O que é viver segundo o Espírito Santo?

Perguntado por: scaldeira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 6 votos

Quando nos deixamos guiar pelo Espírito Santo vivemos como verdadeiros cristãos que em tudo serve a Deus e aos irmãos. São Paulo relata quais são os frutos que o Espírito Santo produz em nós: “caridade, alegria, paz, paciência, afabilidade, bondade, fidelidade, brandura, temperança” (Gl 5,22-23).

Praticar a caridade, benevolência e amor ao próximo
O próprio Espírito Santo, pelo dom da ciência, nos permite ver em todo ser criado, um vestígio do Senhor. Quando amamos o próximo, nos sensibilizamos com seu sofrimento, tornamos nossa alma mais agradável, nos abrindo a presença ainda maior do Espírito Santo.

O Espírito Santo é o terceiro membro da Trindade. Ele é um personagem de espírito, sem um corpo de carne e ossos. Frequentemente nos referimos a Ele como o Espírito, o Santo Espírito, o Espírito de Deus, o Espírito do Senhor ou o Consolador.

Confira essas dicas!

  1. Faça a leitura assídua da Palavra de Deus. A Sagrada Escritura fortalece o nosso relacionamento com Deus, nos aproxima ainda mais Dele. ...
  2. Busque ter uma maior intimidade com Nossa Senhora. ...
  3. Viva em unidade com a Igreja, sua comunidade. ...
  4. Se abra aos frutos do Espírito Santo. ...
  5. Busque ter vida de oração intensa.

Cristo é a verdadeira vida de todas as pessoas. Viver uma vida confiante em Cristo, inspirada e orientada por ele é o melhor que uma pessoa pode ter. Aí sim, a vida passa a ter sentido. Não são poucas as pessoas que dedicaram toda a vida a buscar riquezas e que, no final, acharam que não valeu a pena.

1. QUANDO NOS É DADO O ESPÍRITO SANTO A partir do momento em que cremos em Jesus Cristo, recebendo-o em nosso coração, o Espírito Santo nos é dado por Deus e Ele passa a habitar em nós, isto é no nosso interior.

O Espírito está sempre à disposição para guiá-lo e orientá-lo. No entanto, Ele fala mansamente por intermédio de seus sentimentos e pensamentos. Um dos grandes desafios que você e as pessoas com quem você está trabalhando terão é o de reconhecer os delicados e sutis sussurros do Espírito Santo.

A pessoa tem dúvida da igreja, dos pastores, da Bíblia, da Salvação e outras dúvidas mais. Tudo isso amarra a vida material, além de impedi-la de receber o Espírito Santo. Na dúvida ninguém decide nada, tudo fica para depois, inclusive o batismo com o Espírito Santo”, acrescenta o Bispo Edir Macedo.

Quando nos tornamos prisioneiros do Espírito, é ele quem nos conduz, leva-nos adiante e nos dá forças para passarmos pelas tribulações e dificuldades. Muitos podem até se enganar, achando que uma pessoa que tem o dom e a unção do Espírito não conhecem as tribulações e dificuldades.

Podemos sentir raiva, mágoa, inveja ou muitos outros sentimentos difíceis causados por muitas situações. Por meio de nossa fé em Jesus, o Espírito Santo pode purificar nosso coração e mudar nossas atitudes. Pode nos ajudar a perdoar as pessoas, substituir a raiva pelo amor e nos tornar mais semelhantes a Jesus.

É preciso orar com fé para receber a companhia do Espírito Santo. Temos de acreditar com fé que Deus, o Pai, o Criador de todas as coisas, vive e quer que tenhamos o Espírito Santo, que Ele quer enviar-nos o Consolador.

O Espírito Santo é um dos 27 estados brasileiros e se localiza na Região Sudeste do país. Consiste no quarto menor em extensão territorial, desconsiderando-se o Distrito Federal. Possui faixa litorânea de 400 km, e a maritimidade exerce grande influência no seu clima, que é predominantemente tropical úmido.

O Élder Robert D. Hales testifica que o Espírito não habita em templos impuros (Helamã 4:23–26).

“Para nossa evolução espiritual precisamos cuidar da nossa energia. Não adianta nos dedicarmos somente em práticas como: meditação, orar todos os dias, incensar a casa ou fazer banho de descarrego toda semana, se você não se atentar à energia do que você consome.” – destaca.

Confira quais são!

  1. Dedique um momento para oração.
  2. Leia a bíblia.
  3. Fique longe de toda negatividade.
  4. Pratique o bem ao próximo.
  5. Procure estar sempre na presença de Deus.

5 Porque os que são segundo a carne ainclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. 6 Porque a inclinação da acarne é bmorte; mas a inclinação do cEspírito é vida e dpaz.

Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” Não só a palavra, como as ações de Jesus são um grande exemplo para todos, cristãos e não cristãos.

É um recurso interno, construído ao longo da jornada da vida. Um posicionamento frente às adversidades e situações que são inerentes ao próprio viver. Uma escolha de como agir e interagir com o mundo interno e externo.

8 dicas de como viver sua vida melhor.

  • Seja corajoso. É preciso coragem para ir atrás de seus sonhos. ...
  • Seja você Você não precisa sacrificar o que você acredita ou deixar de ser quem você é para alcançar sucesso na vida. ...
  • Seja respeitoso. ...
  • Diga sim. ...
  • Tenha grandes sonhos. ...
  • Se divirta. ...
  • Devolva. ...
  • Cuide de si.

Jesus Cristo ensinou que todos devem ser batizados pela água e pelo Espírito (o Espírito Santo) para remissão, ou perdão, dos pecados. Por meio do batismo feito por alguém que possui autoridade do sacerdócio e pelo recebimento do Espírito Santo, você renascerá espiritualmente.