O que é VM na área da enfermagem?

Perguntado por: agoncalves6 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.9 / 5 17 votos

A ventilação mecânica (VM) ou o suporte ventilatório, consiste em um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada (CARVALHO; JUNIOR; FRANÇA, 2007). Este suporte de vida é utilizado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para diminuir o trabalho respiratório.

Máquina virtual (VM) é um ambiente de uso criado por software que simula um computador ou servidor físico dentro de outro computador, proporcionando ao usuário a mesma experiencia que usar um equipamento real.

A ventilação mecânica tem representado um grande avanço no suporte respiratório dos pacientes em anestesia ou em tratamento intensivo. O suporte ventilatório aumenta a chance de sobrevida nos pacientes com insuficiência respiratória e/ou grandes procedimentos cirúrgicos.

Os cuidados de enfermagem de maior aplicabilidade ao assistir o paciente em VM são os cuidados com o circuito do ventilador, higiene oral, aspiração de secreções, elevação do decúbito e verificação da pressão do cuff.

A ventilação mecânica invasiva se dá através do Tubo Orotraqueal (TOT), Traqueostomia (TQT) e Cricotireoidostomia. A atenção aos pacientes sob uso de ventilação mecânica torna-se responsabilidade dos profissionais de enfermagem. Quem manuseia os parâmetros ventilatórios são os profissionais de Fisioterapia e Médicos.

Conheça os tipos de ventilação mecânica

  • Ventilação mecânica invasiva. ...
  • Ventilação mecânica não-invasiva. ...
  • Ventilação mandatória intermitente (VMC) ...
  • Ventilação assistida/controlada ou PTI. ...
  • Ventilação mandatória intermitente e sincronizada (SIMV) ...
  • Ventilação com suporte pressórico ou pressão de suporte (PSV ou PS)

O que é intubação? A intubação é o passo inicial para o tratamento com a ventilação, seja ela mecânica ou manual. Esse procedimento, é caracterizado pela inserção do tubo traqueal, para que facilite a passagem do ar pelo sistema respiratório superior do seu paciente.

O aparelho BiPAP (Bilevel Positive Airway Pressure) é um respirador mecânico, de uso domiciliar, utilizado através de máscara facial ou nasal, com dois níveis de pressão: uma sobre a inspiração (IPAP) e outra a expiração (EPAP) – uma mais alta para gerar volume (entrada e saída) e outra mais baixa para garantir uma ...

Protocolo de Desmame da Ventilação Mecânica
Para a realização do Teste de Respiração Espontânea (TRE) o paciente deve ser desconectado da ventilação mecânica por um período mínimo ideal de 30 minutos, mas não superior a 120 minutos.

A ventilação mecânica (VM) substitui ou auxilia a ventilação espontânea. Está indicada tanto em casos de insuficiência respiratória hipercápnica quanto hipoxêmica (ex: DPOC descompensado, crise de asma grave, edema agudo de pulmão, etc).

Montar o aspirador preferencialmente em vácuo. Manter durante a aspiração uma pressão entre 80 e 120mmHg (maior pode provocar traumas). Cada manobra de aspiração deve durar de 10 a 15 segundos. Deve-se deixar o paciente descansar por 20 a 30 segundos entre as aspirações.

Os cuidados de enfermagem para minimizar os eventos adversos da instalação e manutenção da ventilação mecânica incluem a monitorização dos parâmetros ventilatórios, o controle das condições gerais do paciente, a umidificação e o aquecimento dos gases inalados, a mobilização e a remoção de secreções.

A ventilação invasiva é uma das classificações da ventilação mecânica, que se apresenta como um suporte respiratório para pacientes em quadros de insuficiência respiratória aguda. O método garante que as trocas gasosas aconteçam no organismo do indivíduo, além de ajudar na atuação da musculatura respiratória.

A pressão positiva expiratória final, também conhecida como PEEP é uma forma de aplicação de resistência a fase expiratória objetivando a abertura de unidades pulmonares mal ventiladas ou mesmo a manutenção desta abertura por mais tempo visando melhorar a oxigenação por implementar a troca gasosa.

A COORDENAÇÃO da VENTILAÇÃO MECÂNICA é PRIVATIVA do profissional médico, como consta na LEI DO ATO MÉDICO no Art.

A gastrostomia (GTT) é um dos métodos para fornecer dieta ao paciente e garantir suporte nutricional adequado. Na gastrostomia, um tubo (sonda ou cateter) é colocado no estômago e fica acessível através da pele do abdome (implantação percutânea).

Tipos de Ventilação Industrial e suas Características

  • Ventilação natural: ...
  • Ventilação forçada ou mecânica: ...
  • Ventilação com pressão positiva: ...
  • Ventilação com pressão negativa: ...
  • Ventilação local exaustora: ...
  • Ventilação geral diluidora: