O que é voto cumulativo?

Perguntado por: ibeiramar . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Votação cumulativa, é um Sistema de votação, aonde o eleitor tem direito a mais de um voto, podendo direcionar mais de um ou todos os seus votos para o mesmo candidato; assim, este acumula votos de um mesmo eleitor.

Artigo 1.º - Nas eleições de deputados ao Congresso Legislativo cada eleitor votará depositando na urna uma só cedula, contendo duas partes distinctas ou turnos: o primeiro turno será de voto uninominal, inscrevendo-se o nome do candidato sob a epigraphe «primeiro turno»; e o segundo turno será de voto por escrutinio ...

Se necessário ou solicitado por algum parlamentar, pode ser feita a contagem dos votos. Mas não há registro nominal dos votos. Já o processo de votação nominal ocorre mediante deliberação do Plenário ou nos casos em que se exige quórum de 2/3, de 3/5 ou de maioria dos membros.

Instituído pela recente lei 14.195/21, o voto plural confere a uma ou mais classes de ações ordinárias, o direito a múltiplos votos nas assembleias gerais. Em virtude desse sistema do voto, determinados acionistas poderiam manter o controle, ainda que não detenham a maioria do capital social.

O voto direto é aquele em que a população vota diretamente no candidato que deseja que a represente. Para ficar mais claro, vamos pegar como exemplo a eleição para presidente no Brasil. A população vota diretamente nos candidatos e quem obtiver mais votos será o representante do povo.

Sistema majoritário
Nas eleições presidenciais o sistema empregado é de maioria absoluta, onde o eleito precisa obter mais de 50% dos votos válidos, desconsiderados os brancos e nulos, para ser eleito. Para garantir a obtenção dessa maioria num sistema pluripartidário, a eleição se realiza em dois turnos.

O Golpe de 1964 proibiu o voto direto para presidente da República e representantes de outros cargos majoritários, como governador, prefeito e senador. Assim, o voto direto era possível apenas deputados federais, estaduais e vereadores.

Art. 266 - O Vereador presente à Sessão não poderá escusar-se de votar, devendo, porém, abster-se quando tiver, ele próprio ou parente afim ou consangüíneo, até terceiro grau inclusive, interesse manifesto na deliberação, sob pena de nulidade da votação, quando seu voto for decisivo.

Brasileiros e brasileiras já têm em outubro um compromisso marcado: as Eleições 2022. Este ano, cinco cargos estão em disputa para serem escolhidos como os representantes políticos do povo: presidente da República, governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou deputado distrital.

O ex-presidente Lula (PT) foi o escolhido pelos eleitores brasileiros como o melhor presidente da história da Nova República, segundo a mais nova pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira 6.

1994 (1º turno):
Fernando Henrique Cardoso (PSDB) - 54,28%

Foi candidato a presidente por outras duas vezes, em 1994 e em 1998, perdendo ambas as eleições no primeiro turno para Fernando Henrique Cardoso. Venceu a eleição presidencial de 2002, derrotando José Serra no segundo turno. Na eleição de 2006, foi reeleito ao superar Geraldo Alckmin no segundo turno.

Segundo a Constituição, um candidato para ser eleito necessita da maioria absoluta (mais da metade) dos votos validamente expressos. Caso nenhum candidato consiga esse número, realizar-se-á uma segunda volta apenas entre os dois candidatos mais votados.

27. Em 2022, os 26 estados e o Distrito Federal elegem apenas um senador por unidade federativa. O Senado Federal é composto por 81 parlamentares; nas eleições de 2026, cada unidade federativa elegerá dois senadores.

Previsto no artigo 141 da Lei das Sociedades por Ações, o processo de eleição pelo voto múltiplo somente ocorre mediante requerimento prévio, formulado por acionistas que representem um percentual do capital social com direito a voto, até 48 (quarenta e oito) horas antes da realização da assembleia geral convocada para ...

A Lei Federal 14.194/2021, oriunda da Medida Provisória 1.040/21 (MP do Ambiente de Negócios), fez com que a legislação brasileira recepcionasse o chamado Voto Plural que consiste, basicamente, na assinalação de que o titular de ação ordinária (separado por classe) tenha o direito de emitir até 10 (dez) votos por cada ...

Outro aspecto relevante do voto plural brasileiro é a restrição de seu uso apenas para companhias fechadas ou companhias abertas que não tenham negociado ações ou valores mobiliários conversíveis em ações em mercados organizados. Ou seja, o voto plural continua vedado às companhias já listadas em bolsa de valores.

Este ser direto significa que todos os interessados em sua designação votam e o resultado é proclamado dando-se o mesmo peso a cada eleitor, ou seja, sem mediação entre o sufrágio e o resultado. O voto indireto se dá quando ocorrem tais mediações ou intermediações.

Art. 46. O sufrágio é universal e direto; o voto, obrigatório e secreto.