O que é viver com sustentabilidade?

Perguntado por: ebrites . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

De uma maneira geral, podemos falar que a sustentabilidade é a capacidade de manter-se. Quando utilizamos os recursos naturais de maneira sustentável, por exemplo, eles conseguem manter-se por vários anos, não se esgotando facilmente.

“Ser sustentável é ter atitudes e fazer escolhas socialmente responsáveis. Não se trata mais simplesmente de ações como não jogar lixo na rua, mas mudar a forma como percebemos a sociedade, adaptando nossos hábitos de consumo para escolhas mais sustentáveis”, explica a especialista.

Adotar atitudes sustentáveis no cotidiano é fundamental para que os nossos recursos naturais não se esgotem. Poupar energia elétrica, reduzir o uso de carros, separar o lixo e não jogar óleo de cozinha no ralo são exemplos de ações que fazem toda a diferença para a natureza e para a saúde.

  1. 6 maneiras de viver todos os dias de forma sustentável. Publicado em 09 de maio de 2021. ...
  2. 1 – Reduzir o desperdício. ...
  3. 2 – Se tiver espaço, aposte numa horta doméstica. ...
  4. 3 – Limpeza doméstica verde. ...
  5. Vá elétrico. ...
  6. 5 – Reduza o uso de energia. ...
  7. 6 – Adote a energia solar.

Ser sustentável é essencial para a preservação do meio ambiente. Com ações sustentáveis os recursos naturais não se esgotam, podendo ser utilizados por gerações futuras, por isso, quando você faz a sua parte, deixa de prejudicar o meio ambiente.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Sustentabilidade é sustentar, apoiar, conservar ou manter um processo ou sistema e está diretamente ligada com a conservação dos recursos. O principal objetivo da sustentabilidade é busca o equilíbrio entre a melhoria da qualidade de vida da sociedade, o respeito aos limites ambientais do planeta.

Ser sustentável requer um tempo de adaptação.
É difícil acordarmos um dia e dizermos, “a partir de hoje vou parar de produzir lixo” e efetivamente mudar de estilo de vida. Assim como toda mudança, você pode começar devagar, com pequenas ações que fazem grande diferença no mundo.

Vi recentemente que as cinco pessoas mais ricas do Brasil têm patrimônio equivalente ao da metade mais pobre do país. Saiu em um relatório da ONG Oxfam, mostrando que há uma distância avassaladora entre os mais ricos e os mais pobres.

  1. Economize água. Para garantir água potável para as gerações futuras, não adianta: é preciso poupar. ...
  2. Separe o lixo. ...
  3. Cuidado na hora de posicionar a geladeira e o freezer. ...
  4. Deixe o ambiente mais verde. ...
  5. Crie uma cultura de sustentabilidade em sua empresa. ...
  6. Invista em fornecedores sustentáveis. ...
  7. Invista em Energia Solar.

Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.

O aquecimento global, a exacerbação do aquecimento por ilhas de calor nas grandes áreas urbanas, o desmatamento,padrões sócio-econômico-demográficos, rápido crescimento de populações vulneráveis, entre outras atividades, se não ameaçam a própria existência humana, certamente representam a possibilidade de sofrimento ...

As ações sustentáveis são práticas que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva e que produzem como resultado uma preservação dos recursos ambientais, assim como remetem à preocupação econômica e social da sociedade na preservação do meio ambiente.

Esgotar recursos naturais não é sustentável. Reciclar e evitar desperdícios são sustentáveis. Corrupção é insustentável.

O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL É COMPOSTO POR 5 DESAFIOS FUNDAMENTAIS

  • DESAFIO 1. Minimizar os efeitos da mudança climática no Planeta. ...
  • DESAFIO 2. Reduzir o consumo de energia para garantir o fornecimento futuro. ...
  • DESAFIO 3. Eliminar desperdício e preservar os recursos naturais. ...
  • DESAFIO 4. Garantir saúde e bem-estar. ...
  • DESAFIO 5.

A construção sustentável é definida como um processo holístico que busca a restauração e manutenção da harmonia entre os ambientes naturais e construídos, reduzindo os impactos negativos e criando impactos positivos em nosso meio ambiente durante todas suas etapas de desenvolvimento.

Desenvolvimento ecológico, econômico e social sustentável: 1 sustentabilidade, crescimento sustentável, avanço sustentável, desenvolvimento suportável, crescimento suportável, avanço suportável.

Assim, adotamos como pilares da sustentabilidade: Social, Econômico, Ambiental, Cultural, Ética, Política e Estética.

Utilizaram menos recursos naturais em sua produção. Garantam emprego decente aos que os produziram. São facilmente reaproveitados ou reciclados.
...
Já na visão da economia circular, antes de ser descartado, um item pode ser:

  1. Reutilizado para a mesma finalidade. ...
  2. Reaproveitado para uma finalidade diferente. ...
  3. Reciclado.