lateral do pneu são substituídas com novas camadas de borracha".

O que é pneu cinturato? O pneu cinturato tem uma malha de aço que oferece mais resistência e durabilidade. Ele é um item indicado para o consumidor que deseja ter mais segurança e estabilidade ao dirigir. Este pneu é utilizado, principalmente, em carros que realizam viagens a passeio ou a trabalho.